dica para fazer bolo

Desde que fiz o bolo da postagem anterior (Bolo de Chocolate da Beatriz) fiquei pensando em tudo que sei sobre bolos e resolvi escrever algumas dicas.
Como já disse anteriormente, não sou culinarista, não tenho cursos de confeiteira, mas faço bolos desde que me entendo por gente. Em casa mesmo, para o meu pessoal. Normalmente eu que faço os bolos de aniversário.
Então, vou colocar aqui o que fui lembrando de dicas para seu bolo dar certo. Espero que as fias queridas deixem suas dicas também aí nos comentários.

Algumas dicas para ter o bolo perfeito

Ingredientes

A Massa

Assando o Bolo

Alguns problemas que podem ocorrer:

O bolo cresceu de forma desigual no forno

O que pode ter ocorrido:

Se a massa transbordou

O que pode ter acontecido:

Se o bolo ficou muito pesado

Pode ter sido:

Se o bolo murchou

Pode ter acontecido:

Lendo assim parece que fazer um bolo é um bicho-de-sete-cabeça, mas não é não gente e quando você pegar experiência vai ver que é mais fácil um bolo dar certo do que dar errado.

E aí, o que é que você faz para seu bolo dar certo? Deixe sua dica aqui nos comentários, pois vai ser muito útil.

32 respostas

  1. Olá tudo bem?
    Vim aqui agradecer e retribuir sua visita.
    Adorei seu blog. Essas dicas para fazer o bolo vão me ajudar muito. Eu vivo batumando bolo…rs.
    Vou te seguir.
    Bjs

  2. Patty, eu também faço bolos desde que me entendo por gente e as suas dicas estão certíssimas… eu sempre digo que, não tem essa de dizer que não sabe fazer bolo… é só não ignorar nenhuma das etapas da receita e observar bem as dicas que o bolo ficará maravilhoso, assim como ficou o bolo da Beatriz!!!
    Bjuss!!!

  3. Oi, Patty,
    Tô voltando agora das minhas pequenas férias aí no nordeste. E estou tentando me inteirar aos poucos das novidades nos blogs. Boas dicas essas, eu já as sigo faz tempo.
    Gostei do bolo de chocolate e tomei conhecimento do ocorrido com a Gaby, vou lá ver o que se pode fazer, né?

    Beijinho, bom fim de semana e bom carnaval.

  4. Olá, Patty!!!!

    A-M-E-I suas dicas!!!!! Excelente para quem tem pouca experiência como eu tentar ter resultados de expert!rs 🙂 Esse bolo é especial e quero que dê tudo certo! É para o meu pai e hoje é dia dos pais! 🙂 Você acredita que o bolo que ele mais gosta é bolo de bolo? rs Pois é, quero fazer para ele e que fique gostoso, né! Obrigada pelas dicas SUUUUUUUPER valiosas de quem realmente tem experiência. Você passou tudo de forma bem didática e tudo bem separadinho por tópicos. Adorei o final, no qual você listou os problemas e as soluções, nossa, demais mesmo! Parabéns e obrigada!!!

  5. Sou dona de casa e costumo fazer bolo sempre ,meu bolo de chocolate fica lindo,mas qdo está quase pronto abaixa no meio,pode me ajudar?

  6. ADOREI!!! minha dica é também para a economia e saúde: em vez de manteiga use óleo vegetal – 1/2 copo de requeijão = 3 colheres de manteiga. Para um bolo molhadinho faça uma calda: 2 copo de água, 1/2 copo de açúcar light e cravo da índia – ferver por uns 5 min. tampe até esfriar, use em temperatura ambiente e divida o bolo no meio regando as 2 partes antes de pôr o recheio. FICA ESPECIALMENTE DELICIOSO!!!

  7. Quando assamos bolo em casa, a massa cresce e quando tiramos do forno ela murcha, o que fazer para que isso não venha a acontecer? apesar do bolo fiar bem assado e macio.
    Att: BRAZ

  8. Uma coisa que também faz o bolo murchar é excesso de açúcar na massa. E com isso, deixo a minha dica. Toda receita deve ter pelo menos uma xícara a mais que o açúcar. E, quando o bolo for de chocolate, se vc usar na massa algum achocolatado que já possui açúcar, deve diminuir também a quantidade de açúcar na receita.

  9. Aprendi e passei a adotar a dica de deixar a metade do açúcar da receita para juntar às claras em neve, quando for o caso.Deixa o bolo mais fofinho.

  10. Patty, o que fazer quando o bolo já está todo corado mas ainda cru no meio? Tentei a dica do alumínio mas não deu certo…

  11. Olá! Achei hoje esse blog maravilhoso, e ainda estou lendo os posts. Queria muito fazer um bolo, mas ficava com receio, pois nunca fiz na minha vida e achava que era um bicho de sete cabeças kkkk. Ainda sou novata na cozinha, mas vou aprendendo aos poucos.
    Enfim, depois de ler esse post, pude ver como é fácil, e essas dicas são incríveis. Vou começar a colocar em prática as coisas que estou aprendendo aqui ainda essa semana.
    Muito obrigada por nos ajudar 😉

  12. Que bom, Gisele, o seu depoimento. Fico gratificada em ver que pessoas têm se beneficiado pelo meu trabalho. Frequentemente estou abrindo vagas para o meu curso para quem quer aprender a cozinhar com agilidade e praticidade. Clica no link abaixo para se cadastrar e, quando eu abrir vagas, você ser informada por email. https://quero.aprendercozinhar.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.