Como Cozinhar Milho Verde na Panela de Pressão

cozinhar milho verde

Em junho reclamei aqui no blog do preço do milho, estava muito caro. Eu comprei pouquíssimo milho este ano. Mas, qual não foi a minha surpresa, quando cheguei na feira a semana passada e encontrei as espigas de milho com preço mais dygno. Comprei 5 espigas limpas por 2 reaus.

Então aproveitei e comprei para colocar uma dica aqui no blog que sempre me pedem, principalmente na época das festas juninas. Eu sei que a próxima festa junina ainda está longeee, mas como consegui milho só agora vou colocar a dica assim mesmo. Eu sei que em muitos hipermercados a gente encontra milho verde em várias épocas do ano, então se você quiser aproveitar e fazer milho verde cozido, veja como eu fiz:

Cozinhando Milho Verde na Panela de Pressão

Ingredientes

Milho verde em espigas

Água

Sal

Manteiga para servir

Modo de Preparo

Tire toda a palha e os cabelos do milho. Lave bem e coloque na panela de pressão. Coloque água até cobrir todas as espigas (veja o nível de segurança de sua panela e não ultrapasse), feche e leve ao fogo. NÃO COLOQUE O SAL AINDA.

Quando a panela começar a chiar marque 30 minutos. Depois retire a pressão, acrescente o sal (deixe sempre a água mais salgada do que em uma comida normal, deixe como água do mar), deixe ferver mais 10 minutos, agora sem a pressão.  Escorra a água, pincele manteiga no milho e sirva quente.

Dicas.

  • Eu gosto, de quando vou fazer milho cozido em casa, quebrar o milho no meio, fica mais fácil para comer.
  • Se você não tiver panela de pressão pode fazer em panela normal, mas vai demorar muito mais.
  • Se tiver as palhas do milho, reserve as mais tenras (as de dentro) e coloque dentro da panela para cozinhar junto com o milho, fica bom.
  • Não cozinhe o milho com o sal, os grãos ficam duros.
  • Para cozinhar, escolha milhos mais novos.

Comments

  1. Gloria says

    Amei, Patty
    São segredinhos que eu não sabia. Sempre cozinhava errado: colocando o sal já de primeira. Por isso sempre achava que ficava meio esquisito.
    Muito boa dica! Abçs

  2. Silvia Azevedo (@silvia_az) says

    Patty, foi minha salvação ter encontrado esse seu post, pois meus milhos SEMPRE ficavam com os grãos meios duros. E a culpa era do sal, que colocava antes até da água ferver. Agora, depois dessa dica, meus milhos ficam macios.
    Uma dúvida: como escolher um milho mais novo?

  3. suellem says

    Muito bom o cheirinho do milho *-* sou viciada em milho . Mas não sabia que cozinhar o melhor com a água salgada deixava os milhos duros . Obrigada por avisa

  4. Milton Benedito de sousa says

    Legal essa dica,eu tambem nao sabia que nao se deve colocar o sal na agua antes de cozinhar o milho

  5. Aline Albuquerque says

    Aqui no Rio está à duas espigas por 1,00 real só q eu cozinhei com sal e ficou duro pois não tinha lido a receita ,vim pesquisar para saber o pq ficou duro e vi o pq ,muito lerda eu rs…
    Obrigada, agora não erro mais

  6. larissa says

    bom acabei de colocar no fogo o milho obrigada pela dica pq n sabia q n podia cozinhar o milho com o sal brigada pela dica agora eh só esperar o tempo da panela .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>