Como Fazer Pão de Batata

Quem não gosta de Pão de Batata, não é mesmo? Ele é fofinho e delicioso. E essa receita de Pão de Batata é muito boa, além de ser uma carta na manga pois pode ser feita rapidamente no seu dia a dia.

Assista ao vídeo que eu demonstro como cozinhar a batata de forma rápida, usando o micro-ondas. As dicas de como cozinhar legume com casca no micro-ondas são importantes.

Você pode comer o Pão de Batata puro, que é uma delícia. Mas, também, você pode fazer a opção de Pão de Batata Recheado. Ou seja, no momento de bolear a massa, coloque o recheio de sua preferência com, por exemplo: pedaço de presunto, bacon, carne moída, calabresa, requeijão cremoso e até com doces, tipo goiabada ou bananada.

Uso do fuê ou fouet

Sugiro o uso do batedor manual fuê ou fouet (nome francês), que é um utensílio doméstico básico. Ele é usado para misturar, bater, incorporar ar e suavizar ingredientes ou preparações.

Então, quando você bate um ingrediente com o fuê, o movimento cria um pequeno vácuo atrás de cada fio. O ar se apressa para preencher esse vácuo e, assim, é incorporado ao ingrediente. Quanto mais fios um batedor tiver, mais ar incorporado, e mais rapidamente suas claras de ovos ou creme irão se transformar em uma espuma estável.

Pão de Batata

Porção: 8 pães médio

Ingredientes:

1 batata média cozida com casca e amassada como para purê (veja a dica no vídeo)
1 pacotinho (10 g) de fermento biológico seco
2 colheres (de sopa) de leite morno
1 colher (de sopa) rasa de açúcar
1 ovo inteiro e mais 1 gema
60 g de manteiga
250 g de farinha de trigo
1 colher (de chá) de sal
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Modo de Preparo:

  • Em primeiro lugar, cozinhe a batata com casca. Assista ao vídeo como cozinhar no micro-ondas. Em seguida amasse a batata como se fosse um purê. Reserve a batata amassada e vamos fazer a massa.
Fazendo a massa:
  • Em primeiro lugar, em uma tigela, coloque o fermento biológico seco, o leite morno e o açúcar. Misture com o fuê estes três ingredientes. Duas dicas:
    • O fermento gosta muito do açúcar, mas não tolera o sal. Colocamos o sal depois de agregar a farinha.
    • O leite tem de ser morno (temperatura de “água de banho de bebê”), pois o leite quente “mata” o fermento.
  • Agregue a esta mistura o ovo e misture bem.
  • Em seguida, adicione a manteiga e misture mais um pouco.
  • Vá agregando a farinha de trigo aos poucos, na medida que mistura os ingredientes. Coloca um pouco, mistura bem, e mais um pouco, e misture. Isso porque pode ser que necessite um pouco mais ou menos de farinha.
  • Agregue a batata amassada intercalando com a farinha de trigo, conforme mostro no vídeo. Neste momento você já pode agregar o sal.
  • Para esclarecer, no vídeo mostro como ir agregando a farinha de trigo para chegar no ponto da massa. E, inclusive, ensino como sovar a massa. Assista à minha aula de como Sovar e Bolear uma Massa de Pão!
  • Deixe a massa descansar por 20 minutos, para o glúten se desenvolver.
Modelando os pães e assando:
  • Modele os pães e coloque em uma assadeira. No momento de bolear a massa do pão é que você pode colocar o recheio de sua preferência.
  • Deixe os pães descansar por uns 40 minutos até crescer bastante. Os pães devem dobrar de tamanho.
  • Besuntar os pães: Pincele os pães com uma mistura de gema e azeite de oliva, para que, após assados, os pães fiquem bem corados e brilhantes.
    • Você também pode besuntar os pães apenas com manteiga. Ou, então, polvilhar com queijo parmesão ralado ou gergelim.
  • Leve a bandeja com os pães ao forno pré-aquecido no médio por uns 15 a 20 minutos (o tempo varia de forno para forno). Quando os pães dourarem (“dourado carioca”) está bom.

Sugestão:

Sugiro que também veja a receita de “Pão de Batata Doce”.

Outras Receitas de Pães