Como caramelizar forma para pudim

Esse é um post daqueles de dicas, de coisas simples, mas que fazem uma diferença enorme na cozinha. Caramelizar forma é uma coisa básica para quem, por exemplo, quer fazer pudim.

Muita gente deixa de fazer pudim que é uma receita super simples, onde é só bater os ingredientes no liquidificador, porque não sabe caramelizar a forma. Então, pensando nisso resolvi fazer esse post, pois caramelizar uma forma para pudim é muito fácil e você vai ver que qualquer pessoa pode fazer.

Eu vou falar de duas formas que podemos usar para caramelizar uma forma, a primeira e mais fácil, principalmente para quem é iniciante na cozinha ou não tem muito traquejo, é a caramelização com açúcar e água. Já a caramelização só com o açúcar requer um pouco mais de prática, pois é mais temperamental e qualquer deslize a calda queima.

Vamos lá:

Como caramelizar forma com açúcar e água

Ingredientes

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Coloque em uma panela o açúcar e a água, mexa bem e leve ao fogo. Agora não mexa mais. Se você ficar mexendo corre o risco de açucarar e ficar toda embolotada. Deixe a mistura de água e açúcar ferver (ela vai criar bolhas, veja a foto). A calda vai levemente mudar de cor, assim que ficar uma cor clara de caramelo pode desligar e tirar do fogo.

Agora com muito cuidado e com a ajuda de uma luva de silicone ou um pano de prato despeje a calda na forma e com a ajuda de uma colher, espalhe a calda pelas laterais da forma e pronto. Agora é só usar a forma caramelizada na sua receita.

Observação: Na hora de espalhar a calda pela forma, faça isso rápido pois a medida que a calda esfria ela vai endurecendo rapidamente.

Como caramelizar forma só com açúcar

Ingrediente

1 xícara de açúcar

Modo de Preparo

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, logo o açúcar vai ficando líquido nas beiradas, com uma colher vá puxando o açúcar derretido para o centro (mas não mexa muito para não empelotar), vá fazendo isso o tempo todo, porque senão o açúcar começa a queimar e fica muito amargo. Assim que o açúcar todo derreter e começar a pegar uma cor desligue e tire do fogo.

Despeje a calda em uma forma e espalhe com uma colher.

Observação: Se você não tem muita prática na cozinha não faça a calda só com o açúcar, é bem mais difícil.

Se quiser alguma receita de pudim, é só clicar na imagem ou no link abaixo:

Clique para pegar receitas de PUDIM

Dicas:

  • Fazer uma calda de caramelo para caramelizar uma forma é uma coisa que você tem que fazer com certa paciência, pois você não pode tirar o olho. Ela é muito rápida e qualquer minuto a mais a calda passa do ponto.
  • Assim que você ver a calda chegando na cor caramelo claro, retire do fogo imediatamente, pois ela pode queimar a qualquer momento.
  • Se você deixar a calda ficar com uma coloração muito escura, ela vai amargar. Fica muito ruim.
  • Muito cuidado ao manusear a calda quente na hora de colocar na forma, ela está muito quente e queima pra valer.

45 comentários em “Como caramelizar forma para pudim”

  1. Adoro as receitas de aquinacozinha,aprendo cada vez mais, só tenho a agradecer a Patty Marins.Muito Obrigada!

  2. Amei a dica para caramelizar, pois não tenho muito tato na cozinha mas gosto de fazer algumas coisa, só falta uma certa experiência valeu muito a dica

  3. Olá
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho feito a calda sem problema, mas ao desenformar o pudim uma boa parte dela fica la no fundo da forma. Forma aquele anel.
    Tem haver com o tipo de pudim ou com a forma de assar?
    Obrigada
    Daniela

  4. obrigada! adorei, ficou ótimo! fiz pudim de leite e agora estou fazendo torta de banana com sua receita de caramelo! abraços!

  5. Acabei de fazer para a calda como diz na receita para o pudim de geladeira e deu super certo pela primeira vez, obrigada!

  6. Ola! Vou fazer um pudim nesse final de semana, para o Dia dos Pais, e vou fazer essa sua calda, a versão com água. Qual açúcar vc usa? Olhando na foto parece ser o cristal…

  7. Eu faço a calda na panela. Derreto o açúcar, quando estiver dourado coloco um pouco de água e deixo dissolver sem mexer. Caso não tenha ficado grosso como eu desejava, coloco mais um pouco de açúcar para engrossar. Quando a calda pronta estiver morna, eu emprego. Isso é bom para iniciantes na cozinha ou pra quem não tem muitas habilidades com as panelas. São 9 colheres de açúcar e duas de água para começar a derreter e um copo de 150 ml de água para jogar no açúcar quando estiver dourado.

  8. Eu sempre erro na receita ao fazer um pudim, tenho um sorte grande nesse quesito da cozinha… ou sempre esqueço algum ingrediente. rs

  9. Bom dia, uma dúvida…eu posso fazer a calda direto na forma que vai assar o pudim?

  10. Fiz uma aventura. Não tenho forma de pudim e fiz em uma panela normal com cabo que pode ir no forno. A calda pode fazer outra pra colocar depois? Pra ficar por todo o pudim.

  11. Olá, Luiz. Espero que sua “aventura” tenho dado certa. A calda não pode ser colocada depois, mas no fundo do creme para o mesmo não grudar na forma. Quando você desenforma o pudim, ele fica de cabeça para baixo e a calda escorre por todo ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.