No inverno me dá vontade de comer “comida pesada”. Tipo Feijoada, Vaca Atolada, Dobradinha, etc… Acontece isto com você também? Será que é o frio? Será que queremos ser aconchegadas pela comida? Será que isto é o verdadeiro comfort food? (Leia sobre comfort food neste artigo do Bolsa de Mulher do qual somos parceiros).

Sei lá! O fato é que nesta época quero comer este tipo de comida. De preferência bem quente. Nos dois sentidos: Quente do fogo e quente da pimenta.

Veja a dobradinha que fiz:

Dobradinha à Minha Moda

Ingredientes

Modo de Preparo

Deixe o feijão branco de molho na véspera (ou por pelo menos 5 h) em água.

Enquanto isto, retire toda a gordura aparente do bucho. Lave ele diversas vezes. Em um recipiente com água esprema e esfregue os limões sobre o bucho e deixe ele de molho nesta água por uns 10 minutos. A seguir escalde o bucho por 3 vezes, sempre com água limpa. Pique bem pequeno.

Cozinhe o feijão branco e o bucho picadinho na panela de pressão por uns 15 minutos, não deixe o feijão amolecer muito.

Em uma outra panela coloque o óleo e o bacon para fritar. Junte o alho e a cebola e frite mais um pouco. Acrescente o pimentão e a linguiça e refogue um pouco.
Coloque em uma panela (eu coloquei em uma de barro) o feijão com o bucho e o refogado com a linguiça. Junte o colorífico, o sal e o coentro e deixe no fogo baixo. Sempre que precisar de mais água acrescente água quente. Deixe cozinhar muito bem até tudo ficar bem macio.

Obs. Usei a linguiça calabresa fina, mas pode ser a grossa normal

Dica:

9 respostas

  1. Sempre estou retornando na sua pagina no inverno, porque será?? rs no frio adoro comidas com “sustância” também, salve o caldinho de mocotó!!!
    brincadeiras a parte, eu sou muito fã de dobradinha em qualquer época do ano, foi meu único desejo de gravidez! a sua sempre tem aquela cara de mãe e sempre volto pra copiar a receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.