Categorias
Vida Saudável

Os perigos de usar adoçante

Adoçantes são substâncias artificiais que o nosso organismo não esta preparado para receber. Por ser uma toxina, altera o metabolismo e fica estocado nas célula, venha ver quais as melhores opções para substituí-los.

 

 

Percebo que muitas vezes as pessoas, com a ilusão de estarem “economizando” calorias acabam optando pelo uso de adoçantes no dia a dia. Mas, quais implicações disso para nossa saúde? Vamos entender um pouquinho?

Adoçantes são substâncias artificiais que o nosso organismo não esta preparado para receber. Por ser uma toxina, altera o metabolismo e fica estocado nas células de gordura dificultando ainda mais a perda de peso. Não se assustem!!! É isso mesmo!!!! Ao invés de ajudar a emagrecer o uso continuo do adoçante pode engordar!!!!!

Além disso, o organismo não distingue o açúcar do adoçante e acaba estimulando a maior liberação de insulina pelo pâncreas, assim estimulando ainda mais a deposição de gordura corporal e também estimulam receptores intestinais para o sabor doce e aumentam a absorção de glicose. E todo esse ciclo vira uma grande “bola de neve”. Podem ainda, prejudicar o sistema nervoso central, pois o aspartame, por exemplo, é considerado uma neurotoxina pois provoca a excitabilidade cerebral. E por ser uma substância artificial prejudica nosso organismo,  podendo levar ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Ao contrário do que se pensa o adoçante também é extremamente prejudicial para diabéticos, levando ao desenvolvimento de neuropatia, retinopatia, e outras complicações endócrinas. É contra-indicado também para grávidas, pois atinge o cérebro dos bebês.

Mas qual seria a melhor alternativa para adoçar os alimentos? O açúcar mascavo, açúcar de coco, agave e o mel são alternativas mais nutritivas, porém devem ser usadas com muita moderação. E existe ainda o adoçante natural a base de stévia (uma planta) e também o xylitol (adoçante natural). Uma boa alternativa também para adoçar receitas como de bolos é usar uma pasta de tâmaras (fruta seca), pois além de serem bem docinhas, tem fibra.

É importante ficar atento também ao fato de que além do adoçante de adição, essa substância esta presente também em vários produtos do dia a dia, como produtos diets, como refrigerantes, doces, biscoitos, entre outros.

Quando forem optar por alimentos industrializados uma boa dica é observar sempre o rótulo dos produtos. Por determinação da ANVISA os alimentos estão descritos em ordem decrescente. Então, quanto maior na composição, estará entre os primeiros da lista.

Tentem fazer escolhas mais saudáveis, prefiram alimentos mais naturais, suco de frutas integrais que não necessitam de serem adoçados. E se você tem algum problema de saúde e precisa usar adoçante, converse com seu médico e escolha a melhor opção.

Abraços,

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.