Nos dias atuais o consumo de alimentos ricos em açúcar tem aumentado exponencialmente, trazendo inúmeros malefícios para a saúde. Dessa forma, temos que buscar alternativas para diminuir esse consumo excessivo.

Que tal ficar mais atentos a qualidade dos alimentos?

Uma boa dica é sempre preferir os alimentos in natura, integrais e sem adição de açúcar. Evitem o consumo de alimentos light ou adicionados de adoçantes artificiais, pois como o nome já diz nosso corpo os reconhece como substâncias tóxicas (artificiais). Mas, então, o que usar? Vou sugerir para vocês uma troca que irá fazer toda a diferença.

Vocês conhecem a calda do agave?

A calda de agave é extraída da planta agave azul (cactus) e é uma ótima opção para substituir o açúcar refinado.

Esse néctar é fonte de frutose, rico em minerais e adoça mais do que o açúcar com um índice glicêmico menor. Pode ser usado também por diabéticos compensados, porém com cautela, pois tem frutose, e sempre observando a alimentação por completo. Afinal, o equilíbrio é o mais importante para saúde. O ideal é que esteja acompanhado por um profissional nutricionista.
Costumo comprar o agave em lojas de produtos naturais e a aparência dele é bem parecido com o mel. O preço é em torno de R$14,00 um frasquinho (de 330 g). Tirei uma foto do que sempre tenho em casa (dá uma olhadinha).

agave+azul

Como usar o agave

Ah, querem saber como usar? A proporção seria: a cada 3 colheres de açúcar, use apenas 1 de agave. Prefira sempre o orgânico. Mas, vamos combinar que o melhor de tudo mesmo é sentir o sabor real do alimento né? Hummm, pensem que delícia sentir o gostinho da fruta sem adição de nada para adoçar ou um suco fresquinho..
Então, que tal reeducar nosso paladar e sentir mais os sabores? Vamos deixar para adoçar os alimentos em receitinhas específicas tá?

Segue uma receita deliciosa que eu inventei e sempre faço como lanche:

Doce de Banana com Agave e Cacau

Ingredientes (1 porção)

  • 1 banana
    Cacau em pó a gosto
    1 colher (de sopa) de agave
    Farelo de amaranto a gosto
    1 colher (de sopa) de óleo de coco

Modo de Preparo
Amasse a banana e misture todos os ingredientes formando uma papinha.
Depois delicie-se.

receita+banana+agave

Abraços,

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.