Balinhas de Caju ou “Nego Bom” de Caju

Receita típica nordestina e deliciosa. Balinha feita de caju.

Direto ao ponto

Vocês conhecem “Nego Bom”? Acho que a maioria dos nordestinos vão dizer que sim. É mais ou menos parecida com a Mariola carioca, kkk, ficou na mesma? Tanto o “Nego Bom” quanto a Mariola, são doces feitos com banana e açúcar, depois são passados (as bolinhas ou os pedaços) no açúcar cristal e enrolados no papel celofane.

No meu caso, eu fiz este mesmo doce só que de caju, seria então um Nego Bom de Caju? Não sei, só sei que ficou muito bom e todo mundo aqui em casa aprovou.

Ainda ontem eu postei aqui o Doce de Caju Pastoso, pois o Doce de Caju Pastoso é a base da Balinha de Caju

Vou repetir aqui, a receita completa para não ficar confuso.

Vamos lá:

Balinhas de Caju

Ingredientes

1 kg de caju

800 g de açúcar cristal

4 colheres (de sopa) de suco de limão

Açúcar cristal para envolver as balinhas

Modo de Preparo

Corte os cajus e vá batendo aos poucos no liquidificador, se achar que precisa de um pouco (bem pouco mesmo) de água para ajudar a bater pode usar (eu não usei). Despeje sobre uma peneira e deixe escorrer um pouco. Coloque na panela, junto com o açúcar e o limão e leve para cozinhar. Mexa de vez em quando, mas quando o doce começar a ficar cremoso não pare de mexer. O ponto certo é quando o doce começa a desgrudar da panela (parecido ao ponto do brigadeiro). Unte um prato com manteiga e despeje o doce nele. Espere esfriar completamente e só então enrole as balinhas na mão e passe no açúcar cristal. Você pode quardá-las assim em uma boboniere ou enrolar em pedaços de papel celofane, como eu fiz.

Dica:

  • Eu usei o sumo que escorreu da peneira para fazer um suco, ficou muito bom.

Obs: Eu fiz o Doce de Caju Pastoso e depois de pronto retirei a metade e guardei e a outra metade voltei para o fogo e deixei apurar mais até ficar no ponto da balinha.

Veja também:

Doce de Caju em Calda
Doce de Caju Pastoso

21 respostas

  1. Oi, Patty,
    Meu pai gostava muito de doce de caju. Em minha última visita, antes de seus falecimento, levei um pacote desse doce pra ele matar a saudade.
    O caju tem um sabor intenso, mas saboroso, mas por essas bandas frias ele chega a um preço nada convidativo.
    Bjs.

  2. Patty,
    eu nao conhecia o nego bom, mas imagino que seja bem bom! Ficaram lindas essas balinhas, costumo comer umas feitas de amendoa e creme de ovo e depois passadas no papel celofane tambem. As tuas ficaram uma ternura 🙂 beijo e bom fim de semana!

  3. Puxa Fernanda que legal que você se sente assim, fico muito feliz e as portas da minha cozinha estão sempre abertas para você.

  4. MENINA SEI NÃO MAS, ESSA RECEITA MIM DEU UMA IDEIA!!!
    VOU POR ESSA IDEIA EM PRATICA SE DER CERTO VOU POSTAR.
    UM XERO. E FICA COM DEUS

  5. DUVIDA: adorei a receita mas como sou de Sao paulo, devo comprar 1 kg de caju, seria daquela fruta caju que fazemos o suco, ou da semente assada em forma de caju??? Nao de risada por favor….só me responde pelo amor d Deus Rs Rs Rs um bj Cris

  6. Ola muito bacana a receita gostei muito vou fazer, na hora que estiver no ponto vou jogar umas castanhas quebradas acho que vai fica bom.. A respeito da colega ai de São Paulo pelo amor de Deus, mada ela procurar no google o que e caju la ela vai ter informações, mas ajudando ela o caju é um pedúnculo não é a fruta a fruta é a castanha ela vai ter que que comprar o pedúnculo espero ter ajudado ela. Alias também sou paulista.

  7. Ola, Patty adorei a receita do doce caju pastoso e em calda, moro em Eldorado do carajás – PA, nessa época está começando a floração dos cajueiros, a produção é tanta que se perde, com suas receitas, vou poder aproveitar bastantes cajus.

  8. Fiz, mas me ” apavorei” com a quantidade de açúcar e dei uma reduzida legal e ficou bom mesmo assim. E ainda tem suco concentrado para fazer alguns litros de refresco…vale a pena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.