Bacalhau ao Forno, faça essa receita e não se arrependa!

Esta receita de Bacalhau ao Forno é uma sugestão para você fazer em um jantar especial, Dia dos Pais, Dia das Mães, festas de final de ano ou na Páscoa. Esta é uma receita fácil de fazer, bonita e, sobretudo, deliciosa.

Para esta receita já preparamos o bacalhau dessalgado e desfiado. Caso você não encontre para comprar o bacalhau já dessalgado e desfiado (em lascas), assista primeiramente à dica: Como Dessalgar Bacalhau.

Este é um tipo de receita que, antes do dia da festa, você já pode deixar adiantada com uma antecedência de dois dias. Você monta o bacalhau com os ingredientes em uma travessa “forno e mesa”, passa um papel filme e guarda na geladeira. Horas antes do jantar, você tira o refratário da geladeira, deixa ficar em temperatura ambiente,  faz a cobertura na hora, põe para assar e: pronto! Você, em poucos minutos, sem se estressar, tem este maravilhoso Bacalhau ao Forno para servir no seu jantar.

Mas lembre-se: o ideal é que o bacalhau com a cobertura saia do forno e vá direto para a mesa, pois fica mais saboroso e mais bonito.

Bacalhau ao Forno

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:

1) Para cozinhar a batata

Batata inglesa picada – 1 1/2 xícara
Sal – 1 colher (de chá)

2) Preparo do bacalhau

Bacalhau (dessalgado e desfiado) – 500g
Azeite de Oliva – 4 colheres (de sopa)
Alho – 3 dentes
Cebola grade (bem picada) – 1 unidade
Tomate (bem picado) – 1 unidade
Azeitona picada (verde ou preta) – 3 colheres (de sopa)
Cheiro verde (picado) – 3 colheres (de sopa)
Leite de coco – 100ml

2) Cobertura

Ovos – 4 unidades (separadas as claras e as gemas)
Pitada de sal

Utensílios:

1 Travessa que vá ao forno e à mesa


Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Modo de Preparo

  • Primeiramente, vamos cozinhar as batatas picadas. Cozinhe a batata com água e sal até ela ficar “al dente”.
  • Enquanto a batata fica cozinhando, vamos preparar o bacalhau. Para tanto, caso você não encontre para comprar o bacalhau já dessalgado e desfiado (em lascas), assista primeiramente à dica: Como Dessalgar Bacalhau.
  • Em uma panela coloque o azeite de oliva e frite o alho. Depois acrescente a cebola e refogue até ela murchar, deixando um pouco transparente. Em seguida, acrescente o tomate e refogue mais um pouco.
  • Acrescente o bacalhau já dessalgado e  desfiado. Refogue um pouco o bacalhau para que pegue o sabor dos temperos. Não é necessário cozinhar, pois este processo já deve ter sido feito antes.
  • Por fim, agregue as azeitonas, as batatas cozidas, o cheiro verde e o leite de coco. Acerte o sal e refogue todos os ingredientes.
  • Arrume o bacalhau temperado na travessa.
  • Agora, então, vamos para a segunda parte, que é a cobertura.
  • Bata a clara em neve: acrescente as claras em uma batedeira e bata. Depois acrescente as gemas aos poucos. Depois que acrescentar as gemas, adicione uma pitada de sal.
  • Coloque ovo batido como cobertura do bacalhau na travessa.
  • Leve a travessa ao forno pré-aquecido – na temperatura média (200oC) – por cerca de 15 minutos, tempo necessário para a cobertura dourar.
  • Retire do forno e sirva quente.

Posteriormente, se você quiser ver mais posts como esse, acesse o meu canal do YouTube Clicando Aqui.