Farofa de Dendê #semanadafarofa

Fui convidada pelos Gastrotwitteiros (grupo ligado à gastronomia do Twitter), através da Dirlene D’Addio, para participar da Semana da Farofa. Pensei logo nesta Farofa de Dendê, bem baiana, com eu. Esta farofa acompanhada por um peixe com leite de coco ou com uma moqueca de peixe, siri, arraia, hum, é muito boa.
É uma farofa super simples. A única dificuldade pode ser encontrar o azeite de dendê, mas na maioria dos supermercados, principalmente os maiores você já encontra na seção que tem shoyu, molho inglês, etc…

Farofa de Dendê

Ingredientes
1/2 xícara ( de chá) de azeite de dendê

1 cebola média picada

Farinha de mandioca crua que baste

Sal a gosto

Modo de Preparo
Aqueça o azeite de dendê. Junte a cebola picada. Deixe fritar até ficar tenra. Acrescente o sal e vá juntando farinha de mandioca até obter uma mistura solta e seca. experimente o sal e se precisar é só corrigir.

Sobre o Azeite de Dendê
O azeite de Dendê é produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro (Elaeis guineensis). É muito usado na culinária baiana e africana. Podemos fazer pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó-de-camarão, abará, entre outros.

Algumas marcas:

Comments

  1. says

    Eu como baiana que sou, amo essa farofa ! ela é bem simples e fica bem crocante se após colocar a farinha ficar mexendo no fogo bem baixo. Parabéns ! Essa farofa encheu minha boca dágua ! E adorei a foto dela dentro do côco seco.
    Parabéns
    Beth

  2. José Luiz says

    Como bom baiano, eu ainda acrescento um pouco de camarão seco processado ou ligeiramente macerado(batido). Fica show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *