Ícone do site Aqui na Cozinha

Receita de Molho Branco

Molho branco é um coringa na cozinha. Dá para usar com macarrão, com panquecas, com carne, com legumes. É excelente para gratinar e dá um up em muitas receitas.  E são muitas as receitas de molho branco, tem o clássico Bechamel, tem com creme de leite e tem o simples, vou fazer hoje o com creme de leite. É uma receita bem caseira, sem pretensão nenhuma, mas que é muito gostosa e dá para você usar em muitas outras receitas.

Se você quiser fazer ele mais grossinho diminua a quantidade de leite usada e se quiser deixá-lo mais rico acrescente queijo ralado (pode ser parmesão ou muçarela), principalmente se você for usar o molho para gratinar. Veja como fiz o meu.

Receita de Molho Branco

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de manteiga

2 e 1/2 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

Uma pitada de noz moscada

1/2 colher (de chá) de sal

1/2 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Coloque a manteiga em uma penela e leve ao fogo até derreter. Acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para cozinhar um pouco. Junte um pouco de leite quente e mexa mais. Vai formar uma massinha. Continue acrescentando o leite e mexendo. Quando começar a engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente, isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver por uns 2 minutos.  Agora acrescente a noz moscada, o sal e o creme de leite. Misture e desligue o fogo.

Dicas:

Dica para quando você fizer creme branco

 

Sair da versão mobile