Receita de Molho Branco

Receita de molho branco enriquecido com creme de leite

Direto ao ponto

Molho branco é um coringa na cozinha. Dá para usar com macarrão, com panquecas, com carne, com legumes. É excelente para gratinar e dá um up em muitas receitas.  E são muitas as receitas de molho branco, tem o clássico Bechamel, tem com creme de leite e tem o simples, vou fazer hoje o com creme de leite. É uma receita bem caseira, sem pretensão nenhuma, mas que é muito gostosa e dá para você usar em muitas outras receitas.

Se você quiser fazer ele mais grossinho diminua a quantidade de leite usada e se quiser deixá-lo mais rico acrescente queijo ralado (pode ser parmesão ou muçarela), principalmente se você for usar o molho para gratinar. Veja como fiz o meu.

Receita de Molho Branco

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de manteiga

2 e 1/2 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

Uma pitada de noz moscada

1/2 colher (de chá) de sal

1/2 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Coloque a manteiga em uma penela e leve ao fogo até derreter. Acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para cozinhar um pouco. Junte um pouco de leite quente e mexa mais. Vai formar uma massinha. Continue acrescentando o leite e mexendo. Quando começar a engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente, isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver por uns 2 minutos.  Agora acrescente a noz moscada, o sal e o creme de leite. Misture e desligue o fogo.

Dicas:

  • Eu gosto de ralar a noz moscada na hora, por isso compro a noz moscada (no supermercado ela fica perto da canela em pau, do cravo, etc…) e na hora ralo na parte fina do ralador.
  • Se mesmo tendo todo cuidado, seu molho empelotar (as vezes acontece mesmo) coloque no liquidificador, bata e volte para a panela, ele vai ficar lisinho.
  • Se for usar o molho só depois que ele esfriar, então use a minha dica (clique abaixo) para não criar uma camada grossa por cima:

Dica para quando você fizer creme branco

 

22 respostas

  1. Oi Patty também ja postei molho branco em meu blog, mas é sempre muito bom novas postagens.Molho branco é maravilhoso para vários pratos, mas muita gente acha que é dificil de preparar.Adorei sua receita com o passo a passo.Parabéns querida.Beijos e bom final de semana.

  2. Patty, “I s2 molho branco”, mas tenho uma dúvida: você já se aventurou a tentar uma versão mais light, pelo menos em relação ao queijo. Por exemplo, usar ricota?

  3. Paty, já tentaste fazer uma versão dele para microondas?
    Hoje fiz um peixe no micro com molho de tomate, sopa de cebola e leite de coco. Ficou bom, mas me deu aquela impressão de que com o molho branco ficaria melhor.

  4. Olá. Experimente gratiná-lo com o maçarico culinário. Mas tem que ser a versão com queijo parmesão ralado fininho como os vendidos em saquinhos. Passe o maçarico com calma mas sem demorar-se em nenhum ponto, posição inclinado, e depois passe de novo nos pontos por onde já passou-o, como se desse pinceladas numa tela.

  5. Patty, tudo bom? Bem, eu acompanho o seu site/blog há bastante tempo desde 2011 se não me engano, lembro-me de uma receita que vc fez de molho branco que levava requeijão ”/ Ou será que vi em outro blog?! Bem, se vi por aqui… por favor me diz onde ela tá. Preciso pro almoço do Dia Das Mães :*

  6. Querida sou um homem casado que não entende muito do dia a dia da culinária mas gosto de cozinhar de vez em quando como hobbie ou para aliviar a patroa num domingão. Essa receita de creme branco está um perigo! A farinha cozinha antes que você coloque todo o leite. Então faça um favor para nós maridos. Dissolva primeiro as 2 e 1/2 colheres de farinha em um copo de leite frio. Assim: coloque meia colher e um pouquinho de leite e dissolva mexendo com uma colherinha. Depois mais meia colher e mais um pouquinho de leite até dissolver tudo. Se sentir que empelotou passe por peneirinha de cuar nata até ficar limpinha sem nenhuma pelota. Na panela com a manteiga e o leite já fervendo despeje a farinha dissolvida e mexa até engrossar. Pronto não tem erro. Não vai empelotar de jeito nenhum! É só ralar a noz moscada e colocar o sal. Vocês mulheres qie cozinham todos os dias deviam pensar melhor em nós maridos e facilitar mais as receitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.