Dicas para quando você for às compras

A partir de hoje vamos ter aqui no blog as dicas da Sônia Cabrera que é consultora na área de fabricação, manipulação e comércio de alimentos desde 2006 e trabalhou durante  20 anos na Vigilância Sanitária. A Sônia é uma leitora querida aqui do blog desde o primeiro ano e  a partir de agora ela vai nos dar algumas dicas sobre manipulação de alimentos, segurança alimentar, limpeza, etc… Assuntos super importantes na cozinha de casa ou dos estabelecimentos, mas que as vezes são deixados de lado.

Eu mesma, gosto de ver tudo arrumado e limpinho  na cozinha e na casa inteira, mas vou confessar que as vezes estou tão cansada que deixo a louça para lavar depois, vou deixando a bagunça se acumular. Agora, na hora de ir à feira ou ao supermercado tenho cada vez mais me habituado a ler os rótulos e procurar saber mais sobre a procedência do alimento também. Porque comer uma comida gostosa é tudo, né meu povo, agora se além de gostosa, ela for saudável e  segura, melhor ainda. Por isso, estou tão empolgada com a participação da Sônia. Ela vai agregar muito e nos ajudar bastante.

Hoje ela começa nos dando algumas dicas muito importantes do que devemos observar quando vamos comprar alimentos. Veja:

 

DICAS PARA QUANDO VOCÊ FOR ÀS COMPRAS

 Olá gente,

Muitas vezes quando vamos ao supermercado comprar alimentos não costumamos olhar algumas informações importantes e que são essenciais. Lembram que até um tempo atrás não tínhamos nem o costume de olhar a data de validade? Hoje fazemos isso automaticamente não é? Mas, tem outras coisinhas que são importantes e que devemos olhar quando vamos às compras.

Uma coisa super importante é verificar:

  • O  n° de registro no Ministério da Agricultura ou Secretária da Agricultura para produtos de origem animal;
  • O n° de registro no Ministério da Saúde (M.S) para produtos de origem vegetal ou mista;

Alem disso, todos os produtos devem conter na embalagem:

  •  Nome do produto e marca;
  •  Nome e endereço do fabricante;
  •  Modo de conservação;
  •  Data de fabricação;
  •  Prazo de validade;
  •  Ingredientes.

PARA SUA SEGURANÇA E DE SEUS FAMILIARES:

  1. Não compre produtos com embalagem sem rótulo e sem prazo de validade ou com prazo de validade expirado;
  2. Não compre produtos com embalagens furadas, rasgadas, empoeiradas, tampas e lacres violados; latas massadas, estufadas , enferrujadas.
  3.  Não compre carne bovina que não apresente uma cor vermelha brilhante, sem escurecimento, ou manchas esverdeadas ou outras cores estranha ao produto, ela deve estar firme e não pegajosa.
  4.  Não compre carne suína que não apresente uma cor vermelha pálida, sem partes escuras, esverdeadas ou outras cores estranhas. A carne deve estar firme, não amolecida e nem pegajosa.
  5.  Não compre carne de ave que não tenha uma cor amarelo rosado, sem escurecimento ou manchas esverdeadas, também precisa estar firme e não pegajosa.
  6.  Não compre peixe se a cor não for amarelo rosado, sem escurecimento. Peixes inteiros devem ter as escamas brilhantes e bem aderidas, guelras vermelho vivo, úmidas e intactas, olhos brilhantes e salientes, o cheiro deve ser característico de mar ou algas marinhas, deve estar firme, não amolecida, nem pegajosa, em peixes inteiro, a carne deve estar presa à espinha.

 

Essas são as minhas dicas de hoje, procurem observar essas essas informações e tenha maior segurança no que você comprar e no que você vai comer. Espero que vocês tenham gostado. Qualquer coisa deixe um comentário aqui no post.

Abraços,

Sônia Cabrera

sonia-scabrera@hotmail.com

5 comentários em “Dicas para quando você for às compras”

  1. Ótimas dicas, como você disse Patty são assuntos super importantes que as vezes deixamos passar mas a partir de agora vou tentar ficar mais atento. Deixo também os agradecimentos para a Sônia. xx

  2. Oi, Patty, que legal mais essa colaboraçao no blog, com dicas mt importantes para nòs! Obrigada à vc e à Sonia!!! Beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.