Achei uma delícia esta ideia da Consul de descobrir os segredos do Brasil. Eu tenho um monte de segredinhos, quase todos divididos aqui no blog, gosto demais de compartilhar minhas ideias, minhas descobertas e meus segredinhos. Quando vi  esta ideia da Consul para contarmos nossos segredinhos das festas regionais, no caso a Festa de São João, amei. Aqui no Nordeste as Festas Juninas são tão importantes quanto Natal, Páscoa e outras. Tem comidinhas que a gente só come nesta época do ano. Eu, por exemplo, tenho lembranças vivíssimas de minha infância com uma mesa super farta na casa de minha vó Lindaura, lá no interior da Bahia. Era licor de todo tipo, delícias de milho, bolos dos mais diversos,canjica, mungunzá e amendoim cozido. Toda  família reunida, pais, avós, tios, primos e os amigos. Sem falar da fogueira, dos fogos, da roupa de caipira, dos dias com os primos fazendo bandeirolas e balões de papel de seda coloridos para enfeitar o salão.

Então, quando vi esta ideia da Consul, não pensei duas vezes em dividir com vocês um segredinho meu de uma delícia que faço nesta época e que todo mundo come e lambe os beiços, kkk. É o Bolo de Aipim Com Leite Condensado e Caramelo. Pense em uma coisa boa. Eu tenho muitos segredinhos, mas este é realmente especial. É um bolo super úmido, feito com uma receitinha de família guardada a sete chaves.

Então, vou dividir com você,  pega o mouse e dá Ctr C e Ctr V e guarda esta receitinha que você não vai se arrepender.

PROMOÇÃO ENCERRADA

Divido este segredo, aproveito e vou participar da  promoção da Consul colocando a foto deste meu segredinho lá no site deles.Tá rolando uma promoção assim:Você  envia uma foto de seu segredo e as mais legais ficarão expostas no site da Cônsul em forma de mosaico e, no final o mosaico com todas as fotos será mostrado na TV. As 10 fotos mais comentadas ficarão em um tamanho maior que as outras.

Bora participar eu já vou colocar esta minha foto lá, coloca uma foto de um segredo seu também, não precisa ser receita, pode ser de um momento especial de uma festa junina, da sua fogueira perfeita, dos seus filhotes de caipirinhas, sei lá,pode ser de tanta coisa.

O mais legal é que as fotos mais comentadas é que vão recebendo destaque. Por isso estou te chamando para participar.

Já pensou,a minha foto ou a sua, leitor do Aqui na Cozinha, tendo destaque na TV, vai ser massa.

Agora vamos a receita desta delícia:

Bolo de Aipim com Leite Condensado e Caramelo

Ingredientes

1 kg de aipim ralado

1 lata de leite condensado

1 xícara (de chá) de manteiga

5 ovos

200 ml de leite de coco

100 ml de leite

1 xícara (de chá) de açúcar

100 g de coco fresco ralado

 

Calda – Caramelizar a forma

1 xícara (de chá) de açúcar

 

Calda para regar o bolo

1 xícara (de chá) de açúcar

3/4 xícara (de chá) de água

 

Modo de Preparo

Misture o aipim ralado com o coco (reserve um pouco para colocar por cima da massa) e a manteiga. Mexa muito bem e reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite de coco, o leite, os ovos e o açúcar. Junte este líquido com o aipim e misture muito bem. Na forma que for assar o bolo, coloque o açúcar para caramelar. Assim: Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo, vá mexendo para não queimar. Depois é só espalhar na forma. Despeje a massa na forma caramelizada, polvilhe o resto do coco por cima e leve ao forno. Forno médio por mais ou menos 40 minutos ou até que você enfie o palito e ele saia limpo.Desenforme o bolo ainda morno e depois de frio regue com a outra calda.Para fazer a calda de regar o bolo: Coloque o açúcar em uma panela e deixe chegar no ponto de caramelo. Quando estiver na cor de guaraná, acrescente a água, deixe dissolver o caramelo e pronto é só esperar esfriar para usar.

 

 

 

 

 

 

Dica:

  • Não use margarina, use uma manteiga de boa qualidade.
  • Use coco fresco, pois vai fazer muita diferença.

Sim. O aipim é a mesma coisa que macaxeira ou mandioca.

Não. Não fica muito doce, para mim fica no ponto

 

Artigo patrocinado

20 respostas

  1. realmente a decoração da festa de aniversário ficou maravilhosa. linda mesmo. e quanto ao bolo de mandioca, isso é um absurdo de bom. boa noite

  2. Parece uma delícia mesmo, me deu água na boca!

    Tenho duas dúvidas:
    – para bater os ingredientes no liquidificador tem alguma ordem, bater algumas coisa e depois ir acrescentando as outras aos poucos? Ou coloca tudo junto e bate de uma vez só?
    – o aipim é cru mesmo?

    bjs e obrigada

  3. Esse bolo parece muito ser como um que estou procurando. Não dá pra ter certeza pelo fato de não poder ver por dentro,mas pelo jeito que foi ralado, parece. Vou fazer pra ter certeza, mas se não for, tenho certeza que vai ser igual ou melhor. Vale a pena eu guardar essa receita.
    A foto ficou linda e gostei muito do site, parabéns!

    Só uma dúvida: Se não colocar a outra calda, faz alguma diferença muito drástica ou ela serve apenas pra reforçar o nome e o sabor de caramelo? (É que, apesar de eu ser uma formiga, eu evito o uso excessivo e desnecessário de açúcar pra não jogar fora o esforço da academia. Rsrsrs)

    Obrigada, beijos e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.