Pão de Minuto

Pão de minuto

Esse pão te salva.

Sabe aquele dia que acabou o pão e você dá um dedo mindinho para não ir na padaria? Esse pão te salva.

Sabe quando você não tem mais ideia do que levar de lanche para o trabalho ou as crianças para a escola? Esse pão te salva.

Sabe quando você está doida para fazer um pão em casa, mas não tem fermento próprio para pão, nem tem tempo para deixar ele ali fermentando até dobrar de volume? Esse pão te salva.

Pois é, em aproximadamente 25 minutos você terá pão quentinho para comer. Serão 5 minutos para misturar os ingredientes e 20 minutos no forno assando.

Pão de Minuto

Ingredientes (15 pãezinhos)

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de sopa) de açúcar

1 colher (de chá) de sal

1 colher (de sopa) de fermento para bolo

2 colheres (de sopa) de manteiga

1 ovo

1 xícara (de chá) de leite

1 gema para pincelar

Modo de Preparo

Primeira coisa: Ligue o forno (temperatura média) e deixe esquentando enquanto você faz a massa.

Coloque em um recipiente os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal e fermento), misture e abra um buraco no meio. Agora coloque a manteiga, o ovo e o leite. Misture primeiramente com um garfo e depois com as mãos até formar uma bola. Retire pequenas porções de massa e modele bolinhas. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Dê uma leve batidinha na gema e pincele por cima com um pincel. Deixe espaço entre as bolinhas, pois ela cresce um pouco. Leve ao forno e deixe assar até dourar.

 

Observação:

  • No meu forno ficou 20 minutos, mas esse tempo pode variar, preste a atenção e quando ele estiver douradinho, estará bom.
  • Esse não é um pão tradicional, é um pão feito com fermento de bolo então, logicamente que ele é diferente. Eu gosto de comer ele de qualquer jeito, mas tem quem prefira com recheio, então deixo umas sugestões abaixo.

Dicas de Recheio:

  • Queijo e presunto
  • Requeijão cremoso
  • Patês diversos
  • Geleia
  • Doce de leite
  • Queijo com goiabada

Ou o que sua imaginação permitir.

Comments

  1. says

    Adriana nunca fiz com farinha de trigo com fermento, mas como a quantidade de fermento que vai é grande, acho que tem que colocar um pouquinho mais. Mas não sei te dizer com certeza.

  2. says

    Oi Patty, cheguei por acaso no seu blog e amei tudo que vi(vou ter que fazer um tour completo rsrssr).Esse pão está lindo e acho que vou preparar hoje que está caindo uma chuvinha.Bjus.

  3. Francisnaide says

    Faz muito tempo que eu procurava por esta receita a um tempo atras eu havia feito, mas perdir a receita ela é muuito boaa, vou fazer hoje mesmo.

  4. says

    Good afternoon Mrs. Patty Martins! What a beautiful post, this Crumpet must surely be a delight because I really like homemade bread. The most important is that your Crumpet is so beautiful, it made me remember the word “God”. He said the “Lord Jesus” But He answered and said. Not by bread alone doth man live, but by every word that proceeds from the mouth of ‘GOD’ Please read Chapter 4 of Matthew vrs: 4, And God bless your family at all, and stick by your sincere desire of your heart. Sincerely Publisher Cybeck.

  5. Suelem says

    Oi Patty.. que TUDOOO essa receita. gosto de pão caseiro, mas sou daquela parte citada que não tenho tempo de deixar o pão crescer e dobrar de tamanho como você mencionou.
    Tenho uma duvida, pelos ingredientes lembra muito pão caseiro, o sabor como é? Lembra pão caseiro? e fica macio?

    Bjus..
    e vc como sempre maravilhosa e trazendo receitas prá lá de fantásticas!!!

  6. says

    Faz um tempinho que acompanho o blog. Amo as receitas e dicas. Uma melhor que a outra. E esse pão, pode ter certeza que vou fazer amanhã mesmo!!

