Empadão de Frango Super Fácil

Esta receita de Empadão de Frango é super fácil de fazer e usamos poucos ingredientes: dois para a massa e dois para o recheio.

Direto ao ponto

Esta receita de Empadão de Frango é super fácil de fazer e usamos poucos ingredientes: dois para a massa e dois para o recheio. No vídeo abaixo dou um passo a passo com dicas e detalhes para quem está aprendendo a cozinhar.

Em primeiro lugar quero dizer que esse empadão é aquele tipo de receita pra você salvar e guardar, pois ela é perfeita para fazer um lanche da tarde ou até mesmo uma entrada de jantar, pode ser uma torta única ou individual. Receber seus convidados ou visitas em sua casa com esse empadão, feito por você – nada de padaria – vai ser um sucesso. Que maravilha, não é?

A massa deste Empadão de Frango é aquela que derrete na boca, chamada “massa podre” (em francês: pâte brisée e em inglês: shortcrust pastry). O nome pode não ser muito apetitoso, mas este tipo de massa é muito comum para o preparo de pratos bem saborosos. Para um resultado crocante e quebradiço, é preciso que a margarina (ou manteiga) esteja bem gelada, evitando assim que o glúten se desenvolva com a manipulação e a massa fique elástica.

Se for usar a margarina, como é o caso aqui, lembre-se que ela tem de ser de uma boa marca e que tenha alto teor de gordura. Isso porque, tem margarinas que têm na sua composição muita água e, por isso, o resultado obtido na massa não será bom.

A textura quebradiça desta massa requer desenvolvimento mínimo de glúten, por isso não se deve sovar a massa, como eu explico no vídeo abaixo.

Você pode usar esta “massa podre” para fazer empadinhas, usando forminhas apropriadas e o recheio de sua preferência.

Empadão de Frango Super Fácil e Com Poucos Ingredientes

Utensílio necessário: Forma de fundo falso, caso queira desenformar o empadão. Caso não tenha, dou dicas no vídeo abaixo. O tamanho da forma deve ser entre 20 a 25 cm de diâmetro.

Ingredientes:

Massa:

1/2 kg de farinha de trigo
1 pote de 250g de margarina com sal (ou manteiga) gelada

Recheio:

1/2 kg de frango cozido e desfiado
1 copo (200 g) de requeijão cremoso
Tempero a gosto
Uma gema para pincelar a massa do empadão

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Sugestão:

Veja a dica que eu dou de “Como Desfiar Frango Usando a Panela de Pressão”.

Preparo da Massa:

  • Primeiramente, para preparar a “massa podre”, coloque em um recipiente a farinha e a margarina (ou manteiga). Comece misturando e amassando com um garfo. A mistura ficará com consistência de uma farofa ou areia molhada. Então, neste ponto, comece a amassar com a mão, até que cheque ao ponto da massa desgrudar da mão.
  • Não iremos sovar a massa, pois não queremos que ela desenvolva o glúten. Queremos uma massa quebradiça. Não acrescentamos sal, pois a margarina (ou manteiga) já tem sal.
  • Passe papel filme sobre o recipiente e guarde a massa na geladeira por uns 15 minutos, que é o tempo que você prepara o recheio.

Preparo do Recheio:

  • Em segundo lugar, vamos preparar o recheio do empadão. Presumimos que você já tenha o frango cozido e desfiado. Caso queira preparar antecipadamente, sugiro que leia e assista o vídeo “Como Desfiar Frango Usando a Panela de Pressão”. Você também pode usar uma sobra de frango cozido e temperado. Neste caso, após desfiar a sobra de frango, dê uma temperada para realçar o sabor.
  • Portanto, em outro recipiente misture o frango cozido e desfiado com o requeijão cremoso. Escolha um requeijão cremoso de boa qualidade, pois muitos que vendem por aí não passa de creme de amido, que não são saborosos. No vídeo passo dicas de outros ingredientes que você pode acrescentar no recheio. O recheio precisa ficar bem cremoso.

Montagem:

  • Em terceiro lugar, vamos à etapa da montagem do empadão. Agora é a hora de pré-aquecer o forno no médio. Vamos montar o empadão numa forma de fundo falso, caso queira desenformar o empadão. No vídeo eu explico a opção caso você não tenha uma forma de fundo falso.
  • Abra metade da massa para forrar o fundo e as laterais da forma, conformo ensino no vídeo. Note que não queremos uma camada grossa (assista as dicas).
  • Vamos colocar o recheio sobre a massa colocada na forma. Não se deve colocar recheio quente sobre a massa.
  • Com a outra metade da massa fazemos a cobertura do empadão. No vídeo dou algumas dicas e variações de como fazer esta cobertura. O resto da massa que sobrar, faça uma decoração sobre o empadão. Pincele a massa da cobertura com uma gema para dar uma coloração dourada após assado o empadão.

Assar o Empadão:

  • Agora vamos para a quarta e última etapa: assar o empadão. Leve o empadão montado ao forno médio até dourar a massa (35 a 40 minutos). Desinforme o empadão totalmente frio. No vídeo dou dicas de como desinformar o empadão, porque a massa é seca e delicada.

#eufizpatty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.