Iogurte Natural Caseiro

Há tempos que eu não fazia este iogurte aqui em casa. Olha, que era uma coisa que nunca faltava na nossa geladeira, mas a verdade é que há um tempão que eu não fazia.

Resolvi o “problema” na semana passada.

Como meu marido tinha comprado uma granola muito boa (com pedacinhos de coco e pedações de castanha de caju, que me fazem pecar. Gula) pensei logo em fazer o iogurte já que eu acho que o sabor fica melhor do que o do industrializado. Eu faço assim:

Iogurte Natural Caseiro

 Ingredientes

2 litros de leite integral

1 pote de iogurte natural (sem sabor, sem mel, sem nada. Purinho)

4 colheres (de sopa) de leite em pó

 

Modo de Preparo

Ferva o leite e deixe esfriar até o ponto que você coloque o dedo e aguente contar até dez, veja a foto 2 ( é mais que morno, é bem quentinho). Depois abra o pote de iogurte e mexa bem. Despeje o iogurte no leite e misture muito bem, acrescente o leite em pó e misture novamente. Coloque uma tampa e cubra com uma toalha de mesa, veja as fotos 6 e 7.

Depois coloque ele assim todo coberto dentro do forno (desligado) ou do microondas. Deixe lá por cerca de 6 horas. Passado esse tempo, abra e veja se o iogurte já está pronto. Leve para gelar e é só consumir.

Clique em cima das fotos para ver em tamanho maior

Dicas:

  1. Use produtos de boa qualidade (leite, leite em pó e iogurte). Uma boa marca vai fazer diferença.
  2. Eu costumo fazer a noite e de manhã ele já está pronto. Mas não fica tão gostoso para comer logo. Gelado fica infinitamente melhor.
  3. Logo que ficar pronto separe um copo do iogurte e guarde na geladeira. Ele vai servir para a próxima vez fazer mais iogurte, ao invés de ter que comprar. Eu faço isso só uma vez porque acho que o iogurte vai ficando ácido.
  4. Aproveite o iogurte que você fez, para fazer algumas receitas, fica ótimo. Uma boa idéia é fazer um Frozen Yogurt ou um molho para saladas.

Se você quiser fazer Iogurte Desnatado, então clique abaixo:

Como fazer iogurte desnatado em casa

Comentários

  1. Achei uma receita! Vou testar em breve. Tenho aquela iogurteira famosa, sabe. Mas não acho mais o fermento para comprar. Vou tentar sua receita em breve.
    Jokas da MI diiirce

  2. Hummmm…amei a dica. Eu amo iogurte natural, o que chamo de Coalhada. E nem sei se posso comer, pois tenho intolerancia a lactose. Mas mesmo assim de vez em quando como.
    Beijos
    ADriana

  3. Também faço assim, hoje a noite vou repor o estoque!!! òtima dica, saudável, deliciosa e econômica!!!

    Beijos

  4. Claro que pode Marcia. Fica muito bom. Sabe o que fiz estes dias aqui? Eu tinha uns pedaços de frutas congeladas no freezer (abacaxi e manga), juntei um pedaço de banana e bati no liquidificador com o iogurte. As frutas estavam congeladas então deram uma textura para o iogurte que ficou parecendo um smoothie. As crianças amaram e agora vivem me pedindo para fazer. Experimenta.
    Beijinhos

  5. Adriana a coalhada eu chamo a que é feita com leite cru. Acho que é esta diferença que se faz por aqui: Iogurte é feito com leite cozido e coalhada é com leite cru, será que estou errada?
    Bom mas o fato é que as duas coisas são deliciosas.
    Beijinhos

  6. Olá Patty

    Achei excelente esta receita, aqui vamos economizar muito, usamos iogurte todas as manhãs, misturo frutas com iogurte e granola.
    Obrigada amiga, valeu.
    Bjs.

  7. Cassia você pode acrescentar os morangos (fruta), ou polpa, ou gelatina de morango, ou suco de pacotinho de morango, bater no liquidificador e adoçar a gosto, com açúcar ou adoçante.
    Beijos

  8. Paty, mesmo se eu colocar gelatina ou suco de pacotinho é necessário o açúcar? Quanto tempo dura na geladeira?
    BJS!!!!!!! Foi uma excelente dica!!!

  9. Olá, nos ingredientes não refere leite em pó, mas na preparação sim. Já agora onde se vê leite em pó, sem ser o de bebé?
    Parabéns

  10. Não sabia que se fazia coalhada c/leite cozido,
    está portanto a minha pergunta:
    Qual d’elas é mas sádia? c/leite cru/cozido?

    Obrigada.

  11. Olá, tudo bem

    E se eu quiser fazer com um litro de leite, o que muda na receita?

    Parabens pelo site! beijos

  12. Boa tarde, adorei sua receita, muito prática! Eu só tenho uma dúvida, aqui em SC está bastante frio, isso pode atrapalhar o processo? Você tem alguma dica para driblar o clima?

    Até mais !! :)

  13. Juliana quando está frio eu enrolo em uma toalha de mesa, dando várias voltas para não ter contato com o ar frio e coloco dentro do forno desligado e fechado.
    Beijos

  14. Boa noite, outro dia vi pessoas utilizando podes de maionese os de vidro para fazer iogurte em casa.
    Sera que sua receita aceitaria esse truque? Pois facilitaria muito para nós fazermos, pois nem sempre
    temos a disposição vasilhas com tamanho suficiente para os dois litros ou mais de iogurte, e os potes
    de vidro ajudariam.
    Eu sou literalmente viciado em iogurte, pois trabalho nas ruas como vendedor e tomo um litro de iogurte
    industrializado por dia como almoço e no decorrer do dia, eu carrego o litro em minha bolsa de trabalho.
    E agora pelo preço que pago em um litro posso fazer quatro muito mais natural e saudavel. Comprava por
    achar ser dificil fazer em casa.
    Obrigado
    Deus te abençoe e a sua familia

  15. Fiz o iogurte e gostei muito. Quero saber se quando ele está pronto, devo mexer para ficar uniforme. Gostaria de saber também, se posso colocar uma colher de leitem em pó a mais.

    Grata

  16. Sim isso mesmo, desculpe eu nao me expliquei direito, podemos usar potes de vidro para acondicionar durante a fermentação? ou invez de vasilhas como panelas ou outra qualquer? Apos a mistura do leite com o iogurte podemos usar potes de vidro para aguardar a fermentação?

  17. adorei, vou começar uma dieta esse iogurte ´e uma boa, mais tenho uma duvida, posso usar potes de plastico para armazenar o iogurte na geladeira…..bjs

  18. Aqui em casa sao só duas pessoas se eu fizer com um litro de leite tenho q colocar meio iogurte e uma colher de leite em po.beijos!

  19. Boa Noite
    😉 desde mt cedo que queria comprar uma iogurteira, tive agora oportunidade de a ter e tenho andado a procura de receitas e todas elas parecem-me maravilhosas, no entanto no livrinho da maquina não diz que e necessario usar leite em po, so leite gordo, meio gordo ou magro… Porque se coloca o leite em po? Qual finalidade?
    Parabens pelo seu blog

    Cumprimentos

  20. Olá, que delícia essa receita e fácil de fazer. Sou completamente viciada em iogurte, “gasto” muito qdo vou ao supermercado. Vou ver se tenho iogurte natural em casa e preparar essa delícia, depois volto para contar como ficou, tenho certeza que dará certo :9
    Beijão

  21. Oi, Patty, adoro seu blog! Sou meio traumatizada com iogurte caseiro porque sempre que tentava fazer ele ficava muito babento, sabe? Uma consistência puxenta, como uma baba mesmo. Dei uma pesquisada e muitas pessoas também reclamavam disso, outras diziam que é comum no iogurte caseiro. Até bati no liquidificador, melhorou muito pouco, continuou com uma consistência estranha. Já aconteceu contigo? Tem alguma dica quanto a isso? Esse que você faz parece tão firme! Vou testar a sua receita! Obrigada por compartilhar. Abraço e sucesso!

  22. Mari realmente o feito em casa fica um pouco babento, mas é bem pouco. E isso depois que passa alguns dias. Esse que faço, acho que por conta do leite em pó, fica um pouco mais firme sim. O de leite desnatado tende a ficar mais babento e mais ralo também, mas não é tanto não.
    Beijos e bom fim de semana

  23. Olá Patty,

    Que bom que o google redirecionou-me para o seu blog. Estava procurando receita de yorgute natural desnatado. Por coincidência, a receita que eu já tinha no blog de coalhada caseira praticamente era a mesma usada por vc na receita de yogurte natural caseiro. Agora vou colocar lá a receita de yogurte desnatado e as suas dicas e das suas visitantes, da maneira como podemos incrementá-lo com frutas e cereais. Parabéns Patty, bom trabalho, já coloquei o seu blog em meus – LINKS DE CULINÁRIA – na coluna direita. Bjus, Ramana

  24. Estive na casa de uma amiga e comi um iogurte maravilhoso feito em casa, corri para interneti achei a receita de vocês que me parece igual a que minha amiga me falou, vou fazer espero acertar, e que fique tão bom quanto o dela, volto a me conectar para contar como foi tá… um abraço.

  25. Oi, qual a quantidade do iogurte natural? é que eu moro no Japão, e daí só tem pote tamanho grande, então se pudesse me passar a quantidade exata do iogurte puro eu agradeço!!! Pois vi pelos comentários que é muito bom, e queria fazer!!!! E o leite em pó pode ser qualquer um? é que aqui onde vende produtos brasileiros só vende o leite ninho, daí dependendo se puder ser qualquer tipo eu compro um japonês mesmo!!! Bjs!!!

  26. nossa adorei, até acrescento um pote com sabor de coco q fica mais delicia, meu marido adorou p tomar de manhã antes de ir trabalhar.obrigada .

  27. Eu acho que a cultura que vc guarda para não precisar comprar, fica cada vez melhor, e não ácido como vc falou. Basta emgienizar bem o recepiente, se possível esterilizar. Dessa forma, fica cada vez mais natural do que é comprado!

  28. Parabéns!!!! pelo site. Voces são dez. Fiz com leite de saquinho tipo A. ficou muuuuuuuito bom e uma delicia.. com mel então nem se fala.
    O grego uma delicia mas da trabalho, esse é rapidinho no microondas.

    O perigo de tudo isso, que se come come come…quando vê já foi….