Tempero Caseiro

Estes dias eu tenho me desdobrado para cuidar da casa e fazer todo o resto. Eu tinha uma pessoa que me ajudava aqui em casa. Afinal cuidar de três filhos e fazer tudo o que tenho para fazer, não é fácil não. Mas, agora estou sem ninguém, contenção de despesas.

Então, estou tendo que faxinar, lavar e passar roupas, preparar todas as refeições, cuidar das crianças e todo o resto dentro de uma casa. Além disto tenho ajudado meu marido no escritório dele, então passo meio período fora de casa. Quando chego vou cuidar de todo o resto inclusive do blog.

Tô reclamando?

Tô, mas só um pouquinho.

Até que gosto de cuidar de tudo, o problema é que ando muito cansada e não tem sobrado tempo para cuidar de mim.

Estou tendo que deixar o almoço quase pronto toda noite e por causa disto resolvi, essa semana, fazer um tempero pronto para facilitar um pouco. Deixo esse tempero na geladeira e quando preciso temperar alguma coisa ou fazer algum prato, uso ele.

Eu gosto de picar a cebola, o tomate, amassar o alho, etc… Mas tem horas que temos que simplificar e, para mim, essa é uma destas horas.

Para variar o sabor desse tempero nos pratos, eu faço o tempero base e na hora de preparar a receita, acrescento algumas coisinhas como: Tomate, pimentão, orégano, pimenta do reino, limão, caldos (de carne ou de galinha), etc…

Veja como fiz o tempero base:

Tempero Caseiro

Ingredientes

3 cebolas médias

2 cabeças de alho (veja como descascar alho mais facilmente)

1 mão de folhas de manjericão

1 ramo de alecrim

1 maço de cheiro verde

2 colheres (de sopa) de sal

1 xicarazinha (de café) de óleo (ou azeite de oliva)

Modo de Preparo

Corte a cebola e as folhas. Coloque no liquidificador o óleo e a cebola (que fica mais líquida quando batida). Depois acrescente os outros ingredientes e bata até que fique cremoso. Coloque em um recipiente que tenha tampa e guarde na geladeira

Dicas:

  1. Conserve na geladeira.
  2. Para variar o sabor acrescente outros temperos que você goste.
  3. Coloco pouco sal, pois gosto de acrescentar sal na hora.
  4. Depois que usar o liquidificador para fazer esse tempero, lave normalmente depois despeje água fervendo nele e espere um pouco, isto faz com que o liquidificador não fique com cheiro desagradável.
  5. Pode dobrar a quantidade de ingredientes e fazer uma quantidade maior de tempero. Guarde no freezer. À medida que for precisando, retire um vidrinho do freezer e guarde na geladeira.

Comments

  1. gisele says

    Bom dia, gostaria de saber se nessa receita de tempero caseiro posso acrescentar o pimentão?, pois adoro mas meu esposo não, então é aquela briga se ele encontrar um pedacinho de pimentão na comida rs, então queria bater junto com os temperos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>