Gergelim

Receita de Tahine Para fazer em casa e os benefícios do Gergelim

Foto: Sugeesh

Que tal conhecer um pouco sobre  os benefícios do gergelim?

Essa sementinhas são muito nutritivas, e por isso vale a pena acrescentá-la na nossa alimentação.

O gergelim é uma excelente fonte de  proteína, cálcio, vitamina do complexo B, vitamina E, magnésio, ferro  fósforo, fibras e o óleo das semente  muito rico em ácidos graxos insaturados.

Dessa forma beneficia a saúde cardiovascular, pois reduz o colesterol alto e as fibras controlam a glicemia. Por ser uma boa fonte de proteínas e fibras também auxilia no processo de emagrecimento, aumentando a saciedade. É excelente para a saúde intestinal e reduz o envelhecimento precoce, já que é rica em antioxidantes. Além disso, o cálcio, é importante para saúde dos ossos, dentre outras funções.

Diferença entre o gergelim preto e o branco

Existe o gergelim preto e o branco, a diferença nutricional é que o preto tem mais vitamina A e cálcio.  Para consumir o branco o ideal é torrar até a semente ficar douradinha e guardar em um pote para utilizar 1 vez ao dia nas refeições. A quantidade deve ser moderada, pois 1 colher de sopa fornece 95  calorias. Pode ser consumido acrescentando as sementes em vitaminas, sopas, sucos, sanduíches ou em forma de pasta de gergelim, chamada de tahine.

Então segue aqui uma receitinha super fácil e nutritiva:

Receita de Tahine para fazer em casa

Ingrediente (para 300 g de tahine)

300 g de gergelim branco

Modo de Preparo

Torre no forno ou no fogo 300 g de gergelim branco ou bege até ficar douradinho. Deixe esfriar e logo em seguida bata no liquidificador as sementes até virar uma pasta e esta pronto. Não precisa colocar água. Tem que ter um pouquinho de paciência, pois demora uns 20 minutinhos para formar a pasta, batendo sem parar no liquidificador e mexendo com uma espátula. Depois coloque em um potinho e guarde na geladeira.

Fica ótimo para utilizar em tapiocas, no pão integral ou em torradinhas. Espero que gostem!!!

Observação: Bata aos poucos, pois ele força muito o motor do liquidificador.

Quem não quiser fazer em casa, pode comprar essa pasta já pronta. Mas o preço é um pouco carinho, custa uns R$ 15,00 um potinho desses:

Abraços,

Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

 

Observação: Veja aqui um post de como torrar o gergelim, clique:

 

Como Torrar Gergelim

22 comentários em “Receita de Tahine Para fazer em casa e os benefícios do Gergelim”

  1. Estou fazendo agora, ja torrei o gergeli e gostaria de saber se posso passar no processador ao inves de liquidificador?

  2. Acabei de fazer e ficou divino. O meu demorou o dobro do tempo para ficar pronto, mas acredito que foi em função da potência do meu processador. Obrigada pela dica.

  3. Oi, eu nunca experimentei Tahine na vida, mas decidi fazer a receita… ele ficou bem amargo… é pra ser assim mesmo, ou pode ter sido algo errado q fiz?
    Obrigado 🙂

  4. Gostei dessa receita,
    Gostaria de saber se o gergelim poder ser adicionado junto com o amendoim, na hora do preparo da pasta de amendoim.
    fazendo assim um mix das duas sementes.

    Abs:renato borges.

  5. Boa noite. Qual é o saber do tahine? Posso fazer usando um pilão manual, pois, bater isso em 20 minutos é osso! Vi muitas pessoas postando receitas com azeite e água para o tahine. Sinceramente estou confuso! Tem que deixar na geladeira?

  6. Olá, tentei fazer com o gergelins que comprei já torrado, como nunca comi gostaria de saber se fica escuro e meio amargo mesmo? Não ficou gostoso por isso, o que fiz de errado?

  7. Bom Dia !

    O meu genro é Vegano e só usa Tahine, aliás ele mesmo faz em casa.Minha filha veio de Brasília e me trouxe um vidro. Daí pesquizei aqui os benefícios e fiquei maravilhada pois, tenho 71 anos e, problemas de osteoporose, meu marido colesterol alto. Comprei ontem uma lata de 200 gramas e paguei
    15 e 70 no Mundo Verde daqui.Vou postar na minha página os benefícios da Tahine okei ! Abraços, Eunice .

  8. GOSTEI DAS SUAS RECEITAS,ADORO TUDO QUE VAI GERGELIM,MAS EU ENTREI AQUI MAIS PRA TER CERTEZA COMO ESCREVER TAHINE,POIS TENHO AMIGAS COM PARENTESCO SIRIO QUE FALAM TAHIME E EU QUERIA TER CERTEZA.SEMPRE CONHECI COMO TAHINE.

  9. COMPRO O TAHINE E PREPARO COM LIMÃO, UMA PITADA DE SAL E AZEITE. MISTURO BEM E DEIXO NA GELADEIRA E VOU COMENDO AOS POUCOS NO PÃO DE SAL. FICA MTO GISTOSO. GOSTARIA DE SABER SE ESSA MISTURA NÃO TIRA A PROPRIEDADE DO TAHINE. CONSUMO POR CAUSA DO COLESTEROL.

  10. Amo tahine realmente é caro,mas prefiro comprar pronto,adiquiro sempre na Casas Pedro está uns 40,00 o quilo mas para fazer a pasta ex de grão de bico só preciso de 100g.

  11. Eu tenho o gergelim preto colhido em casa, mas, não sei como prepara -lo, pois tem casca. Como faço ? Já li que não é indicado comer com a casca por causa da dificuldade de digestão. Mas, também não consigo tirar a casca, tive muita dificuldade de triturar também, a verdade não consegui…. Tenho muito gergelim em casa e não sei como usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.