30
mai
2014

Carne de Porco Assada (super simples)

por: Patty Martins

Pernil assado

Quem disse que fazer carne de porco assada é difícil, complicada e tal? Que nada gente! A única coisa que precisamos é ter um tiquinho de paciência para esperar ela pegar o tempero e depois o tempo de forno, só isso. Porque o resto é muito simples.

E quem disse que só nas festas de fim de ano é tempo de comer pernil? Que nada! Deu vontade, vai lá compra um pedaço e faz para matar sua vontade. Claro que não precisa comprar um pernil inteiro, gigante, lindo (tipo aqueles das ceias de fim de ano que fica horas e horas no forno), não, pede ao açougueiro para cortar um pedaço para você e faz dessa forma que eu fiz.

Essa que eu fiz, qualquer pessoa pode fazer, mesmo quem não tenha intimidade com a cozinha. Então, se você não sabe fazer quase nada na cozinha, faz essa carne e surpreenda sua família. Vai lá e pede ao açougueiro um pedaço de pernil e mãos à obra.

Carne de Porco Assada (super simples)

Ingredientes (5 porções)

1 e 1/2 kg de pernil de porco com osso

4 dentes de alho amassados

1 cebola média ralada

Suco de 1 limão

1 punhado de ervas (usei alecrim e manjericão)

1 colher (de sobremesa) de sal

Pimenta do reino moída na hora a gosto

1/2 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Na noite anterior coloque sua carne dentro de um saco plástico com o alho amassado, a cebola ralada, o suco de limão, as ervas picadas grosseiramente com as mãos mesmo, o sal e a pimenta do reino. Feche o saco e deixe na geladeira até o outro dia. Se preferir coloque o pernil para temperar em uma recipiente com tampa ao invés do saco (eu prefiro o saco, acho mais prático e não suja uma vasilha).

No dia seguinte, forre uma assadeira com papel alumínio, coloque a carne com os temperos, acrescente 1/2 xícara (de chá) de água, feche o papel alumínio muito bem e leve ao forno por 1 hora e meia. Coloque o forno no médio/baixo (de 170 a 180 graus). Depois retire o papel alumínio, vire a carne e deixe mais uns 30 minutos só para dourar.

Sirva quente.

Carne de porco assada

Dicas:

  • Se quiser quando tirar o papel alumínio e virar a carne, coloque batatas cozidas para corar junto com a carne, assim na hora de servir você já tem um acompanhamento.
  • Eu gosto de forrar a assadeira com papel alumínio por baixo porque assim não queima tanto a assadeira e depois é só jogar o papel alumínio fora e a assadeira fica fácil de lavar.
  • Eu servi essa carne com Abóbora Assada, depois vou fazer um post mostrando como eu fiz.
  • Eu comprei um pedaço de pernil com osso que pesava cerca de 1 quilo e meio. Compre a carne com o tamanho que você desejar, só lembre que para cada 1 quilo do pernil cru você vai precisar que ele fique no forno cerca de 1 hora para assar.
  • Se sobrar essa carne assada, desfie e faça um sanduíche, é uma delícia. Sirva com maionese de ervas, ou molho rosé, ou só com iogurte temperado com limão  e sal.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


3 Comentários

  1. belanizia disse:

    bem tentei fazer meu cadastro no saite ,mas não consegui,por causa do email.gostaria de saber o motivo,pois e o que uso há mais de 10 anos. grato belinha

    Patty Martins respondeu:

    Belinha testei agora o cadastro por email do site e funcionou normalmente, você poderia tentar novamente por favor?
    Beijos
    Patty

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook