Categorias
Dicas Culinárias Dicas e Truques Receita Salgada

Como descascar chuchu sem manchar as mãos

Tem gente que detesta usar chuchu, nem é porque não gosta do legume, mas porque toda vez que tem que descascar o chuchu fica com a mão manchada. Já prestaram a atenção que quando a gente descasca o chuchu a mão fica com uma “gosma” que mancha a mão e depois por mais que você lave continua aquela coisa grudada? Só depois de um tempo e lavando muiiito é que ela vai saindo. Ninguém merece, fazer o almoço e depois ficar com a mão parecendo nem sei o quê.

Faz tempo que não dou uma dica aqui no blog, né gente? E essa, como as outras, é super fácil. Nada mirabolante, mas coisinhas, truques que usamos no dia a dia mesmo. E a minha intenção é ajudar quem está começando no universo culinário ou quem ainda não conhece esse truque, afinal estamos sempre aprendendo, não é?

Tem gente que detesta usar chuchu, nem é porque não gosta do legume, mas porque toda vez que tem que descascar o chuchu fica com a mão manchada. Já prestaram a atenção que quando a gente descasca o chuchu a mão fica com uma “gosma” que mancha a mão e depois por mais que você lave continua aquela coisa grudada? Só depois de um tempo e lavando muiiito é que ela vai saindo. Ninguém merece, fazer o almoço e depois ficar com a mão parecendo nem sei o quê.

Com essa dica isso não acontece. No inicio do meu casamento eu pensava duas, três vezes antes de fazer chuchu na minha casa por conta disso, depois aprendi, nem sei com quem, a evitar isso e pronto, agora quando quero faço chuchu e não sofro com esse problema.

Então, aproveitei que fiz o Gratinado de Chuchu com Presunto que fiz essa semana e vou passar essa dica.

Clique nas fotos para ver maior

 

Dica: Compre chuchus, firmes, com um verde vivo e sem manchas.

Como descascar chuchu sem manchar as mãos

1 – Você pode usar faca para descascar o chuchu, mas se você tiver um descascador como esse da foto 1, facilita muito.

2 – O segredo para não manchar a mão é descascá-lo debaixo da água corrente. Clique na foto 2 para ampliar e veja que eu descasco na pia da cozinha debaixo da torneira aberta.

3 – Depois do chuchu todo descascado, corte no sentido do comprimento.

4 – Retire com uma faquinha o caroço e a parte branca que tem no meio. Agora o chuchu está prontinho para ser usado.

 

Observação: Dá para usar as cascas do chuchu em muitas receitas. Você pode picá-la bem miudinha, refogá-la como qualquer legume e usar como recheio de tortas, com carne moída, etc…

E você, tem alguma dica de como descascar chuchu e não manchar as mãos? Deixe a sua dica aí embaixo nos comentários (se você tiver lendo esse post por email ou pelo feed tem que ir no blog para conseguir compartilhar seu comentário).

23 respostas em “Como descascar chuchu sem manchar as mãos”

Excelente o post… muita gente não sabe que é só descarcar debaixo d’água ou ir molhando toda hora , para não ficar com as mãos engruvinhadas…rs!
Bjuss!!!

Olá,
Eu conheço outra maneira de evitar aquela ‘gosma’ do chuchu, mas tem que ter pelo menos dois deles. Lá vai: com o chuchu ainda inteiro, corte um pequeno pedaço no lado dos dois chuchus (imaginando que ele esteja em pé) e esfregue-os um no outro, mais ou menos como a gente faz com o pepino. Ele vai soltar uma ‘espuma’ bem semelhante à do pepino… depois disso é só descascá-los normalmente, picar e tal… 😉

Antes de descascar o chuchu corte ele ao meio e de baixo d’ água retire o miolo, é o miolo que solta a gosma.

Essa dica eu já conhecia Linda, mas acho mais trabalhoso, pois depois tem que lavar muito bem com sabão para tirar todo o óleo das mãos.
Mas, obrigada por compartilhar.
Beijos
Patty

Eu sempre corto o chuchu ao meio, no sentido do comprimento, antes de descascar e esfrego uma banda na outra. Fará uma espuma branca e quando parar de produzir esta espuma, retiro debaixo da torneira raspando-a com uma faca. Sempre deu certo comigo. Espero que esta dica ajude.

Outra dica: parta o chuchu ao meio e esfregue uma metade na outra que a gosma vai aparecendo. Lave em água corrente e está pronto para picar o chuchu.

E há alguma dica para tirar a mancha do chuchu das mãos?? Eu esfreguei com limão sciciliano e melhorou um bocado… bjs

Vivendo e aprendendo!!!! Fiquei com os dedos manchados, mas na próxima vez não caio mais nessa colinha do chuchu!!!!!! Valeu a dica!!!!!

Pode até dá certo, mas com a falta de água que estamos tendo não dá pra fazer assim, é melhor ficar com a mão manchada do que sem água.

Como faço alergias a tudo o que seja cebola, limão, laranja, alho, batata (por causa do amido). tenho sempre que usar luvas de borracha com luvas de algodão por baixo. Faço o mesmo
para descascar os chuchus.

Faço como Lampião do Cerrado. Corto o chuchu ao meio, sem descascar, e esfrego uma parte na outra. Deixo de lado enquanto pico a cebola. Depois disso lavo e descasco o chuchu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile