Categorias
Receita Salgada Vida Saudável

Você conhece a dieta paleolítica?

A Dieta Paleolítica é caracterizada pelo consumo de alimentos semelhantes aos de nossos ancestrais e pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Vem saber mais.

A Dieta Paleolítica é caracterizada pelo consumo de alimentos  semelhantes aos de nossos ancestrais e pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde.

O foco desse tipo de alimentação  do “homem das cavernas”, é consumir alimentos mais naturais e com menos aditivos químicos.

Já que antigamente, não haviam alimentos industrializados que fazem tão mal por ter agentes estranhos ao nosso organismo. Aumentando  a carga alergênica, tóxica e inflamatória da rotina alimentar.

A proposta é  priorizar alimentos como: hortaliças, castanhas, frutas, raízes, e carnes (adquiridas através da caça). E evitar o consumo de industrializados ricos em carboidratos simples, gorduras trans, aditivos e conservantes  alimentares, o trigo e os lácteos.

A proteína é mantida, e aumenta-se o consumo de gorduras boas (óleo de coco, abacate, azeite, etc), o que gera saciedade.

Os benefícios de investir em uma dieta pobre em industrializados e rica em alimentos naturais, vão além  do emagrecimento.

Dessa forma conseguimos prevenir várias doenças e alcalinizar o organismo. Além disso, segundo estudos, há melhora nos níveis de glicose, colesterol e gordura no fígado.

Minha opinião como nutricionista, é  que vale muito a pena  reduzir a carga tóxica da alimentação, mas devemos tomar cuidado com modismos ou dieta padrão, já que antes de iniciar qualquer tratamento devemos levar em consideração  a genética, as alergias e intolerâncias, carências nutricionais, quadro clinico, exames bioquímicos, patologias associadas. Por isso, todo cuidado é pouco!!!

O ideal é procurar um profissional capacitado para avaliar a individualidade bioquímica de cada um, para indicar a melhor terapia nutricional.

Saúde sempre!!!

"Faça do seu alimento, o seu medicamento"
 (Hipócrates)

Abraços,

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

 

3 respostas em “Você conhece a dieta paleolítica?”

agora sim com essas dicas fica mas facil entrar em forma, e sempre se manter focado no objetivo! Eu sempre faço dieta mas chega no meio eu desamino e fico desmotivado, mas esse ano vou mudar minha rotina completa e com dedicaçao vou conquistar o corpo perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile