Bolo de Puba

Puba (foto 1 da galeria) é uma massa extraída da mandioca fermentada e largamente utilizada na produção de bolos na culinária do Norte e Nordeste do Brasil. (Fonte: Wikipédia)

Eu sei que não é muito fácil encontrar a Massa Puba (como é chamada aqui) em outras regiões do país. Só alguns nordestinos mais destemidos fazem a puba em casa para saborear este bolo longe da terra natal, eu mesma já fiz quando morei no interior de São Paulo. Qualquer dia ensino aqui como fazer a Massa Puba em casa.

Quem já veio passar férias aqui no Nordeste já deve ter visto este bolo, pois ele é muito servido nos cafés da manhã daqui.

Ele tem um sabor muito característico e é muito fácil de fazer.

Vamos a ele:

Bolo de Puba

Ingredientes

1 pacote de massa puba (mais ou menos 1kg)

200g de manteiga

2 xícaras (de chá) de açúcar

4 ovos

300ml de leite

200 ml de leite de coco (1 garrafinha pequena)

6 colheres (de sopa) de coco ralado (fresco ou em pacote)

Modo de Preparo

Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme (eu bati na mão mesmo, não usei batedeira, mas pode usar). Acrescente os ovos 1 a 1 e continue batendo. Junte 4 colheres (de sopa) de coco ralado e os dois leites. Por fim, misture a massa puba e mexa bem. Unte uma forma (grande), eu usei uma retangular, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Despeje a massa e polvilhe por cima o restante do coco ralado e um punhado de açúcar. Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos ou até que quando você enfie um palito ele saia limpo. Deixe esfriar para desenformar.

Dicas:

  • Este bolo não usa fermento.
  • Este pacote de massa puba da foto 1, é o pacote que normalmente é vendido nas feiras livres do Nordeste e até em alguns supermercados. Eles não medem por kg e sim por litro. Estranho não é? Eles pegam uma lata de óleo de soja vazia, enchem de massa puba e vendem no saco, então vendem 1 litro de massa puba que corresponde a mais ou menos 1kg.
  • Dá um bolo grande, cerca de 40 pedaços.

Se quiser fazer sua própria puba, veja:

Como fazer puba em casa

Comments

  1. says

    Dificil mesmo de encontrar massa puba fora do Nordeste, aqui em BH mesmo nunca vi

    Mas esse bolinho é bom mesmo, eu adoro, é uma lembrança muito gostosa que eu tenho de Recife

    Show de bola!

  2. Márcia Cintra says

    Olá Patty,
    apesar de receber as atualizações no meu e mail e gostar muito do teu BLOG , poucas vxs , deixei comentário !!! mas HJ , tamanha conicidência , tinha que me manifestar !! Rs !!
    Tamb sou Baiana de SSA , mas moro há 30 anos no Rio , !! Rs !!
    Minha filha chegou , ontem de SSA , e eu exigir , que me trouxesse , 1 KG de Puba , pois há anos não saboreio esta iguaria que me traz , recordações da Infância !! KKK
    Descobrir que no CEASA Rio Vermelho em SSA , vendia , liguei p/ lá , e ela me orientaram que podia guardar na geladeira !! , minha filha trouxe na mala , e chegando aqui foi p/ o freezer , vou fazer amanhã !! Rs !! pela primeira vx , daí ía p/ internet fazer uma pesquisa , mas , qdo abro meu e mail , esta , teu BLOG , me dizendo , B de Puba !!! veja só ????? Hi Hi Hi !!
    Depois te conto , tomara que eu acerte !!! HUM que delicia , há 20 anos que não como !!! Rs !!!
    Bj ,
    Márcia

  3. Patty says

    Márcia, kkk, como diria minha mãe é transmimento de pensação (transmissão de pensamento). Depois me conta como ficou o seu bolo.

  4. says

    Patty, ainda bem que não estou grávida, senão com certeza a criança nasceria com a cara desse bolo kkkkk
    Morro de vontade de experimentar e o seu está ainda mais bonito do que as fotos que já vi! bjs

  5. says

    Esse eu nunca experimentei, tem uma cara de bolo meio pudim..
    Parece gostoso..

    Seu blog é mto bacana. Vou te linkar no meu blog. Ok?!

    bjao

  6. martika says

    Uma delicia… eu encontro a massa puba em todas as feiras livres aqui de Sampa, nas barraquinhas de mandioca… bjs++++

  7. ana reijane says

    a puba è extraida da mandioca da seguinte forma;vc coloca a mandioca de molho por uns dias em um balde , bem cheio de agua ate qui a mandioca fique mole soltando a casca entao vc retira do balde descasque ;a mandioca e separe a massa dos fios qui solta da mandioca e pronto ,ex ai a puba;;;;;;;;;;;;;;;

  8. Claudio says

    minha esposa fez o bolo de puba foi um espetaculo, se conseguir algo para fazer com goma divulgue.

    abraços!!

  9. says

    Pô, esse bolo de PUBA no Piaui e Ceará antes de levar ao forno ELE é envolvido em folhas de bananeira, que dar um gosto especial.

  10. Geltrudes Pastori says

    Sempre quis aprender a fazer, desde criança que nunca mais comi bolo puba, e agora estou com a mandioca pubambo. Espero acertar!

  11. Brito says

    Conheço, amo más a muitos anos não como, me trousse lembranças da infancia na fazenda.

    Abraço

  12. elisangela says

    oi eu moro no interior de são paulo onde posso encontra essa massa puba na minha cidade eu sou de tupã bjs.

  13. dani says

    estava procurando uma receita assim pratica, pois fis um que pedia 12 gemas 5 xicaras de açúcar peguei a receita de um livro ficou horrivel, mais essa sua receita é ótima, pratica e deliciosa .parabens.
    beijos!

  14. jose says

    amigos

    puba é de origem africana e significa podre. rala-se a mandioca e coloca-se de molho dois dias. depois espreme em um tecido branco tipo morim. as fibras são descartadas e usa-se o creme .faz o bolo com ovos leite e coco. fica ótimo.

  15. maria gonçalves says

    eu coloquei a mandioca pra pubar e já esta na hora de fazer o bolo, mas não sei como, e procurando na net encontrei essa receita vou fazer agora, espero q de certo, estou com muita vontade de comer esse bolo, minha mãe fez a muito tempo eu ainda era criança, ai era uma delicia, quase q não consigo ler os comentários to com água na boca.hummm

  16. Helenice says

    Eu fiz a puda , segui o passo a passo e deu certo e nem achei tão difícil assim. Agora vou fazer o bolo e depois conto como ficou. Um super beijo .

  17. sonia queiroz says

    fiz e amei o bolo, nasci na bahia mas moro em petropolis no rio de janeiro depois que vim morar aqui nunca mais comi o bolo de puba,achei a massa de puba na feira do alto em teresopolis,realmente e muito bom vale apena fazer parabens.

  18. Wellida says

    experimentem a receita q faço com frequência…
    3 ovos
    3 colheres de margarina
    leite de coco c/ bagaço
    leite
    1 cx de leits condensado
    1 pitada de sal

    * bata todos os ingredientes no liquidificador, depois coloque em forma untada e leve p assar… (sirva gelado é mais gostoso)..

    ñ coloquei quantidde do leite de coco e nem do leite comum pq vc acrescenta de acordo com o ponto da massa, deixem numa consistencia um pouquinho mais dura do q um pudim.

  19. fernando says

    Patty Martins boa tarde amiga,segui a risca sua receita e deu tudo certo amei sua receita espero que continue postando mais receitas amiga,beijos.

  20. Kekell says

    … Gente o que é puba? Ou como faz essa massa? Tenho duvidas, alguém podem me ajudar? Obrigada pessoal… Xxx

  21. gabriela says

    Nossa. Meu padrasto é nordestino ja é nem idoso. Ele colocou as mandioca de molho com casca e tudo por varios dias. E depois cjegou na minha casa pedindo p fazer um bolo de puba. Eu nunca tonha visto falar. E proucurei na net, e estou vendo q ele fez tudo errado kkkk. Acho q ele bateu a mandioca com agua e ta dizendo q é puba. Kkkkk
    Como q vou fazer bolo com mandioca batida com agua? E tem um gosto muito azedo.kkkkk

  22. Érica Gama says

    Oi, eu quero fazer o bolo, mas só disponho da puba seca, aquela que é vendida no mercado em quadrados. Como faço pra adequar a receita à puba seca? Uso a mesma quantidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>