18
set
2014

Receita de Ravioli de Carne

por: Patty Martins

ravioli de carne

 

De vez em quando resolvo fazer massa fresca aqui em casa, aqui gostamos muito e todo mundo entra na dança e ajuda.

Eu faço ravioli com vários tipos de recheio, há uns dias atrás fiz esse com recheio de carne, mas vejar nas dicas lá embaixo que você pode variar o recheio.

Se você tiver um cilindro, mesmo que manual, ele vai ajudar muito, mas dá para fazer com o rolo também, é um pouquinho mais difícil deixar a massa bem fina com um rolo, mas com um pouquinho de paciência dá para fazer.

Veja como eu faço:

Receita de Ravioli de Carne

Ingredientes (5 porções)

400 g de farinha de trigo

4 ovos

1/2 colher (de chá) de sal

Recheio

250 g de carne moída

2 colheres (de sopa) de óleo

2 colheres (de sopa) de cebola ralada

2 dentes de alho amassados

1 tomate picadinho bem pequeno

sal a gosto

1 pitada de pimenta do reino

Molho

Servi com molho de tomate, fiz essa receita e passei no liquidificador:

Molho de Tomates

Modo de Preparo

Sugiro que você comece pelo recheio para ele esfriar e você poder usar

 

Fazendo o recheio:

Coloque a panela no fogo para esquentar com o óleo, quando tiver bem quente coloque a carne moída e vá mexendo de vez em quando. Deixe fritar um pouco (ela junta um pouco de água e depois seca).

Quando a carne tiver frita, abra um espaço no meio e coloque o alho e a cebola, deixe fritar também e misture pela carne. Junte o tomate, o sal e a pimenta do reino, acrescente 1/2 xícara de água e deixe cozinhar tampada com fogo baixo até toda a água evaporar. Depois espere esfriar um pouco e passe no processador de alimentos para ficar tipo uma massa. Pode passar no liquidificador também, mas colocando aos poucos, bata, tire e coloque mais um pouco.

Espere esfriar completamente para usar como recheio.

Recheio de carne

Agora sim vamos fazer a massa:

Em uma tigela coloque metade da farinha de trigo e o sal, abra um espaço no meio e coloque os ovos. Com um garfo dê uma batida nos ovos e vá aos poucos incorporando a farinha de trigo, vá acrescentando o restante da farinha de trigo que você reservou até até formar uma massa que solte das mãos. Enrole a massa em papel filme e deixe descansar por uns 30 minutos.

Depois corte pedaços de massa e passe pelo cilindro, eu gosto de deixar bem fininha, pois quando junta as duas partes de massa para fechar o ravioli não vai ficar aquela coisa grossa.

Massa de ravioli

Montagem dos raviolis

Corte tiras de massa, coloque bolinhas de recheio, cubra com outra tira de massa, aperte bem retirando todo o ar de dentro e corte em quadrados ou retângulos.

Coloque uma panela com bastante água no fogo. Assim que começar a ferver junte os raviolis para cozinhar. É muito rápido, pois a massa é fresca, são cerca de 2 a 3 minutos para cozinhar. Depois com a ajuda de uma escumadeira vá tirando os raviolis e colocando na panela de molho, deixe dar mais uma fervida e pronto pode servir.

receita de ravioli passo a passo

 

Dicas:

  • Você pode fazer esses raviolis e rechear de frango, faça da mesma forma, mas use peito de frango.
  • Ou você pode fazer com recheio de queijo, basta misturar os queijos de sua preferência, mas não esqueça de deixar o recheio um pouco cremoso.
  • Você também pode servir com outros molhos, ou só com manteiga e sálvia.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


4 Comentários

  1. grazi disse:

    está com um aspecto super delicioso!

    Patty Martins respondeu:

    Oi Grazi e fica tão bommm, rs
    Beijo
    Patty

  2. Sonia disse:

    Acompanho este blog mas acho que nunca comentei… Que delicia essa receita! Obrigada pela partilha. Acho que vou comprar essa maquineta . Rsrsrs
    Bj de Portugal

    Patty Martins respondeu:

    Oi Sonia comenta mais mulher, eu amo, rs.
    Beijo
    Patty

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook