Categorias
Geral Peixes e Frutos do Mar Receita Salgada

Filé de Peixe Gratinado

Esse filé de peixe gratinado é mais uma daquelas receitas super práticas e muito gostosas que gosto de fazer. Veja que fácil.

Gente essa é mais uma daquelas receitas super, power, mega prática. coisa de preguiçoso mesmo hahaha. Mas, a gente tem direito de ser preguiçoso de vez em quando né? Mas, brincadeiras à parte, essa receita é ótima para aqueles dias de aperto que você precisa fazer alguma coisa rapidinho, ou mesmo deixar na geladeira preparada e só colocar no forno no dia seguinte para gratinar.

Esse filé de peixe gratinado é muito prático sem dúvida alguma, mas o melhor de tudo é que é muito gostoso, uma delícia mesmo.

Uma outra coisa é que, com um quilo de peixe, você faz um refratário grande que dá para toda a família. Mas, se você não tem uma família tão grande, pode fazer metade da receita ou arrumar em refratários individuais.

Veja que receita boa:

Filé de Peixe Gratinado

Ingredientes (6 porções)

  • 1 kg de filé de peixe (pode ser merluza, tilápia, ou outro)
  • 2 caixas de creme de leite (de 200 g cada)
  • 1 cubo de caldo de carne
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Sal a gosto
  • 5 batatas médias
  • 1 colher (de sobremesa) de manteiga
  • Queijo ralado para polvilhar (parmesão, muçarela, coalho, etc…)

Modo de Preparo

Unte um refratário com a manteiga e coloque as batatas descascadas e cortadas em rodelas não muito grossas forrando todo o fundo. Polvilhe um pouco de sal e pimenta do reino e arrume por cima das batatas os filés de peixe cortados em pedaços menores.

Em um recipiente amasse o caldo de carne e misture com as duas caixinhas de creme de leite, coloque um pouco mais de sal e despeje sobre as batatas e os filés de peixe, cobrindo tudo. Polvilhe queijo ralado por cima.

Leve ao forno médio (uns 180 a 190 graus) por cerca de 30 a 40 minutos. Se precisar aumente o forno nos minutos finais para gratinar melhor.

Sirva quente.

Dicas:

  • Sirva com arroz branco e salada, fica ótimo.
  • Você pode deixar preparado na geladeira e no dia seguinte só coloca no forno.

10 respostas em “Filé de Peixe Gratinado”

Essa receita é ótima, muito simples de fazer e dá muitooooooooooooo certo!!! Maridão e filhotinha adoraram!!!!! Obrigada pelo sucesso!!!! 😀

Boa Tarde, vim aqui pra falar da importância desse blog em meu dia a dia. Sou recém casada e tenho dificuldade de cozinhar,primeiro porque morei muitos anos sozinha e quando casei já trabalhava no SAC. Saía cedo de casa por volta das 6:30 da manhã já estava pronta no batente (jacobina- BA) e com isso não cozinhava e assim comia de marmita por sinal (abusava). Hoje decidi investir nos estudos e decidi abrir mão do trabalho e estudar para concursos e comecei a ter uma vida de dona de casa. e ao fuçar na internet em busca de blog de culinária achei o seu para minha SORTE. Graças a Deus estou me saindo muito bem com sua ajuda. Sou iniciante mas, já me arrisco em muitas coisas e acaba dando certo pois, sigo à risca a suas receitas.
Queria te agradecer pelo carinho, dedicação e humildade em compartilhar seus dotes e trazer um cheiro bom e um sorriso ao conquistar um prato simples e gostoso na mesa. Meu esposo quando retorna do trabalho elogia o tempero e fala que estou cada dia melhor na cozinha. E isso é Muito gratificante ouvir. O ruim é que só cozinho pra mim mesma.
Fico feliz por ter achado esse cantinho e coloquei como favorito e tirei todos os outros blogs Famosos da lista.
Sou de Sr.do Bonfim- BA. Estou morando aqui em Jacobina há 6 anos e aproveitando o comentário para te agradecer muito e que continue fazendo outras famílias e donas de casa satisfeita com suas dicas e receitas.
Que Deus continue te iluminando no seu dom, dando forças e que você continue postando sempre receitas saborosas pra todos que te seguem.
Um grande Beijo
Grata, Suelli Cardoso Rocha

Suelli, mulher tu me deixou emocionada. Fiquei tão feliz com suas palavras. Muitas vezes recebo muitos comentários desaforados, as vezes até mal educados mesmo, me xingando e tal. Mas, que bom receber comentários como esse seu, mostra que meu objetivo está sendo alcançado. Amo compartilhar e ensinar o que sei e que bom que pude te ajudar. fico muito feliz mesmo.
Um beijão para você e muitas felicidades no seu casamento.

Estou fazendo agora e fiquei com uma dúvida. Deduzo que as batatas sejam cruas porque a batata assa rapidinho, mas é isso mesmo? Nao ficou claro ali

[Kristall] Sim, batatas cruas. Lembrando o que está no post: “Unte um refratário com a manteiga e coloque as batatas descascadas e cortadas em rodelas não muito grossas forrando todo o fundo”. As batatas forram o fundo do refratário, evitando que o peixe grude e, ainda, ficarão bem torradinhas e pegando o gosto do peixe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.