Atravessando o sertão: PE-BA

Viagem de Garanhuns, em Pernambuco até Senhor do Bonfim, na Bahia.

Direto ao ponto

Trajeto percorrido: Garanhuns – Senhor do Bonfim

Eu falei para vocês que fui viajar, fui visitar meus pais. Para isso enfrentei mais de 600 kg de estrada, de Garanhuns, em Pernambuco até Senhor do Bonfim, na Bahia. Literalmente atravessando o sertão. É uma viagem bem cansativa, principalmente com as crianças no carro, mas também é muito legal. O sertão é uma realidade bem diferente de outras regiões do país, desde a paisagem de caatinga, até o sertanejo e a culinária. Quanto as crianças, a gente canta, brinca, elas dormem e ah, uma santa solução: o tablet com desenhos, jogos e outros aplicativos. Veja a nossa viagem:

Nós saímos de Garanhuns, em Pernambuco, que faz parte do agreste do Estado, em direção a Arcoverde, que já é sertão. De Arcoverde seguimos até Serra Talhada:

Antes de chegar em Serra Talhada, se quiser parar para comer tem o Hotel e Restaurante Macambira, localizado na cidade de Custódia ele faz parte do Guia Sabores Rota 232 (232 é a rodovia), do Jornal Folha de Pernambuco com apoio da Empetur e Secretaria de Turismo. Vale muito a pena, a comida é deliciosa, pode ser regional ou não, e o preço é bem amigo, é climatizado e tem um ambiente para as crianças. Não fotografei, pois passamos muito cedo, mas já comemos lá algumas vezes.

Depois de Serra Talhada fomos até Salgueiro:

Na ida ou na volta costumamos almoçar em Salgueiro, quando fazemos esta viagem. Desta vez também almoçamos lá na volta, lá no Salgrill, muito bom. A comida é deliciosa, tem ambiente climatizado, um parquinho do lado de fora para as crianças e sobremesas deliciosas. O preço também é bem camarada.

Saindo de Salgueiro em direção à Petrolina passamos por Cabrobó, Orocó e Lagoa Grande:

Em Orocó é ótimo para comprar cebola, melão e abóbora. Eles vendem nesses sacões, por um preço ótimo. Se você tiver lugar no carro vale a pena comprar. Não foi o meu caso, pois o carro estava lotadíssimo.

Já em Lagoa Grande, em toda a rodovia tem essas barraquinhas vendendo caixas de uva. Tem Rubi e Itália. Todas da irrigação do Rio São Francisco. O preço também é muito bom.

Se você tiver viajando com tempo essa região é muito interessante. Lagoa Grande é considerada a capital da uva e do vinho. Nesta região tem diversas vinícolas, tem a primeira enoteca pública do Brasil (que está em construção) e um verdadeiro Roteiro do Vinho no Vale do São Francisco.

Chegando em Petrolina:

Petrolina é a segunda maior população e o maior PIB do interior de Pernambuco. Aqui é a divisa com a Bahia, com a cidade de Juazeiro, terra de Ivete Sangalo e João Gilberto. A divisa fica em cima da ponte sobre o Rio São Francisco.

A ponte Juazeiro-Petrolina tem o nome de “Ponte Presidente Dutra”, ela cruza o Rio São Francisco na divisa dos Estados de Pernambuco e Bahia, é uma ponte rodoferroviária:

Saindo da ponte já estamos na cidade de Juazeiro, na Bahia. Paramos para tomar uma água de coco em uma barraquinha e sabe quanto custava? R$0,50, dá para acreditar só 50 centavos.

Bem, uma hora e meia depois chegamos ao nosso destino, a cidade de Senhor do Bonfim.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho dessas estradas e para quem já conhece, deixa umas dicas ai nos comentários, pois sempre estamos fazendo esta viagem e é sempre bom algumas dicas.

Por último queria alertar para ter cuidado ao dirigir por estas estradas. Tem muito animal na pista, principalmente bodes, cabras e cabritos. Veja alguns flagras:

12 respostas

1. Olá Patty! Gostei muito de conhecer esse seu roteiro de viagem. Uma paisagem um pouco diferente do que estamos acostumados no Sul de Minas. Suas fotos ficaram ótimas!

Abraços, Fabiana.

2. Tudo muito lindo!
    Tenho uma cunhada que mora em Serra Talhada, onde me deu uma vontade de ir novamente…rsrs.
    Adorei todas as fotos.
    Abraços.

3. Olá que bom lembrei muito da epoca em que morei em São Luis ( Ma) Belém ( PA) nossa aindei muito por ai rsrrsrs Tuntum e Tutóia saudades muito bommm adoro viajar e vc é perto da minha cidade sou de Mairi – Bahia perto de Senhor do Bonfim srrsrsrsr adorei seu blog virei sempre visitar te desejo ” SAÚDE E SUCESSO ” …
    Abraços !!! Gil

4. Olá Patty,
    Gosto muito de viajar, conhecer lugares diferentes e esse roteiro é bem diferente mesmo, gostei muito desta paisagem de Serra Talhada, achei legal você postar o roteiro, uma forma de conhecermos um pouquinho deste cantinho do nosso amado Pais.
    Bjs

5. ADOREI SUAS FOTOS…..MORO EM SÃO PAULO E NÃO CONHEÇO O NORDESTE…TENHO MUUUUITA VONTADE DE CONHECER ESSA REGIÃO..TENHO FÉ QUE UM DIA TEREI ESSA OPORTUNIDADE … QUANDO PUDER POSTA OUTROS ROTEIROS ….ADORO CURIOSIDADES, OUTRAS CULTURAS,COSTUMES…VOU SER SUA FÂ …BJS

6. O Nordeste é ótimo, Marcia. Tanto as praias, como o agreste, sertão, o interior. Vem sim conhecer você vai ver uma região que mais parece um país, rs.
    Beijos

7. Muito bom o Blog, vi esta postagem, e gostei muito, ainda vou fazer uma viagem quase igual, Mas só vou para Serra Talhada.
    Att.
    Abraços

8. Olá, conheci seu blog pegando uma receita.
    fiquei curiosa, vc mora em Garanhus? Sou de SP e uma vez, cerca de 4 anos atrás estive ai em sua cidade, fomos visitar uns amigos em Canhotinho, conhece?
    E a 2 anos fomos p Salvador e estivemos na Igreja do Bonfim, amamos.
    Um abraço
    Ana

9. Sim Ana moro em Garanhuns. Sim Canhotinho é aqui perto, eu ainda não conheço, mas sei que fica aqui na região. Eu amo o nordeste, nasci aqui, sou baiana, morei no estado de SP durante muitos anos, mas amo tudo aqui.