Sal, qual a melhor escolha?

O excesso de sódio é extremamente prejudicial a nossa saúde e as pesquisas demonstram que o consumo médio de sódio dos brasileiros é o dobro do recomendado. Venha ver qual o mais sal mais indicado.

Direto ao ponto

sal

Foto: Free Images

 

 

Um dos problemas de saúde que esta ligado ao maior índice de mortalidade são as doenças cardiovasculares. E a hipertensão tem aumentado cada vez mais. Por isso precisamos ficar atentos a uma melhor qualidade da alimentação, a pratica de exececicios físicos, ao consumo de água, e ao menor consumo de sódio e produtos industrializados (ricos em sódio).

Ao contrário do que se pensa o sódio é um mineral importante para nossa saúde, já que participa da transmissão de impulsos nervosos, contração muscular, equilíbrio hídrico, transporte de moléculas entre células.  Porém, o que ocorre é que o excesso de sódio é extremamente prejudicial a nossa saúde e as pesquisas demonstram que o consumo médio de sódio dos brasileiros é o dobro do recomendado. Esse excesso, sobrecarrega o sistema cardiovascular, renal, e aumenta a retenção hídrica.

A OMS (Organização Mundial de Saúde)  preconiza o consumo máximo de 2 g de sódio por dia, o que equivale a 5 g de sal de cozinha comum.

Minha dica é sempre usar mais temperos, ervas finas na preparação dos alimentos e menos sal.

Mas você sabia que existem tipos de sal mais saudáveis?

Evite o sal refinado pois ele é pobre em minerais. Uma boa opção é:

  • Sal marinho pois ele  é obtido pela evaporação da água do mar e é minimamente processado, sendo assim mais enriquecido em minerais como o cálcio, magnésio e potássio. E já vi que a Patty publicou aqui uma receitinha de sal verde, que você pode fazer em casa, e é uma ótima opção.  Veja: Sal de Ervas.
  • O sal rosa do Himalaia, você conhece? O sal rosa ( 230 mg/g de sal) tem metade da quantidade de sódio do sal de cozinha refinado (400 mg/g de sal), e ele é riquíssimo em minerais, o que também justifica a sua coloração rosinha.

O sal rosa do Himalaia  não é processado pela indústria e seus cristais são colhidos manualmente nos depósitos de sal, quando o mar chegava às montanhas do Himalaia.  Sendo um sal natural e fonte de mais de 70 oligoelementos, oferecendo grandes benefícios a saúde.  Auxilia na desintoxicação do corpo, nos mecanismos de hidratação, estimulam a renovação celular, entre outros benefícios. Só não vale exagerar no consumo.

Na minha fanpage já publiquei varias receitinhas que faço em casa em que uso ele.

Por ser um sal muito raro é muito mais caro também. Eu consigo comprar 500 g por R$35,00, mas dura bastante tempo.

Esse feriado fizemos um churrasco entre amigos e achei o máximo a ideia de um amigo de  deixar para colocar o sal na carne apenas após o cozimento. E ele escolheu o sal rosa, comemos com salada e mandioca cozida. Ficou uma delicia!!!

Sal do himalaya

Experimentem!!

Dê preferência a um sal mais nutritivo, é muito importante. Mas não se pode apostar em apenas uma mudança no estilo de vida.

Procure um profissional para te avaliar e te orientar nas melhores estratégias para sua saúde.

Abraços,

Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

 

7 respostas

  1. AMEI ESSA DICA SOBRE O MELHOR SAL. PODE SER USADO NO DIA A DIA P/ TEMPERAR ARROZ , FEIJÃO LEGUMES ETC. TEM DE TRITURAR , DISSOLVE COM FACILIDADE OU O INDICADO E USAR SOMENTE EM DETERMINADOS ALIMENTOS.
    GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS E DICAS SAUDAVEIS. ELIMINEI 12 KG COM REEDUCAÇÃO ALIMENTAR , MEU FOCO AGORA E COMEÇAR COM BOAS CAMINHADAS E POSTERIORMENTE CORRIDAS . UM ABRAÇO

  2. Gostaria de saber como comprar o Sal, com mais ou menos quantidade de Iodo
    Comprei o sal marinho
    sódio – 390mg – 16%
    Iodo – 0,04mg – 31 %
    Está correto?

  3. Posso comprar o sal rosa em mercadoes popular? é o msm?o preço é bem abaixo 6,8reais o quilo como confiar?

  4. Sal do Himalaia comprado em mercadoes popular c preço bem favorável vale a pena ?e confiável?ex:1kl 6reais ou é enganação peço q me ajudem pois tenho hipertensão e arritmia obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.