Palitos de Macaxeira Assados (aipim, mandioca)

Palitos de aipim assados

Esse é um petisco delicioso, sinceramente, gosto mais do que batata frita e é saudável. Principalmente se for feita com uma macaxeira de boa qualidade, bem molinha e sem fibras.

Aqui em casa há muito tempo não faço batata frita, faço essa macaxeira assada, faço tanto para almoço e jantar, quanto para petiscar e todos gostam muito. As vezes comemos ela assim mesmo, purinha, outras faço um molhinho para acompanhar.

Aqui nessa receita já usei a macaxeira cozida, porém se você tiver alguma dúvida de como cozinhar macaxeira tem um post aqui no blog sobre isso, é só clicar aqui:

Como cozinhar macaxeira

 

A nutricionista Fernanda Zanovello nos fala dos nutrientes que tem nesse prato, veja:

MACAXEIRA (também conhecida como aipim ou mandioca)

A macaxeira (aipim ou mandioca) é fonte de carboidratos (fornece a energia necessária para nossas atividades diárias), cálcio, potássio, fósforo.

 PIMENTA-DO-REINO

Pimenta-do-reino contém piperina, substância química responsável pela ardência da pimenta (promove a liberação de endorfinas pelo cérebro, provocando sensação de bem estar), ação vasodilatadora e descongestionante, vitamina C (ação antioxidante que previne a formação de radicais livres responsáveis por danos celulares, melhora imunidade, cicatrização), vitamina A (importante para uma visão saudável, crescimento e desenvolvimento ósseo), efeito termogênico (acelera o metabolismo, contribuindo para queima de gordura corporal).

 SAL MARINHO

Sal marinho é proveniente da evaporação da água do mar. Não sofre refinamento, por isso conserva mais minerais. Contém sódio (essencial para distribuição orgânica de água e volume sanguíneo), iodo (componente dos hormônios tireoidianos T3 e T4, responsáveis pela transformação energética, crescimento, reprodução, função neuromuscular e manutenção do metabolismo celular), enxofre (auxilia no processo de detoxificação do fígado), cálcio, magnésio e flúor (essencial para o crescimento, reprodução normal e prevenção da anemia; componente dos ossos e esmalte dos dentes, prevenção de cáries e osteoporose). 

 AZEITE DE OLIVA

Azeite de oliva tem ácidos graxos monoinsaturados (que contribuem para manutenção de baixos níveis de colesterol ruim – LDL e aumento do bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose), antioxidantes (polifenóis, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres), auxilia no bom funcionamento intestinal. 

Fernanda Zanovello

CRN-9 02100272

Facebook: Fernanda Zanovello

fernandabz2009@gmail.com

 

Agora veja como fiz:

Palitos de Macaxeira Assados (aipim, mandioca)

Classificação: 51

Tempo de Cozimento: 20 minutes

Rendimento: 1

Tamanho da Porção: 4 pedaços

Calorias por Porção: 205

Palitos de Macaxeira Assados (aipim, mandioca)

Esse é um petisco delicioso, sinceramente, gosto mais do que batata frita e é saudável.

Ingredientes

  • Macaxeira cozida (aipim/mandioca)
  • Azeite de oliva
  • Pimenta-do-reino preta moída na hora
  • Sal marinho a gosto

Modo de Preparo

  1. Corte a macaxeira cozido em forma de palito e retire a fibra do meio.
  2. Unte um refratário com azeite, polvilhe sal e pimenta-do-reino moída na hora. Arrume os palitos de macaxeira no refratário. Por cima dos palitos de macaxeira coloque um pouquinho mais de azeite, sal e pimenta do reino. Leve ao forno até dourar, cerca de 20 minutos. Sirva quente.

Dicas

Prefiro moer a pimenta-do-reino na hora, fica bem mais saborosa.

Quando a macaxeira já estiver dourada na parte de baixo, pode tirar que ela já está boa. Não espere ela ficar dourada por cima, pois ela pode queimar em baixo.

Palitos assados de aipim

Comments

  1. ARIANY says

    PATY, JA VIM MT NO SEU BLOG MAS QUASE N COMENTO… ADOREI ESSE AIPIM ASSADO, AQI EM CASA ESTOU AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE MEU BB DE 3 MESES, ENTAO ESTOU CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO. MAS MEU ESPOSO AMA ESSAS BESTEIRAS, PRINCIPALMENTE AIPIM FRITO, VOU TENTAR ESSE AI…
    UMA DUVIDA: QUAL A TEMPERATURA DO FORNO?? BEIJOS

  2. says

    Oie Ariany amo quando recebo comentários pelo menos fico conhecendo quem vem aqui um pouquinho mais. Beijão.
    Quanto ao forno, deixei na temperatura média

  3. marisa dos santos says

    Eu sempre fiz frito, cozinhava e tirava o fio do meio e passava na farinha de trigo e fritava uma delicia agora vou fazer assim assado Beijos

  4. Juliana Fonseca Siqueira says

    Bom dia! Conheci seu blog por acaso, estou adorando conhecer várias receitas tão fáceis de fazer e percebe-se que você é gente como a gente, que cozinha pra família e de coração! um beijo adorei seu blog e hoje já curti sua página no face!! Te acompanharei diariamente!!

  5. Bruno Marques says

    Paty, desde 1998 ja queria fazer a mandioca assim!! Aqui em casa, a maior parte das coisas que eram fritas, agora so vou fazer assadas (a exceçao do pastel). A mandioca assada, e muitissimo mais saudavel, do que a frita no oleo!!!

  6. Dácio says

    Fiz a primeira vez, não coloquei sal e pimenta o suficiente, mas não chegou a ficar insosso, também poderia ter dado um banho maior de azeite para um dourado mais uniforme e crocância. De modo geral gostei da receita, agora só falta corrigir nos erros que cometi no preparo, obrigado pela dica.

    Possui alguma sugestão de acompanhamento chefe? Talvez um bacalhau a portuguesa? O que acha?

    Também poderia-se optar por algo mais simples como um filé de frango grelhado, não sei se combinaria bem os sabores, mas pelo menos seria uma boa divisão nutritiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *