Como Fazer Tomate Seco em Casa (receita rápida e fácil)

Esta não é a clássica receita de tomates seco. É uma versão simplificada e mais rápida de ser feita. Mas nem por isso não é boa. É ótima!

É uma boa ter um vidrinho com estes tomates na geladeira de casa. Ele às vezes é uma salvação. O bom é que é uma espécie de conserva e dura bastante tempo na geladeira. Dá para comer com torradas, com macarrão, fazer alguns petiscos, etc…

Como Fazer Tomate Seco em Casa

Ingredientes

10 tomates bem maduros

2 colheres (de chá) de açúcar

2 colheres (de chá) de sal

½ xícara (de chá) de azeite extra virgem

2 dentes de alho amassados

½ colher (de chá) de orégano

½ colher (de chá) de alecrim (opcional)

Papel Toalha

 

Modo de Preparo

 

Lave e corte os tomates na metade, no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma faca ou de uma colher, retire as sementes e a polpa do tomate (como na Foto 3). Reserve a polpa com as semente para fazer outra receita, depois eu digo o que fiz com a minha. Cubra um recipiente (que possa ir no micro-ondas) com papel toalha. Arrume, sobre o papel toalha as metades dos tomates, com as cascas viradas para cima. Leve ao micro-ondas por cinco minutos. Quando este tempo acabar, retire os tomates com uma colher (com muita delicadeza para não esbagaçar), retire o papel, enxugue e coloque um novo papel. Arrume novamente as metades dos tomates e leve ao micro-ondas por mais cinco minutos. Retire e arrume-os em uma forma polvilhada com 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar. Arrume os tomates sobre essa mistura. Polvilhe mais 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar por cima dos tomates e leve ao forno médio por 15 a 20 minutos ou até os tomates começarem a dourar.

À parte misture o azeite com o alho amassado, com o orégano e o alecrim. Coloque metade desta mistura em um vidro e arrume os tomates por cima (ainda quentes). Coloque o restante do azeite aromatizado sobre os tomates e espere esfriar. Tampe e conserve na geladeira.

Pode comer com torradas ou mesmo em uma massa (macarrão), passada na manteiga.

Clique na foto para ver maior

Dicas:

  • Se você gosta muito de alho, pode aumentar a quantidade.
  • Se você preferir (fica mais suave), coloque o alho amassado um pouco antes de retirar o tomate do forno, assim o alho perde um pouco o sabor acentuado.
  • O ideal é triplicar a receita porque com 10 tomates, dá muito pouco (2 porções)

Com a polpa e as sementes eu fiz Molho de Tomates clique abaixo para ver a receita:

Molho de Tomates

 

Comments

  1. Zuila Querino de Oliveira says

    Já tenho nessa receita do blog. Gosto dela porque é natural, portanto saudável. Não tem conservantes.

  2. SOLANGE NASCIMENTO says

    OLA MINHA AMIGA EC COM UM IMENSO PRAZER QUE AGRADEÇO POR NOS ENSINAR A PREPARAR PRATOS TAO AGRADAVEIS DE FAZER E O MELHOR DE TUDO ISSO E COMO SE APROVEITA AS SOBRAS AMEI DE PAIXAO UM BJAO EM SEU CORAÇAO

  3. Vera Regina Cavalcante says

    Acabei de fazer achei fácil, é bem rápido. Quando experimentar volto a comentar.Bjkas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>