Bolo de Macaxeira com Coco e Goiabada

Bolo de macaxeira, Bolo de Aipim ou Bolo de Mandioca, dependendo do estado brasileiro em que você more, ele vai mudar de nome, mas basicamente é a mesma coisa.

É um bolo delicioso e eu sempre estou inventando para mudar um pouquinho a receita. Já fiz este bolo com coco e já fiz este bolo com goiabada, mas desta vez resolvi usar os dois juntos. Ficou bom, mas como a massa é mais pesada se eu fosse fazer este bolo novamente eu colocaria a goiabada no meio e despejava o resto da massa, pois do jeito que fiz a goiabada não afundou e ficou por cima. Fica gostoso do mesmo jeito, mas esteticamente não gostei. E nós também comemos com os olhos, né?

Mas, fora esta aparência de pizza calabresa (hahahahaha) a receita é muito boa e como o coco é ralado grosso, fica tipo uma “cocada” de macaxeira.

Eu fiz assim:

Bolo de Macaxeira com Coco e Goiabada

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

3 colheres (de sopa) de manteiga

4 ovos

100 ml de leite integral

100g de coco ralado

2 xícaras (de chá) de macaxeira ralada

1/2 colher (de chá) de sal

1 xícara (de chá) de goiabada picada

1 colher (de sopa) de fermento para bolo

Modo de Preparo

Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme, acrescente as gemas e bata um pouco mais. Acrescente a macaxeira, o coco e o leite. Misture. Bata as claras em neve e misture delicadamente na massa. Por fim coloque o fermento. Despeje em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe farinha de trigo nos pedaços da goiabada e coloque-os na massa pode ser no meio ou por cima. Leve ao forno para assar, forno médio. Quando você enfiar um palito de dente e ele sair limpo, o bolo vai estar no ponto.

Dica:

  • Use coco fruta fica bem mais gostoso do que o de pacote.

 

14 comentários em “Bolo de Macaxeira com Coco e Goiabada”

  1. Querida, estou encantada com este site. Encontrei por acaso e não deixarei mais de acessar, beijos e até breve. Adorei…………………..

  2. Olá estou apaixonad pela receitas, vou fazer esse bolo pra meu filho que gosta de macaxeira e doce.

  3. Oi adorei MAS estou esperando como fazer a PUBA!!!! quando será? : )
    Por aqui em SP será que tem em casa do norte:

  4. Nossa… parece uma delícia! Eu Amo bolod e mandioca! Faz tempo que não consigo comprar uma boa para fazer um bolo gostoso assim! Mas vou pesquisar… q agora me deu água na boca! rs
    agora… ja que gosta de goiabada talvez também goste desse bolo de goiabada com queijo…. fica super ótimo também!
    Beijinhos!!!

  5. Eu sempre quis fazer um bolo só de mandioca, mais temo em não ficar bom…vc. pode me enviar uma receita simples e que dê certo.

    Obrigada,

    Célia

  6. Adorei o bolo. Meu marido e meus filhos também. Fiz uma pequena variação: coloquei 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado, e diminuí o sal para compensar. Também coloquei só 1 xícara de açúcar, já que usei coco ralado adoçado de pacote.

  7. Ficou muito bom, mas estou com dúvidas, o bolo cresceu e ficou bem assado, mas depois, murchou e ficou todo transparente e muito molhado no fundo….. a massa fica assada por igual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.