22
jul
2013

Top 5 dos canais vegetarianos/veganos

por: Ana Beatriz Caldas

Oi, gente

Hoje eu vim falar sobre meu mais novo vício: o youtube.
Sim, caríssimos. Precisei de anos pra me viciar, de fato, no meu mais recente motivo para chegar atrasada na aula. Resolvi fazer uma nova conta (a antiga ainda era o triste combo nome + sobrenome de artista favorito) há alguns meses e, desde então, tenho acompanhado alguns canais religiosamente, sejam eles literários, de humor, de música ou de gastronomia.
Sobre a última categoria: eu nunca fui muito fã de cozinhar, mas como moro sozinha e não como carne (experimenta procurar pratos sem carne nos cardápios dos restaurantes delivery!) fui obrigada a “criar” alguns dotes culinários e a internet – especialmente os “como fazer” do YT – muito me ajudou nessa tarefa.
Para ajudar no pão nosso de cada dia de alguns perdidos (como eu) e responder ao “Mas se você não come carne, você come o quê?” de outros, aqui vai o meu Top 5 de canais com receitas vegetarianas/veganas práticas e deliciosas.

1 – VegetariRANGO

O canal do Flávio Giusti (que virou programa da ChefTV e tudo) é um dos meus favoritos. Apesar da demorinha pra colocar novos vídeos, o Flávio sempre capricha nos que faz, colocando como tempero principal do canal o humor e fazendo, como ele mesmo diz, “culinária vegetariana sem frescura”. Clique aqui para ver.

canal+vegetariano

2 – VegeTV

Vídeos com receitas básicas (como um, em que o chef André ensina como preparar a proteína de soja) se misturam a palestras/entrevistas de vegetarianos e veganos brasileiros que buscam esclarecer os “mistérios” da dieta sem carne – e saudável.  Confira aqui.

canal+vegetariano

3 – Presunto Vegetariano

Nesse canal de nome no mínimo irônico, as receitas, além de serem diferenciadas (destaque para as sobremesas), são, em maioria, veganas. O PV é, sem dúvidas, uma grande dica para quem também não consome (ou quer parar de consumir) ovos, leite e derivados. Clique para ver.

canal+vegetariano

4 – Vegetariano come o quê?

Esse é pra deixar no ctrl + c quando aquela tia aparecer dizendo que você não come nada. Sugestões práticas e vídeos simples exibem alguns dos “pratos típicos” do vegetarianismo, como o delicioso – e fácil de fazer! – falafel. Veja:

canal+vegetariano

5 – Veggietorials

Canal gringo que, além de várias receitinhas caprichadas, traz pequenos tutoriais de “sobrevivência” em vídeo, como dicas de petiscos veganos para viagem e como “criar” sua própria horta. Dá uma olhada:

canal+vegetariano
Canais como esses são a prova “ao vivo” de que, além de se alimentar bem, é possível também se divertir e soltar a imaginação – e os temperos – na hora de cozinhar sem carne. Ainda que você não pretenda parar de consumir produtos de origem animal e que comer carne faça parte de nossa cultura, vale a pena deixar de lado o preconceito e valorizar as delícias da gastronomia veggie. Pelos animais, pelas pessoas e pela diversidade.

Abraços,

Ana Beatriz Caldas
Estudante de jornalismo na UEPB
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Twitter: @beatce

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook