Cuidados para se ter ao guardar as compras

Cuidados para se observar ao guardar as compras

Direto ao ponto

Como guardar as compras

Foto: www.sxc.hu

Olá pessoal

Na semana passada nós falamos um pouco sobre os cuidados na aquisição dos produtos alimentícios, mas de nada adianta este cuidados, se não dermos continuidade nas nossas casas, sei que muitas vezes nos escapam, pois a tarefa do lar não é fácil, principalmente para quem tem dupla jornada, sei bem como é isto, rsrsr.

Mas, vamos tentar nos organizar. No início é mais complicadinho, mais depois vira rotina e fica mais funcional, acabamos até um pouco manicadas, kkkkk.

Ao chegar das compras procure fazer a guarda primeiramente dos produtos que necessitam de congelamento e refrigeração, observe sempre o termostato do seu refrigerador e freezer, as temperaturas recomendadas são:

Produtos congelados (Bovinos, pescados, aves, legumes, produtos industriais, polpas) =  – 18°C ou a critério do fabricante.

Produtos refrigerados (ovos pasteurizados, queijos, iogurtes, manteiga, presunto, salsicha e outros) =  Máximo +5°C, ou conforme especificação do fabricante.

Legumes, verduras e frutas = temperatura ambiente ou refrigerado.

Ovos in natura = temperatura ambiente ou refrigerado.

Os ovos eu  prefiro conservar na geladeira, na caixa original,  e de preferência no interior, pois na porta a temperatura é um pouco mais baixa.

Ao acondicionar os produtos na geladeira e freezer, coloque os alimentos cozidos e pré-cozidos na parte superior, e alimentos crus na parte inferior, isto impedirá contaminação caso falte energia, ou aconteça algum problema com os aparelhos. Atente também para não superlotá-los dificultando a circulação de ar.

Os produtos não perecíveis devem ser guardados em lugar seco e arejados, longe das fontes de calor (fogão, forno), evite também expor alimentos à luz solar, principalmente os de embalagem transparente, pois irão oxidar causando a deterioração dos mesmos.

Durante a guarda procure colocar os produtos secos na parte de cima e os líquidos abaixo, organizando o armário ou prateleira de forma que os da mesma espécie fiquem juntos, afastados da parede com espaço entre si, para que o ar circule entre eles, e com o prazo de validade visível, é aconselhável colocar o recém-comprado atrás, seguindo a ordem de (PEPS), Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, isto é muito usado nos comércios de alimento, mas vale para nossas cozinhas e despensas também, e faz parte da nossa política de economia: Nada se perde.

Vale lembrar que devemos ficar atentos também na hora em que os produtos são embalados nos supermercados, já presenciei muito descuido nesta tarefa, tipo: carne na mesma sacola de hortaliças ou frios (a carne vai sofrer processo de cocção em altas temperaturas o que matará todos os microorganismos responsáveis por doenças, enquanto os frios e hortaliças na maioria das vezes serão consumidos crus), produtos úmidos com produtos secos.

Seja bem exigente, pois o alimento é fonte de vida ou doença.

Abraços,

Sônia Cabrera

Consultora na área de fabricação, manipulação e comércio de alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.