  7. says

    Oi Patty, adoro seu blog,é a primeira vez que comento. seraá que você pode me ajudar ? O que voce sabe sobre fornos eletricos? Sabe se posso fazer qualquer receita nele? Se puder me ajudar te agradeço. Beijos e continue compartilhando suas receitas conosco. Há, e sobre o,pãozinho, fica fofinho?

  8. Akira says

    Oi Patty, faz tempo que eu recebo as novidades do seu blog, acho perfeito!
    Gostaria de saber, se nesta receita eu posso usar apenas a farinha de trigo integral?
    Vou fazer esta receita hoje, já fiz várias receitas do seu blog, e todas aprovadas.
    Bjs.

  9. says

    Adorei, certamente vou fazer este pão salvador, rsrsrs… E sabe onde vou tentar assar? Na churrasqueira, hehhehe. bjs querida e obrigada por estas maravilhosas receitas.

  10. says

    Olá Akira que bom que vc gosta do blog.
    Olha usar só farinha de trigo integral fica muito duro, mas dá para substituir 1 xícara. Qualquer dia vou fazer aqui um pão de minuto integral.
    Beijinhos

  11. Natália Martins says

    Olá Patty, passei só pra te dar PARABÉNS, suas receitas são maravilhosas, já testei várias e todas dão certo, e o melhor, ficam uma delícia, cada uma melhor que a outra, sou nova de casada e suas receitas são minha salvação. PARABÉNS mais uma vez!

  12. says

    ih Josi vou ficar te devendo. Nunca tive forno elétrico então não posso te ajudar muito.
    Quanto ao pãozinho ele fica fofo, mas um pouco mais pesado que pão normal.
    Beijos

  13. Sonia says

    Olá Patty, esse pão (salvador) fez sucesso menina. Muito bom, bem prático e a aparência está linda, vou experimentar, amei essa receita.
    Bjs.

  14. says

    FIZZZZZZZZZ! Ficou delicioso, mas fiz no forno, ainda não testei na churasqueira, fiquei com medo de não dar certo e estava louca pra provar esta receita. Comi ele quentinho com café e mel. humm delicioso, parabéns!

  15. Filomena says

    Ola Bom dia vim parar aqui no seu blog porque andava a pesquisar uma maneira de fazer pao rapida
    e encontrei a sua receita , experimentei e de sabor esta optimo so acho k estava a faltar ou mais algum ingrediente pois depois de frio o pao desfaz se mt facilmente … sera que me pode dar uma ajuda ?
    bjs
    filó

  16. Núbya says

    Oi acabei de conhecer seu blog por acaso, procurando algumas dicas no google e parei aqui, sorte a minha, e fiz um tour no blog você esta de parabéns, gostaria de saber se nessa receita do pão de minuto posso usar o fermento biológico seco instantâneo?? sera que com esse fermento o pão ficaria mais leve?? Mais uma vez parabéns pelo blog bjinhos

  17. edmeia oliveira says

    Doida pra fazer esse pãozinho, mais fica fofo mesmo? fica pesado como assim?

    depois das perguntas respondidas, é só mandar ve..rrss

  18. Ana Banana says

    Oxi, menina… vou preparar esse pãozinho!! Hj aki em Ksa compramos o pior pão do mundo, numa padoca pertinho de ksa. Que decepção! Se der tudo certo, posto outro recado. Bjos.

  19. Ana Banana says

    Olá… fiz o pãozinho e quase deu briga porque era pouco pão pra pouca gente mas com mta vontade de comer, rs. Coloquei pedacinho de queijo minas no recheio e ficou excelente. Valeu pela receitinha prática que nos garante o pãozinho de cada dia, mesmo quado não queremos ir a padaria.

  20. Karin says

    Olá… Posso fazer com farinha de trigo integral? Qual a quantidade que uso?
    Muito obrigada.
    PS: você teria receitas diet e receitas que tem farinha de trigo integral? Obrigada.

  21. Gabriel Rebouças says

    Caracaaaa! parece bem facil eu to fazendo aki quando terminar eu aviso se fico bom! muito obrigado!

  22. Lu says

    oi Patty parabéns pelo seu blog amei,olha fiz o pão ficou bom mas o meu problema é que a massa grudava na mão e não consegui fazer os bolinhos será que fiz algo errado?bjos

  23. Gleice says

    oi Paty,vou querer fazer estes pães,mas gostaria de saber este fermento para pão é o fermento biológico ou o pó Royal?

  24. Lana says

    Oi, tudo bem?
    Eu adorei a receita, mas quero saber se posso colocar o pão para assar recheado de presunto e queijo.
    Obrigada!

  25. Lana says

    Oi, tudo bem?
    Eu adorei a receita, mas quero saber se posso colocar o pão para assar recheado de presunto e queijo.

  26. Danielle says

    Confesso que era totalmente descrente nessa receita, achava que não dava certo. Mas quando vi esta receita resolvi fazer, e não ficou bom, ficou ÓTIMA…parabéns pela receita!

  27. rodney braga says

    Eu fiz e ficou bom. A massa se ficar grudenta acrescente mais farinha e se ficar muito seca é só colocar mais leite. obs. manteiga não é margarina!! manteiga é mil vezes melhor..

  28. Ceyze Gomes Góes says

    Eu fiz ficou muito bom. Tem mais dessa receita facilima ai pra nós amei. Bjs e bom dia a todas vcs

  29. nagila castro says

    Patty se por queijo ralado fica bom?, e esse fermento de bolo e aquele po royal que as pessoas falam?

  30. Claudia Armijo says

    Quando vi esta receita nao tive duvidas, vou ter que fazer, fiquei com agua na boca, parabéns pelo trabalho e obrigada por dividir estas delicias.

  31. Claudia Armijo says

    Menina que pao maravilhoso, parabens pelo blog e obrigada por dividir estas delicias. Bjokas.

  32. Fábio says

    Será que se acrescentar na receita um pouco de creme de cebola e diminuísse um pouco o açúcar não ficaria um pão de cebola? poderia ainda acrescentar cebolinha de folha e salsinha para dar um tchan, um abraço.

  33. Fabiani Marinho says

    Depois que descobri seu blog fiquei muito prendada kkkkkk. Suas receitas são show, obrigada por compartilhar conosco. Vou fazer esse pão para o café do domingo.

  34. Ingryd says

    o meu nao ficou bom :/ .. fiz passo a passo mas a massa nao chegou no ponto durinha como nas fotos.. coloquei mais farinha e enrolei com ajuda da colher, a cara ficou boa, mas o gosto nao, pq como coloquei mais farinha ficou com gosto de farinha ! kk .. :/ tem alguma forma especial de mexer para a massa engrossar ?

  35. tania teles says

    Posso substituir a farinha normal por uma já com fermento? daquelas que são vendidas nos supermercados.

  36. Emanuele says

    Esse pão na minha casa é um sucesso.toda familia ama.eu subistitui o fermento de bolo por 30gr de fermento de pao!!!e se for fazer 2medidas 60 gm .faço ele doce .varios sabores e ja fiz pizzas com ele fiz um rodizio em minha casa rende muito!!com 2 medidas fiz 6discos grandes de varios sabores 4salgadas 2doces .abri ela bem fininha e ela vai ainda crescer !!sou confeiteira e amo fazer bolos e tortas e amo os pães tambem!!bjs e obrigado pela abençoada receita!!

  37. Soraia says

    Eu tentei fazer o pão, seguir passo a passo e minha massa ficou completamente ligada. Resultado não prestou para absolutamente nada!
    Na receita tem que é para colocar duas colheres de manteiga. Nesse caso é manteiga mesmo ou será margarina? Pois eu usei manteiga e me falaram que o ideal é a margarina, e que foi por esse motivo que a missa ficou ligada, isso é verdade?

  38. tatiane says

    eu fiz mas não ficou muito bom, a massa não ficou durinha , a manteiga tem q tirar da geladeira alguns minutos antes ? pq quando eu fiz eu só tirei da geladeira na hora q eu coloquei a manteiga ma receita, será q é iso ?

  39. Pamella Oliveira says

    Eu fiz agora mesmo… e ficou com gosto de bolo.. e aparentemente meio crua a massa.. Minha massa ficou perfeita aparentemente porém o gosto nao ficou de pao !! É normal ??

  40. Roseli silva marques says

    Eu fiz varias receita e ficou otimo deu certo eu gostaria que voces manda-se uma receita de bolo pao eu tinha e perdi e muito bom

  41. says

    Não fica com gosto de bolo não Pamella, mas também não fica com aquele gosto tradicional de pão porque não usamos o fermento biológico. Se ficou com gosto de massa crua é porque precisava ficar um pouquinho mais no forno.
    Beijo
    Patty

  42. ANDRESSA JAMILE says

    ACABEI DE FAZER E COLOQUEI NO FORNO AGORA E SO ESPERAR FICAR PRONTO PARA VER SE FICA BOM TOMARA QUE SIM FILHOS E O MARIDO ESPERANDO O RESULTADO

  43. Luana Amaral De Barros says

    fiz a receita, mais quando fui mexe a massa com a mão a massa ficou grudada e n queria sai, é assim mesmo?

  44. Marcco Venturelli says

    Ficou muito gostoso. Mas essas 3 xícaras de farinha não são suficientes. Foi preciso quase 5 xícaras, para dar ponto (e nem enrolei na mao, peguei e ajeitei com colher).
    Embora ele fique com um gostinho de fundo de fermento em pó ( o que é normal), ele é muito gostoso para comer com manteiga e tomando café.

  45. Natasha Pinheiro says

    Ótima receita! Simples, rápida e muito gostosa!
    Fiz recheado com calabresa e requeijão, ficou uma delicia!

  46. Dafne says

    Ain que lindos! Fiz um pão de minuto tem um tempo e ficou tão quebradiço… não curti! Vou testar sua receita. 😉
    Beijos

  47. Raquel Cunha says

    Muito obrigada pela receita! Já havia um tempinho que eu procurava uma receita de pão assim: mais básica e com fermento para bolo. Vou tentar fazer com certeza.
    Beijão!

  48. Roseli says

    Maravilha vou tentar hj pra comer com sopa de lentilha, nesse friozinho é a pedida. Obrigada pela dica, bjs…

  49. talita says

    segunda receita desse site q faço..Meu amor tá se surpreendendo..só sei fazer o básico e bolo rsrrs

  50. Cassia says

    Oii boa.noite acabei.de fazer. ..mas as bolinhas só deram 9 e segui certinho a receita..porque sera ne….logo posto a foto e falo se ficou bom

  51. Dayse Lourenço says

    Gente! Acabei de fazer. Acrescentei queijo parmesão ralado na massa. Ficou uma maravilha! Parabéns!!!

  52. Lisi says

    Patty Martins, me ajuda!!!!!!!(risos)
    Acabo de fazer minha massa… ela está mole demais.
    Eu coloquei igualzinho a sua receita.O que posso fazer agora?

  53. Alane says

    Lisi, aconteceu o mesmo comigo. Minha massa ficou mole, daí fui acrescentando farinha aos poucos pra ver se conseguia modelar… Resultado: A situação ficou pior!
    Ficou mais de 40 min no forno, com cheiro de massa solada, pãezinhos duros…
    O que será que devo ter feito de errado? Além, é claro, de ter colocado mais farinha??

  54. Karla says

    Oi Patty!

    Acabei de assar os pãezinhos, foi muito fácil misturar os ingredientes. Fiz exatamente conforme menciona em sua receita, achei que poderia ficar mais docinho. Na próxima vez, foi incrementar com recheios.. hummm deve ficar uma delícia..

  55. Flávia says

    Não funcionou e utilizei os mesmos ingredientes da receita. Os pães não cresceram. Coloquei mais fermento mas não deu certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *