Categorias
Comida Nordestina Dicas Culinárias Dicas e Truques Fruta Receita Saudável Receitas Para Iniciantes

Dica: Como Fazer Polpa de Umbu em Casa

Aprenda a fazer polpa de umbu em casa, com ela dá para fazer suco, mousse e sorvetes.

Umbu ou Imbu, como falam alguns, é uma fruta abundante no verão em muitas cidades nordestinas do Brasil. Se você mora no nordeste, provavelmente conhece essa fruta típica do sertão e se você não mora, mas tem a possibilidade de viajar para cá, não deixe de experimentar o umbu, ou o suco de umbu, a umbuzada, o sorvete de umbu, etc…

Se você tiver a chance de comprar o umbu fruta, aproveite para fazer a polpa, pois ela dura meses no freezer, daí você terá umbu praticamente o ano todo.

É muito fácil fazer a polpa, mas tem um pulo do gato. Como encontrei umbu aqui na feira vou fazer para você ver:

Como Fazer Polpa de Umbu em Casa

Ingredientes

  • Umbu
  • Água

Material necessário

  • Panela
  • Liquidificador
  • Peneira
  • Potes próprio para congelamento

Modo de Preparo

Lave muito bem os umbus, coloque em uma panela e cubra as frutas com água. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando as frutas se partirem e estejam cozidas. Desligue e espere esfriar um pouco até que você consiga mexer nela. Depois, com as mãos, vá retirando os caroços. Depois coloque os umbus, já sem o caroços, no liquidificador e bata bem. Passe a polpa pela peneira e coloque em porções em potes, cole uma etiqueta e leve para o freezer.

O pulo do gato: Para fazer a maioria das polpas de fruta, usamos a fruta in natura, mas no caso do umbu, temos que cozinhá-la, ok?

Dicas:

  • Se você não tiver potes próprios para congelamento pode usar sacos plásticos para congelar, mas observe se o saco que você comprou pode ir ao freezer.
  • Congele porções individuais, pois você não pode descongelar e depois congelar novamente, pois você perde as propriedades nutritivas do alimento.
  • Sempre coloque uma etiqueta no pote e nela escreva o nome do que tem ali e a data de validade.
  • Nesse caso, coloco a data de validade para 6 meses, se for no freezer. No congelador da geladeira dura bem menos.

Veja também:

Como Fazer Polpa de Acerola em Casa

11 respostas em “Dica: Como Fazer Polpa de Umbu em Casa”

Obrigado pela dica de congelamento e aproveitamento da polpa de umbuzeiro.Nós aqui(Forquilha-Ce temos umbuzeiros em grandes quantidades e geralmente são desperdiçadas as frutas. Agora eu vou conseguir colher, fazer a polpa e quem sabe até vender para minhas amigas.

Olá Patty estou amando seu blog. Quero tirar uma dúvida. Posso passar a acerola numa centrífuga e congelar? Estou amando as dicas de congelamento. Temos hoje uma vida agitada cheia de afazeres e precisamos otimizar o tempo. Valeu!

Aqui no nordeste essas frutas se consome maduro para fazer a poupa, Espreme poe em um saquinho apropriado e coloca no congelador, Pode fazer umbuzada, A umbuzada é feito com leite ou suco muito gostoso e nutritivo, Cozinhar umbu verde pode ser mais não é tão bom como maduro;

Eu compro Cajá (parente do umbu) e faço assim, de uma maneira simples e prática:

Coloco no vinagre por 30 minutos p/ higienização.
Depois escorro bem e coloco no freezer. Algumas horas depois que o Cajá já tá bem durinho, eu pego uma faca pequena, bem afiada e vou cortando o Cajá lado a lado, deixando sómente o caroço p/ jogar fora.
Pego as partes que cortei (poupa), coloco em uma vasilha c/ tampa e volta novamente pro freezer.

Quando vou fazer suco, tiro do freezer e espero descongelar, aí então, coloco água e açucar e bato no liquidificador.

Fica um suco delicioso !!

Só conhecia a fruta , não sabia como prepara-la para fazer suco. Corri no Google. Foi a minha salvação Meus parabéns e obrigada por me ajudar. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.