Como higienizar frutas, verduras e legumes

como lavar verduras

Olá Pessoal

Nesta época do ano, com este calorão, aumentamos em muito a ingestão de sucos, saladas e frutas. Mas, para comermos esses alimentos com segurança, são necessários alguns cuidados para garantirmos saúde para a família, e cuidar da família é nossa especialidade rsrsrs.

Vou colocar aqui alguns passos para obtermos frutas, legumes e verduras livres de microoganismos , que são responsáveis pelas indesejáveis intoxicação alimentar.

Para higienizar verduras:

  1. Fazer a retirada das folhas estragadas,
  2. Lavar em água corrente, folha por folha, removendo com as mãos as sujidades visíveis,
  3. Em seguida coloque as folhas em uma vasilha com a seguinte solução: para 1 (um) litro de água acrescente 1 (uma) colher de sopa de água sanitária (ou use hipoclorito de sódio entre 2 e 2,5% de cloro ativo, siga as instruções da embalagem), as folhas tem que ficar totalmente imersa, caso haja necessidade, aumente a solução obedecendo à proporção estipulada acima,
  4. Deixe nesta solução por 20 minutos,
  5. Enxague em água corrente tratada,

Para higienizar legumes:

Siga o mesmo procedimento que você fez com as verduras, tomando o cuidado de esfregar bem os que vão ser ingeridos com a casca para ajudar na eliminação dos agrotóxicos:

  1.  Use bucha própria para lavar os legumes,
  2. Coloque numa solução de água sanitária igual a das verduras, deixe pelo mesmo período de tempo,
  3.  Faça o enxague em água corrente e tratada,

Eu tive um problema sério com o meu caçula, uma pancreatite por agrotóxico no tomate, aquela coisa de criança apressada para brincar, e não quer perder tempo, apanha o que tá na frente e sai comendo sem lavar, por mais que cuidemos nos escapam, mas aprendemos com os sofrimentos também, desde então nos acostumamos a comer o tomate sem casca, eu acho até mais gostoso.

Para higienizar frutas:

Para as frutas que vão ser ingeridas com casca:

  • Lave em água corrente tratada,
  • Use esponja (esfregue bem), para eliminar o máximo possível de agrotóxico,
  • Deixe também na solução de água clorada pelo mesmo período,
  • Enxaguando também em água tratada.

Observação: Esta regra vale também para as frutas que vão ser consumidas sem casca, pois no momento do corte, se não fizermos o procedimento de limpeza e desinfecção, estaremos através da lâmina da faca, contaminando de fora para dentro.

Vale lembrar que a melhor coisa é se possível dar preferência aos orgânicos que não utilizam agrotóxicos, atentando que é necessário fazer a limpeza e desinfecção correta, pois o plantio é feito na terra e por isto não estão livres das bactérias.

Existem ainda os hidropônicos, que são cultivados em estufas e não possuem agrotóxicos, estes pela legislação só necessitam de limpeza, mas eu particularmente, não cofio, acho melhor fazer a desinfecção, seguro morreu de velho.

Hoje virou febre os produtos já limpos, cortados e embalados, expostos nas gôndolas dos supermercados, uma maravilha para o mundo moderno, mas inspecione bem, é isto mesmo, inspecione soou como fiscalização? É isto que devemos fazer inspecionar, o melhor fiscal é o consumidor, verifique procedência, desinfecção, acondicionamento.

Como necessitamos de praticidade, uma boa opção para higienizar as frutas, verduras e legumes é o Hipoclorito de Sódio em forma de conta gota, vocês encontram em drogarias e supermercados, mas não se esqueçam de verificar o registro junto ao Ministério da Saúde, e a maneira de usar.

Caso opte por lavar os legumes, frutas e verduras, antes de acondicioná-los na geladeira, faça a guarda em vasilhas com tampa, ou saco plástico próprio, lembrando que a desinfecção das folhas com produtos químicos deve ser feita na hora do preparo.

Prevenir é sempre melhor, que remediar.

 

Abraços,

Sônia Cabrera

Consultora em Segurança Alimentar e Manipulação de Alimentos

 

 

Comments

  1. Ary Bomfim says

    Essa lavagem serve somente para veduras ou frutas que se aplicou agrotoxicos de contato pois realmente essas sugidades podem ser elimidas com lavagem e hipoclorito, no entanto, se o agrotoxico é sistemico nao resolve pois eles estao intrinsecamente nas celulas das frutas.oy verduras.
    Pir isso como nao sabemos se naquela fruta ou verdura foi aplicado um agrotoxico de contato ou sistemico o recomendado é buscar produtos organicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *