Categorias
Geral

COMO FAZER SALPICÃO DE FRANGO!

Nesse post eu te ensino Como Fazer um Salpicão super gostoso, e, melhor ainda, com o passo a passo completo!

Este Salpicão de Frango é um prato único, contém proteínas e legumes. É super indicado para o verão, pois é bem fresquinha. E, também, é apropriado para as festas de final de ano. Eu, na realidade, gosto de salpicão em qualquer momento. Gosto até como prato para levar para o piquenique. Você pode preparar na noite anterior, guardar na geladeira. No dia seguinte, depois de chegar da praia ou da piscina, terá esta deliciosa e refrescante salada prontinha.


Nesta receita vamos fazer com maionese e creme de leite, que eu acho perfeita para quem não gosta muito de maionese e prefere uma receita de salpicão mais leve e cremosa!


Salpicão é uma das minhas saladas favoritas e faço em diversas versões. Gosto desta daqui, de frango, mas também costumo variar: frango defumado, salmão defumado e de frios. Aqui no blog tenho uma receita de Salpicão de Kani.
Note, pelo vídeo, que usei uma tigela bem grande, de 5 litros. Mas você pode montar o salpicão em tigelas menores. Se você achar que é muito salpicão para sua família, você pode fazer a metade da receita ou, então, comer em um dia, guardar na geladeira, e comer no dia seguinte.

Salpicão de Frango

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

1 peito de frango
1 colher (de sopa) de azeite ou óleo
1/2 cebola ralada ou picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (de café) de sal
1 colher (de café) de pimenta do reino
1/2 xícara de água
1/2 cebola ralada
4 cenouras raladas
1 lata (170g) de ervilha
1 lata (170g) de milho
3 fatias de presunto picado
1/2 xícara de uva passa
1 maçã picada
3 colheres (de sopa) de cheiro verde picado
4 colheres (de sopa) de maionese
1 caixa (200g) de creme de leite

  • Opcional: batata palha
  • Ajuste o sal a gosto

Utensílio:

Travessa grande (5 litros)
Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:


Aproveite e, caso você ainda não me segue no YouTube, CLIQUE AQUI!

Modo de Preparo:

  1. A preparação desta receita se dá em três fases. A primeira, cozinhar e desfiar o peito de frango. A segunda, preparar os demais ingredientes. E, por fim, a montagem do salpicão.
  2. Primeiramente, em uma panela, coloque o azeite (ou óleo), a metade da cebola e o alho. Refogue estes temperos. Deu uma fritadinha, adicione e sal e pimenta do reino.
  3. Em seguido, adicione o peito de frango, misture e adicione água. Deixe o frango cozinhar bem. Após cozido, deixe o frango esfriar e desfie (veja dicas que dou no vídeo).
  4. Enquanto o peito de frango cozinha, prepare os demais ingredientes, cortando em cubinhos ou ralando. Eu costumo separar cada um dos ingredientes em potinhos, porque, depois, é só montar o salpicão.
  5. Em uma travessa grande, coloque o peito de frango já desfiado e espalhe. Depois adicione e espalhe cada um dos ingredientes: cebola picadinha, a cenoura, a ervilha, o milho, o presunto picadinho, a uva passa, a maça picada e o cheiro verde. Ajuste o sal!
  6. Por fim, adicione a maionese e o creme de leite e misture bem.
  7. Cubra a travessa com o papel filme (PVD) e deixe na geladeira por, no mínimo, 30 minutos. Sirva fresco ou gelado!
  8. Caso queira, na hora de levar à mesa, pode ainda acrescentar batata palha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile