18
set
2010

Molho de Tomates Especial

por: Patty Martins

Semana passada eu fiz a Panqueca ou Trouxinha de Espinafre, como é uma receita que não exige tanto tempo, nem tanto preparo, resolvi fazer um molho de tomates mais bem elaborado. No dia a dia faço um molho de tomates mais simples (qualquer dia coloco ele aqui)  e muitas vezes uso o em latas mesmo, mas tenho evitado (tem muito conservante, sal, etc… e eu quero ser uma velhinha [sarada] saudável).

Este é um pouquinho mais trabalhoso, mas também muito mais saboroso e de uma apresentação incrível. Se você tiver aquele tomate italiano (aquele mais comprido), use ele, vai dar uma super diferença. Quanto mais maduro os tomates, melhor, os meus não estavam tanto, neste dia.

Se você quiser também faça em grande quantidade, distribua em pequenos recipientes e congele no freezer (não no congelador, pois ele perde a qualidade). Que tal aproveitar que os tomates estão com um preço bem em conta e fazer molho para estocar.

Molho de Tomates Especial

Ingredientes

6 tomates bem maduros

1 cebola média bem picadinha

2 dentes de alho espremidos

1/2 folha de louro

1/4 de xícara (de chá) de azeite de oliva extra vírgem

+ – 1 litro de água quente

Sal a gosto

Modo de Preparo

Corte um X na parte de cima de cada tomate, tomando o cuidado de só cortar a casca. Leve uma panela com água para ferver. Quando a água começar a ferver coloque os tomates dentro dela e quando a água voltar a ferver, conte 2 a 3 minutos e retire os tomates. Coloque os tomates imediatamente em um recipiente de água com gelo, isto ajudará a casca a se desprender. Depois retire a pele do tomate, basta puxar que solta com facilidade, corte ao meio e retire as sementes, neste momento não precisa lavar os tomates, senão você vai retirar uma parte do sabor deles. Pique os tomates bem miudinho e reserve.

Em uma panela aqueça o azeite e frite o alho, depois acrescente a cebola e deixe dourar. Misture os tomates picados e a folha de louro, deixe refogar um pouco. Acrescente o litro de água quente, mexendo bem. Você vai deixar o molho cozinhar por 1 hora, se for secando, vá acrescentando mais água quente, mas tem que deixar 1 hora no fogo. Mexa de vez em quando. Acrescente o sal quando estiver quase pronto. O fogo deve estar baixo. Depois de 1 hora estará pronto.

Não é um molho ácido.

Esta receita dá em média 2 xícaras de molho pronto.

Clique nas fotos para ver maior

Dica:

Este molho é ideal para acompanhar:

  • Todo tipo de macarrão
  • Nhoque
  • Panqueca
  • Pizza
  • Etc…

**************************************************************

Não fiz minha caminhada hoje, ohhhhh, mas calma, vou fazer a tarde assistindo o Caldeirão do Huck, kkkk. Fazer esteira olhando para as paredes não dá, não é para mim. Sempre assisto alguma coisa para distrair. Né Ana? A Ana é das minhas, usa o simulador de caminhadas assistindo donamaria Braga, quinem eu, kkk. Brigadinha a todo mundo que me deu força e que está no projeto verão também.

Vamaí, 1 hora de caminhada e não vale roubar.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


12 Comentários

  1. CAMILA MARCELINO SILVEIRA disse:

    Adorei ! Vou Fazer

  2. Gostei muito. Farei amanhã.Final
    de semana e as gosturas do seu blog, Patty.
    Bjos,
    zulegal

  3. Amanda disse:

    Caso eu não tenha as folhas de louro, vai fazer muita diferença se eu não colocar?

  4. Patty, esse molho pode ser armazenado na geladeira e/ou congelado?
    Se sim, pro quanto tempo?

    Patty Martins respondeu:

    Silvia na geladeira eu deixo só por uns dois ou três dias. Mas, eu prefiro congelar. Daí bem embalado ele conserva bem por uns três meses.
    Beijo

  5. E como seria estar “bem embalado”?

    Patty Martins respondeu:

    Seria usar técnicas corretas de congelamento Silvia. Em embalagem apropriada e tirando o ar. Senão quando a gente vai comer, só tem o bagaço. A comida perdeu os componentes nutricionais.Entende?
    Beijos

  6. Lea Martins disse:

    Bom dia Patty! Amei a dica do molho, mas tenho uma outra idéia para tirar a pele dos tomates…. não sei se vc ja sabe, mas aí vai a dica, rsrsrsrs.
    Eu espeto o tomate na parte de cima com um garfo, e levo ele direto na trempe do fogão, aceso, claro rsrsrs, vou girando o garfo para o fogo passar nele todo, vc percebe que a pele vai se soltando, depois é só retirar toda pele e lavar. Abraços!!! Lea

    Patty Martins respondeu:

    Lea essa dica é muito boa. Até dei ela aqui: http://www.aquinacozinha.com/2011/01/como-tiro-a-pele-do-tomate/
    Mas, obrigada por compartilhar.
    Beijos e bom fim de semana

  7. Orlando disse:

    Patty, no molho de tomates, vc esqueceu de por salsa e bicarbonato de s´dio para tirar o acidez do molho !!…
    ah e vc esqueceu tb de ensinar como esfriar a panela de pressao, como eu te disse.
    Orlando

    Patty Martins respondeu:

    Quase nunca eu coloco salsa no molho de tomate, prefiro assim. E como tiro a pele e a semente do tomate, ele não fica ácido, mas se você quiser pode colocar uma pitada de açúcar. Só não coloque bicarbonato, pois ele altera o valor nutricional.

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook