Nesse inverno o ratatouille está aparecendo muito aqui em casa, como opção para a salada, afinal comer salada neste inverno ninguém merece. É impressão minha ou o inverno está mais rigoroso esse ano? Aqui em Garanhuns o tempo está meio louco. Tem chovido pouco (o que não é muito característico nessa época), o sol aparece quase o dia todo, apesar do vento gelado que sopra.

Então tenho feito várias versões de ratatouille e já publiquei uma aqui:

Receita de Ratatouille (no forno)

E temos comido ratatouille como acompanhamento (nas principais refeições), como petisco (com torradas, como com os Tomates Secos) e fiz este, desta vez, para comer com espaguete, assim como se fosse um molho. Ficou muito bom. Veja como eu fiz:

 

Ratatouille Com Espaguete

Ingredientes

1 berinjela

1 abobrinha

1 pimentão amarelo

1 pimentão verde

1 tomate

1 cebola

3 dentes de alho

1 ramo de alecrim

1 ramo de manjericão

1/2 xícara (de chá) de azeite (usei o extra virgem)

Sal a gosto

250 g de espaguete

Modo de Preparo

Corte a berinjela em cubos não muito pequenos e deixe de molho em água e sal. Corte a cebola em pétalas, pique o alho bem pequenininho. Pique a abobrinha, os pimentões e o tomate em cubos médios.

Coloque 2 colheres de azeite em uma panela e frite o alho, quando começar a dourar acrescente a cebola e deixe murchar (não precisa dourar), depois acrescente o manjericão e o alecrim. Despeje em um refratário e reserve.

Na mesma panela, coloque os pimentões e deixe murchar junto com o tomate. Mexa sempre. Quando murchar, despeje no refratário junto com as cebolas.

Na mesma panela coloque a abobrinha e a berinjela (escorra bem). Aqui também, você vai dar uma refogadinha, até murchar, se precisar acrescente um pouco mais de azeite. Despeje no refratário e misture tudo. Polvilhe um pouco de sal, o restante do azeite. Leve ao forno médio baixo, até secar um pouco. O meu ficou uns 15 minutos.

Cozinhe o espaguete como manda a embalagem. Deixe a água ferver, acrescente a massa e o sal e deixe ficar no ponto al dente. Escorra, coloque em um prato e sirva com o ratatouille por cima.

Dicas:

  • Dá 3 porções bem generosas.
  • Pode variar os legumes, mas fica legal se você colocar muitas variedades.
  • Se você tiver pimentão vermelho pode acrescentar, fica muito bom.

Outras opções de receitas de massas:

Farfalle ao Pesto de Manjericão e Amêndoa

Fettuccine com Molho de Shoyu e Gergelim

Lasanha fácil e prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.