Tempero Caseiro

Estes dias eu tenho me desdobrado para cuidar da casa e fazer todo o resto. Eu tinha uma pessoa que me ajudava aqui em casa. Afinal cuidar de três filhos e fazer tudo o que tenho para fazer, não é fácil não. Mas, agora estou sem ninguém, contenção de despesas.

Então, estou tendo que faxinar, lavar e passar roupas, preparar todas as refeições, cuidar das crianças e todo o resto dentro de uma casa. Além disto tenho ajudado meu marido no escritório dele, então passo meio período fora de casa. Quando chego vou cuidar de todo o resto inclusive do blog.

Tô reclamando?

Tô, mas só um pouquinho.

Até que gosto de cuidar de tudo, o problema é que ando muito cansada e não tem sobrado tempo para cuidar de mim.

Estou tendo que deixar o almoço quase pronto toda noite e por causa disto resolvi, essa semana, fazer um tempero pronto para facilitar um pouco. Deixo esse tempero na geladeira e quando preciso temperar alguma coisa ou fazer algum prato, uso ele.

Eu gosto de picar a cebola, o tomate, amassar o alho, etc… Mas tem horas que temos que simplificar e, para mim, essa é uma destas horas.

Para variar o sabor desse tempero nos pratos, eu faço o tempero base e na hora de preparar a receita, acrescento algumas coisinhas como: Tomate, pimentão, orégano, pimenta do reino, limão, caldos (de carne ou de galinha), etc…

Veja como fiz o tempero base:

Tempero Caseiro

Ingredientes

3 cebolas médias

2 cabeças de alho (veja como descascar alho mais facilmente)

1 mão de folhas de manjericão

1 ramo de alecrim

1 maço de cheiro verde

2 colheres (de sopa) de sal

1 xicarazinha (de café) de óleo (ou azeite de oliva)

Modo de Preparo

Corte a cebola e as folhas. Coloque no liquidificador o óleo e a cebola (que fica mais líquida quando batida). Depois acrescente os outros ingredientes e bata até que fique cremoso. Coloque em um recipiente que tenha tampa e guarde na geladeira

Dicas:

  1. Conserve na geladeira.
  2. Para variar o sabor acrescente outros temperos que você goste.
  3. Coloco pouco sal, pois gosto de acrescentar sal na hora.
  4. Depois que usar o liquidificador para fazer esse tempero, lave normalmente depois despeje água fervendo nele e espere um pouco, isto faz com que o liquidificador não fique com cheiro desagradável.
  5. Pode dobrar a quantidade de ingredientes e fazer uma quantidade maior de tempero. Guarde no freezer. À medida que for precisando, retire um vidrinho do freezer e guarde na geladeira.

Comments

  1. Cila says

    ola amiga, émuito cansativo quando mal sabemos para onde nos virar mas, pessoalmente, é quando ando mais contente comigo propria.. sinto-me muito util:)
    bjus
    Cila

  2. Ana Paula Dianim says

    Como você usa esse tempero? Pra temperar carnes, frangos e peixes? Ou acrescenta em mais alguma receita?

    Adorei a dica!

    Bjs

  3. says

    Fiquei imaginando esse tempero num frango que estou pensando em fazer 😉
    Não se vou fazer uma pergunta idiota mais eu gostaria de saber quano tempo pode ficar na geladeira. Porque aqui é só meu marido e eu e ele trabalha fora então só faço comida no final de semana que é quando ele vem. O

  4. says

    Fiquei imaginando esse tempero num frango que estou pensando em fazer 😉
    Não se vou fazer uma pergunta idiota mais eu gostaria de saber quano tempo pode ficar na geladeira. Porque aqui é só meu marido e eu e ele trabalha fora então só faço comida no final de semana que é quando ele vem.

  5. Verena says

    Fiz e ficou ótimo! Usei p/ temperar carne, e também p/ fazer aquela “maionese verde” (só misturar com maionese de pote mesmo), pra colocar em sanduiches!

  6. says

    Mais uma originalidade. Eu faço só com o cheiro verde coentro, que utilizo em receitas especificas mas agora tenho de experimentar o seu tempero caseiro. Bjs.

  7. Franklin says

    O nome desse molho aqui no RS é ‘Molho Remolado’! É uma delícia e minha sogra sempre faz! Com peixe ou camarão fica INCRÍVEL!

  8. says

    Puxa “Molho Remolado” nunca tinha ouvido falar Franklin. Preciso conhecer mais a culinária sul riograndense, rs. Obrigada por compartilhar.
    Beijos

  9. maria nubia says

    Adeus o meu alho com cebola e azeite, vou fazer este agora.Adoreeeeeeeeeeeeeei…parece tempero mineiro.Obg.

  10. Lia says

    Amei seu blog, maravilhoso, pena que só descobri agora……beijos e boa sorte.
    Vc é muito batalhadora e vai vencer…

    obrigado pelas dicas…

  11. Ana Mariamail.com says

    Oi Patty,

    quanto tempo dura esse tempero?
    posso colocar tomate e pimentão sem medo de estragar?
    precisa de sal para conservar?
    Uma amiga minha faz um parecido mas coloca sal, segundo ela se não colocar estraga rápido.
    Aguardo sua resposta.
    Beijos.

  12. oneise costa de abreu nascimento says

    olá, eu gostei muito da dica, quero deixar de usar esses temperos industrializados, e vou fazer este.

  13. says

    Eu fiz e o meu durou cerca de 1 mês na geladeira e estragou. Se você acrescentar pimentão e tomate ele estraga mais rápido mesmo na geladeira.
    Sim eu coloco um pouco de sal e um pouco de óleo ´pois ajuda a conservar.
    Espero ter respondido tudo, rs
    Beijos

  14. Édina Pecene says

    Olá, adorei esse tempero vou correndo fazer, trabalho fora e não tenho muito tempo.
    Patty, tire minha dúvida, tenho um pacote de camarão congelado faz um ano, gostaria de saber se ainda posso usá-lo.
    Será que não estragou?
    Beijos.

  15. walrita koetzler fuhrmannn says

    Já preprei este tempero da receita muito gostoso adorei bom..bom.., sempre uso alecrim no feijão ..peixe…carne de frango em tudo que eu acho que alecrim vai bem, mangericão nas carnes ..feijão…nos molhos em geral…carnes de panela delicia muito bom,…

  16. ana lucia rocha says

    vou fazer para usar no frango ,espero que meu marido goste ,eu só não tenho alecrim aqui em casa ,mais tenho no meu quintal manjericão vou usar .adoro suas receitas pois são muito fácil .obrigada ,bjs

  17. Fernanda Foltran says

    Nossa, muuuuito obrigada!!! Difícil achar tempero que não seja com muito sal e no meu caso, que sou hipertensa, fico perdidinha… Tb trabalho fora, sou esposa, mãe e dona de casa, preciso ter algo prático no meu dia a dia. Valeu!!!

  18. maria jose says

    Sempre tenho um tempero básico pronto, ajuda muito. A idéia do manjericao gostei muito. Obrigada.

  19. Lindóia Branco says

    Eu faço só c/alho, cebola, pimenta de cheiro e salsa, combina melhor com minhas comidas nordestinas, bem prático.

  20. edvania barbosa says

    Bom dia ,
    Patty Marins estou na correria da preparação da ceia de Natal e procurava uma receita de como preparar frango inteiro quando encontrei sua dicas.
    Estou indo para cozinha prepará-lo.
    UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!!

    ABRAÇO CARINHOSO

  21. gisele says

    Bom dia, gostaria de saber se nessa receita de tempero caseiro posso acrescentar o pimentão?, pois adoro mas meu esposo não, então é aquela briga se ele encontrar um pedacinho de pimentão na comida rs, então queria bater junto com os temperos.

  22. José francisco dos santos says

    adorei sua receita caseira gostei bem simples facial de fazer muito bom eu também sou radialista um ótimo fim de semana tudo de bom

  23. Beth says says

    Demorei encontrar, mas finalmente encontrei, graças a Deus pois não gosto de descascar cebolas. Sua receita me encantou, pois tem varias opções, eu uso todos os tipos que você mencionou, do alecrim ao manjericão, só tenho uma dúvida se misturar todos os ingredientes tem a mesma durabilidade? se possível me responda… Obrigada Patty Martins! Deus a abençoe e lhe dê muita sabedoria!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *