Como cozinhar macaxeira (aipim ou mandioca)

Como+cozinhar+macaxeira+(6)

Macaxeira, aipim ou mandioca são alguns dos nomes pelo qual essa raiz tão brasileira é conhecida. Eu nasci na Bahia, lá chamávamos aipim, depois morei no interior de São Paulo e lá é chamada de mandioca e agora que moro em Pernambuco chamamos macaxeira.

Sempre faço receitas usando macaxeira e quando publico sempre tem alguém me perguntando como cozinhar a macaxeira, então hoje vou mostrar como faço. Eu sei que no Brasil inteiro se come macaxeira, mas como aqui no Nordeste acho que nenhum lugar se compara. Aqui comemos no café da manhã, no almoço e no jantar. Comemos doce, quando fazemos bolos, etc…, comemos cozida com manteiga, comemos frita, usamos como base em algumas receitas, ou seja o céu é o limite, hehehe.

Cozinhar macaxeira não tem segredo. É só colocar tudo no fogo com água e pronto. Mas, o problema é que o tempo pode variar muito. Você pode ter comprado uma macaxeira bem novinha que em 20 minutos vai estar pronta, ou pode ter uma raiz mais velha que vai demorar muito mais para ficar pronta. Mas, vamos começar pelo começo e ver como fiz:

Como cozinhar macaxeira (aipim ou mandioca)

  1. Escolha uma macaxeira nova, com a polpa bem branca, se tiver manchas na polpa não compre, ela não vai cozinhar nem por decreto.
  2. Se não souber escolher a macaxeira peça ajuda ao feirante ou compre ela descascada, assim você vê se a polpa está bem branquinha.
  3. Corte em pedaços grandes e lave bem para retirar toda a terra.
  4. Faça um corte no sentido do comprimento, encaixe a faca e vá soltando a casca (foto 2). Lave novamente.
  5. Coloque uma panela no fogo e quando a água estiver fervendo coloque a macaxeira. Cubra a macaxeira totalmente com a água, se alguma parte ficar para fora da água ela não cozinha direito.
  6. Não feche totalmente a panela senão ela vai derramar.
  7. Depois de uns 2o minutos acrescente o sal e se precisar coloque mais água.
  8. Quando ela começar a se abrir, a água ficar mais grossa e ela ficar mole, está pronta. É só escorrer a água.

Observação:

  • A minha ficou uns 30 minutos no fogo.

Para cozinhar a macaxeira na panela de pressão:

É mais simples e mais rápido. Coloque a macaxeira na panela, cubra com a água. Coloque o sal e leve ao fogo. Conte 15 minutos, tire a pressão da panela e veja se está boa, senão volte ao fogo e cozinhe um pouco mais.

Para fazer macaxeira frita:

Depois que a macaxeira estiver cozida, corte ela em pedaços. Em uma panela mais fundinha aqueça óleo e ponha os pedaços de macaxeira cozida. Quando dourar, vire do outro lado. Retire quando estiver todo dourado e escorra o óleo em um papel toalha.

Clique aqui para ver outras receitas com MACAXEIRA

Bem no comecinho do blog, lá em 2009, fiz um vídeo mostrando como comprar e conservar aipim. Tá muito ruim gente. hahaha #vergonha. Por minha filha eu já tinha deletado, kkkk. Mas, não tô nem aí. Então, se você quiser saber um pouquinho mais clica aí e assiste, mas não vale trollar:

Como Comprar e conservar o Aipim – Vídeo

 

Comentários

  1. patty..adoro suas dicas .. gosto muito de aipim e não sabia como conservar.. …seu vídeo está incrível.. continue assim… há muitas pessoas como eu , com muitas dúvidas até mesmo das coisas mais simples..portanto seu foco de direcionar para aqueles que não têm experiência na cozinha é extremamente útil..obrigada mais uma vez.se voce pudesse dar uma explicação de como faz cuscuz sem cuscuzeira, com um prato…seria ótimo..é apenas uma sugestão. Parabéns pelos seus esclarecimentos.. Martha

  2. Patty, aqui no Rio achar aipim bom dá um certo trabalho, eu gosto muito, agora tenho feito no cuscuzeiro (no vapor) tb batata doce e legumes ficam ótimos. Bjs.

  3. Patty,

    essa dica de colocar a macaxeira só depois de ferver a água eu não conhecia. Vou testar, gostei. Uma coisa que minha mãe fazia e que sempre deu muito certo é depois de descascar a macaxeira colocar dentro de uma vasilha e cobrir com água levar ao freezer pra congelar (não sei quantos dias dura, mas dá pra conservar bem e usar quando quiser). Depois de congelada colocar o bloco de gelo na panela e deixar no fogo derretendo que ela vai cozinhar e fica molinha molinha.

  4. Jura que vc gostou do vídeo, kkkk. Eu gosto de dar várias dicas para quem é iniciante na cozinha. Quanto ao cuscuz no prato eu não sei fazer, mas tb gostaria de aprender.
    Beijos
    Patty

  5. olá,gostaria de saber se vc sabe como fazer bolinho de mandioca com a polpa,é isso mesmo a polpa.eu comprei só a polpa da mandioca,ela vem crua e por isso não sei como fazer.Obrigada!!!

  6. Gosto de mandioca,isto é, macaxeira de mil e várias maneiras.
    Não se encontra no Rio aipim de boa qualidade facilmente.
    Aipim,mandioca,macaxeira,não importa. É muito bom!
    Ah! Aprendi como se retira a casca mais facilmente e também como reconhecer uma mandioca boa pela polpa.
    Valeu!

  7. Eu fiz com 1 kg de aipim Regina, mas esse tempo pode variar um pouco dependendo se o aipim é mais novo/fresco ou se é mais velho. Você deve observar se ele se abriu e se está mole. Espero ter te ajudado. Beijos

  8. Excelente conteúdo. Parabéns.
    Texto bem apresentado, meteórico, pra5rico e com sequência de fotos. Vou procurar-los no facebook

  9. Só para tirar uma duvida….na minha terra (Pe) macaxeira é uma coisa, mandioca é outra coisa e aipim é outra coisa! ou será que estou enganada?

  10. Madame, sou pai-mae, vim ate aqui para aprender a conservar a macaxeira, e assisti o video, muito bom. Parabens. Alias, video bonito e, respeitosamente, a senhora tambem. Perdao erros graficos, pois o computador esta com uma infeccao que troca os sinais, assim os omiti.

  11. Acontece o mesmo comigo. Não sabia que tinha que fazer a mandioca no dia. Dois dias depois, ela estava escura. Eu descasquei tirando a parte escura, depois cozinhei normalmente. Ficou perfeita.