Bolo de Banana Caramelada

Bolo fácil de fazer. Para fazê-lo você pode usar aquelas bananas bem maduras que estão aí na sua cozinha. Veja o passo a passo em fotos.

Direto ao ponto

Este bolo é uma delícia. Pronto falei.

Hahahahaha

Lembram quando fiz o Muffin de Banana? Eu me derreti em elogios a ele também, né? Então, fiz este bolo com a mesma massa, mas de uma forma diferente. Porém, também ficou muito bom, muito bom mesmo.

Confere aí:

Bolo de Banana Caramelada

Ingredientes

1 xícara (de chá) de farinha de trigo

1/3 de xícara (de chá) de maisena (amido de milho)

1 xícara (de chá) de banana madura amassada

3 colheres (de sopa) de leite

1 colher (de chá) de essência de baunilha

1/2 xícara (de chá) de manteiga, usei margarina

1 xícara (de chá) de açúcar

1 ovo grande

1 colher (de sobremesa) de fermento em pó

Para a banana caramelada

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de água

3 bananas maduras cortada em rodelas

 

Modo de Preparo

Comece preparando a banana caramelada e só depois faça a massa, assim dará tempo da calda esfriar um pouco.

Banana Caramelada

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Quando o açúcar começar a derreter, mexa com cuidado para a calda não queimar. Assim que a calda ficar com cor de caramelo, junte a água. A calda vai endurecer, então deixe ferver até ficar líquida novamente. Agora sim acrescente as bananas que devem estar cortadas no comprimento ou em rodelas. Deixe a banana ferver na calda até cozinhar e a quantidade da calda diminuir. Coloque a calda com a banana na forma onde você vai assar o bolo. Tome o cuidado de espalhar a calda tanto pelo fundo como pelas laterais da forma.

 

A massa

Amasse as bananas e reserve. Bata na batedeira o açúcar e a manteiga até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente o ovo e bata mais. Depois junte a banana amassada a baunilha e o leite.

Agora acrescente a farinha de trigo e a maisena e só misture até incorporar muito bem. Coloque o fermento e mexa delicadamente.

Despeje a massa sobre a forma que já está com a calda e com as bananas. Leve para assar em forno médio pré-aquecido. Deixe assar por mais ou menos 30 minutos e espete um palito, quando este sair quase seco está bom. Desenforme ainda morno.

 

Obs:

  1. Eu fiz usando a banana prata, mas dá para fazer com a banana nanica (banana d’água).

15 respostas

  1. Fiquei com água na boca, juro. Sou apaixonada por bolo de banana… acho uma delícia, é um dos meus favoritos. Vou salvar nos favoritos e fazer assim que rolar umas bananinhas por aqui!

  2. Stéfany eu não unto, pois coloco a calda. Se quando esfriar, na hora de desenformar, sentir alguma dificuldade dê uma esquentadinha na forma para a calda soltar melhor

  3. Gostei da textura, da simplicidade, mas a massa não ficou muito saborosa… Gosto de farinha. Será a maizena? Não costumo usar a maizena em bolos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.