Como Fazer Tomate Seco em Casa (receita rápida e fácil)

Esta não é a clássica receita de tomates seco. É uma versão simplificada e mais rápida de ser feita. Mas nem por isso não é boa. É ótima!

É uma boa ter um vidrinho com estes tomates na geladeira de casa. Ele às vezes é uma salvação. O bom é que é uma espécie de conserva e dura bastante tempo na geladeira. Dá para comer com torradas, com macarrão, fazer alguns petiscos, etc…

Como Fazer Tomate Seco em Casa

Ingredientes

10 tomates bem maduros

2 colheres (de chá) de açúcar

2 colheres (de chá) de sal

½ xícara (de chá) de azeite extra virgem

2 dentes de alho amassados

½ colher (de chá) de orégano

½ colher (de chá) de alecrim (opcional)

Papel Toalha

 

Modo de Preparo

 

Lave e corte os tomates na metade, no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma faca ou de uma colher, retire as sementes e a polpa do tomate (como na Foto 3). Reserve a polpa com as semente para fazer outra receita, depois eu digo o que fiz com a minha. Cubra um recipiente (que possa ir no micro-ondas) com papel toalha. Arrume, sobre o papel toalha as metades dos tomates, com as cascas viradas para cima. Leve ao micro-ondas por cinco minutos. Quando este tempo acabar, retire os tomates com uma colher (com muita delicadeza para não esbagaçar), retire o papel, enxugue e coloque um novo papel. Arrume novamente as metades dos tomates e leve ao micro-ondas por mais cinco minutos. Retire e arrume-os em uma forma polvilhada com 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar. Arrume os tomates sobre essa mistura. Polvilhe mais 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar por cima dos tomates e leve ao forno médio por 15 a 20 minutos ou até os tomates começarem a dourar.

À parte misture o azeite com o alho amassado, com o orégano e o alecrim. Coloque metade desta mistura em um vidro e arrume os tomates por cima (ainda quentes). Coloque o restante do azeite aromatizado sobre os tomates e espere esfriar. Tampe e conserve na geladeira.

Pode comer com torradas ou mesmo em uma massa (macarrão), passada na manteiga.

Clique na foto para ver maior

Dicas:

  • Se você gosta muito de alho, pode aumentar a quantidade.
  • Se você preferir (fica mais suave), coloque o alho amassado um pouco antes de retirar o tomate do forno, assim o alho perde um pouco o sabor acentuado.
  • O ideal é triplicar a receita porque com 10 tomates, dá muito pouco (2 porções)

Com a polpa e as sementes eu fiz Molho de Tomates clique abaixo para ver a receita:

Molho de Tomates

 

Comments

  1. Akemi says

    Patty, fiz uns tomates secos um tempo atrás mas naquele método de deixar no sol. Sei que no terceiro dia estava todo mofado! kkkk
    Gostei dessa versão mais simplificada, deve ficar igualmente gostosa! Quando encontrar tomates baratos quero testar! Bjss e bom final de semana!

  2. says

    Olá Querida,tudo bem?
    Estou conhendo seu site e estou adorando,tem muitas informações maravilhosas e com certeza estarei aqui sempre,viu?
    Bom fim de semana,xerOooo
    Ah,conheça meu cantinho;lauramferreira.blogspot.com
    Mta paz p tih!

  3. Lizandra Deusdará says

    5 minutos no microondas? Nos 40 segundos restantes os tomates já estavam todos esbagaçados e sem pele. Oh céus!! Microondas da Electrolux é muito bom. Os Panasonic são fracos. 5 minutos devem ser para estes. Tentei de novo. 2 minutos.

  4. Daniela says

    Não gosto de microondas,acho que modifica o gosto dos alimentos,vou tentar fazer no forno do fogão á lenha,se der certo mando resposta.

  5. rita amorim says

    Acabei de fazer e ficou muito bom, obrigado pela dica. Esta receita e bem mais rápida e gostosa.

  6. Eda says

    Fiz e adorei!!!, Patty obrigada, comprei mais tomates hoje e vou aumentar a receita, me responda uma coisa….quanto tempo dura esta conserva?, porque a primeira já foi rapidinho, nem deu tempo de saber…rs
    Abraços

  7. Rafaela says

    Olá, vou tentar fazer esta receita mas, experimentei uma forma bem legal e prática ( pois não precisa trocar papel), fiz em um forno com gril, a chama diretamente no tomate secou e não perdi tanto. Sou meio desastrada, tentar mecher sem esbagaçar não é comigo. É só observar, se quiser virar pode mas, nem precisa. bjs

  8. Zuila Querino de Oliveira says

    Já tenho nessa receita do blog. Gosto dela porque é natural, portanto saudável. Não tem conservantes.

  9. SOLANGE NASCIMENTO says

    OLA MINHA AMIGA EC COM UM IMENSO PRAZER QUE AGRADEÇO POR NOS ENSINAR A PREPARAR PRATOS TAO AGRADAVEIS DE FAZER E O MELHOR DE TUDO ISSO E COMO SE APROVEITA AS SOBRAS AMEI DE PAIXAO UM BJAO EM SEU CORAÇAO

  10. Vera Regina Cavalcante says

    Acabei de fazer achei fácil, é bem rápido. Quando experimentar volto a comentar.Bjkas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *