Bolo de Puba

Puba (foto 1 da galeria) é uma massa extraída da mandioca fermentada e largamente utilizada na produção de bolos na culinária do Norte e Nordeste do Brasil. (Fonte: Wikipédia)

Eu sei que não é muito fácil encontrar a Massa Puba (como é chamada aqui) em outras regiões do país. Só alguns nordestinos mais destemidos fazem a puba em casa para saborear este bolo longe da terra natal, eu mesma já fiz quando morei no interior de São Paulo. Qualquer dia ensino aqui como fazer a Massa Puba em casa.

Quem já veio passar férias aqui no Nordeste já deve ter visto este bolo, pois ele é muito servido nos cafés da manhã daqui.

Ele tem um sabor muito característico e é muito fácil de fazer.

Vamos a ele:

Bolo de Puba

Ingredientes

1 pacote de massa puba (mais ou menos 1kg)

200g de manteiga

2 xícaras (de chá) de açúcar

4 ovos

300ml de leite

200 ml de leite de coco (1 garrafinha pequena)

6 colheres (de sopa) de coco ralado (fresco ou em pacote)

Modo de Preparo

Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme (eu bati na mão mesmo, não usei batedeira, mas pode usar). Acrescente os ovos 1 a 1 e continue batendo. Junte 4 colheres (de sopa) de coco ralado e os dois leites. Por fim, misture a massa puba e mexa bem. Unte uma forma (grande), eu usei uma retangular, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Despeje a massa e polvilhe por cima o restante do coco ralado e um punhado de açúcar. Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos ou até que quando você enfie um palito ele saia limpo. Deixe esfriar para desenformar.

Dicas:

  • Este bolo não usa fermento.
  • Este pacote de massa puba da foto 1, é o pacote que normalmente é vendido nas feiras livres do Nordeste e até em alguns supermercados. Eles não medem por kg e sim por litro. Estranho não é? Eles pegam uma lata de óleo de soja vazia, enchem de massa puba e vendem no saco, então vendem 1 litro de massa puba que corresponde a mais ou menos 1kg.
  • Dá um bolo grande, cerca de 40 pedaços.

Se quiser fazer sua própria puba, veja:

Como fazer puba em casa

Comments

  1. maria gonçalves says

    eu coloquei a mandioca pra pubar e já esta na hora de fazer o bolo, mas não sei como, e procurando na net encontrei essa receita vou fazer agora, espero q de certo, estou com muita vontade de comer esse bolo, minha mãe fez a muito tempo eu ainda era criança, ai era uma delicia, quase q não consigo ler os comentários to com água na boca.hummm

  2. Helenice says

    Eu fiz a puda , segui o passo a passo e deu certo e nem achei tão difícil assim. Agora vou fazer o bolo e depois conto como ficou. Um super beijo .

  3. sonia queiroz says

    fiz e amei o bolo, nasci na bahia mas moro em petropolis no rio de janeiro depois que vim morar aqui nunca mais comi o bolo de puba,achei a massa de puba na feira do alto em teresopolis,realmente e muito bom vale apena fazer parabens.

  4. Wellida says

    experimentem a receita q faço com frequência…
    3 ovos
    3 colheres de margarina
    leite de coco c/ bagaço
    leite
    1 cx de leits condensado
    1 pitada de sal

    * bata todos os ingredientes no liquidificador, depois coloque em forma untada e leve p assar… (sirva gelado é mais gostoso)..

    ñ coloquei quantidde do leite de coco e nem do leite comum pq vc acrescenta de acordo com o ponto da massa, deixem numa consistencia um pouquinho mais dura do q um pudim.

  5. fernando says

    Patty Martins boa tarde amiga,segui a risca sua receita e deu tudo certo amei sua receita espero que continue postando mais receitas amiga,beijos.

  6. Kekell says

    … Gente o que é puba? Ou como faz essa massa? Tenho duvidas, alguém podem me ajudar? Obrigada pessoal… Xxx

  7. gabriela says

    Nossa. Meu padrasto é nordestino ja é nem idoso. Ele colocou as mandioca de molho com casca e tudo por varios dias. E depois cjegou na minha casa pedindo p fazer um bolo de puba. Eu nunca tonha visto falar. E proucurei na net, e estou vendo q ele fez tudo errado kkkk. Acho q ele bateu a mandioca com agua e ta dizendo q é puba. Kkkkk
    Como q vou fazer bolo com mandioca batida com agua? E tem um gosto muito azedo.kkkkk

  8. Érica Gama says

    Oi, eu quero fazer o bolo, mas só disponho da puba seca, aquela que é vendida no mercado em quadrados. Como faço pra adequar a receita à puba seca? Uso a mesma quantidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>