Farofa de Feijão Macassar

Receita de farofa feita com feijão macassar

Direto ao ponto

Farofa de feijão é muito gostosa e pode ser feita de muitas formas. Esta fiz com o feijão macassar, bacon e linguiça calabresa. Ficou ótima.

Você conhece o Feijão Macassar? Ele é bastante usado no Nordeste do Brasil, mas hoje em dia dá para achá-lo em todo o país. Para saber mais sobre este tipo de feijão vá até o final do post, que eu explico.

Por enquanto veja como fiz a farofa:

Farofa de Feijão Macassar

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de feijão macassar cozido e escorrido

1 cebola picadinha

1/2 xícara (de chá) de bacon picadinho

1 xícara (de chá) de linguiça calabresa picada (usei uma grande)

2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina

Cebolinha e coentro picado a gosto

Sal

1 xícara (de chá) de farinha de mandioca crua (aquela mais comum e fininha)

Modo de Preparo

Coloque o feijão em um recipiente e cubra com água. Deixe de um dia para o outro (eu coloco a noite, para cozinhar de manhã). Despeje na panela de pressão (dá para cozinhar em panela comum, só demora um pouco mais), coloque água até cobrir o feijão e leve ao fogo. Depois que a panela começar  a chiar, marque 10 minutos, tire a pressão, abra e veja se ele já está macio. Escorra a água e reserve.

Em uma panela coloque a manteiga e o bacon, leve ao fogo e deixe fritar. Acrescente a cebola e frite um pouco mais. Junte a calabresa e frite um pouco mais. Agora junte o feijão com tudo isto e coloque sal a gosto. Coloque a cebolinha e o coentro picado e por fim a farinha de mandioca. Misture bem, deixe esquentar e está pronto.

Clique nas fotos para ver maior

O que é feijão macassar?

Quando comecei a escrever este post fiquei com muita dúvida sobre esse feijão. Eu gosto de mostrar as diferenças regionais e como alguns alimentos são conhecidos com nomes diferentes em regiões diferentes do Brasil, mas a medida que eu pesquisava, mais confusa eu ficava.

Segundo o estudo sobre A Cultura do Feijão Macassar no Piauí, da Embrapa, o Feijão Macassar (Vigna unguiculata) também é chamado de Feijão Caupi ou Feijão de Corda e segundo a Wikpédia, esse feijão é o mesmo Feijão Fradinho, o que a Embrapa também diz neste estudo Agência de Informação Embrapa: Feijão Caupi.

Então espera aí, quer dizer que Feijão Macassar, Feijão de Corda e Feijão Fradinho são a mesma coisa?

Oxe, eu não acho. Eu acho o sabor deles e até a aparência um pouco diferente. Quando fiz o Feijão de Corda (aqui no blog), dá para ver que ele é um pouco mais escuro e o sabor também é um pouco diferente. Já o Feijão Fradinho eu acho que realmente pode ser o Macassar.

Quanta dúvida meu povo. Até o nome do Macassar é escrito de forma diferente, varia muito, eu encontrei: Macassar, Macássar, Macaçar, Macassa, Macáçar.

Como não sou especialista, quero pedir ajuda aos universitários. Será que você pode nos ajudar nessa questão? Se você puder, usa os comentários para nos esclarecer um pouco mais.

E aí na sua região, como esse feijão é conhecido?

Ele vende nas feiras e nos supermercados e tem de diversas marcas, separei aí algumas:

Outras farofas:

Farofa de Cenoura

Farofa de Dendê

Farofa de Cebola Com Manteiga

20 respostas

  1. Aqui na Paraíba chamamos de Macassa ele é branquinho e cozinha rápido
    A propósito gostei desta farofa que vc fez,gostaria que vc postasse uma farofa menos gordurosa.

  2. TENHO DÚVIDAS DE COMO É A ESCRITA CORRETA,MACAÇA OU MACASSAR. MAS , PELO VISTO NÃO É SÓ EU QUE TENHO DÚVIDAS, E TAMBÉM PUDE OBSERVAR QUE PODEMOS ESCREVER DE VÁRIAS FORMAS.

  3. Este feijão,na qual usou na farofa é outro bem tbém nas Minas gerais de fradinho,outro bem parecido o feijão de corda com gosto mais intenso.Chamado de feijão catador

  4. Aqui na paraiba chamamos esse jeijão de macassa. Eu faço ele assim : deixo ele de molho com 3 colheres cheia de açúcar a noite toda. No outro dia escorro, lavo bem, temporo a meu gosto e fica igual a feijão verde.

  5. ADOREI A RECEITA! AQUI NO RIO DE JANEIRO CHAMAMOS DE FRADINHO OU CARIOCA,SÓ QUE O CARIOCA É UM POUQUINHO MAIOR,PARABÉNS PELA PAGINA.BJS

  6. A sua farofa parece ser muito boa, pena eu não poder comer nada de porco! Moro em Portugal, e aqui esse feijão é chamado de feijão frade.

  7. Diz.a.lenda que o nome deste feijão surgiu com a seguinte história: Um nordestino saiu para caçar e no final do dia, sem êxito na sua caçada , encontrou um pé de feijão desconhecido, colheu um pouco dos grãos e retornou para casa com esse feijão, quando o entregou à esposa disse: hoje fiz uma “má caça” , e então a esposa deu ao feijão o nomr de “Macaça” e desde então o feijão ficou conhecido como :feijão Macaça”.

  8. O feijão fradinho que conheço, é miudinho e branco.
    Eu sempre o uso para fazer esta farofa. Fica uma delicia para comer com churrasco.

  9. Minha mâe é alagoana e diz q esse verde e o escurinho é o mesmo feijão de corda só q um verde e o outro seco..mais o branquinho ela diz q é feijão de corda de outro tipo aqui em são paulo é conhecido cono feijão fradinho q se compra em mercado ja embalado ou pesado na hora esse minha mãe compra sempre faz com jabá e calabresa fica ótimo ei ainda prefiro o feijão de corda verde majs não é dacil de encontrar.

  10. Moro em João Pessoa PB,aqui conhecemos como feijão “macassa” ,vou ensinar uma forma que faço e a família toda aprova, corto picadinho tomate,cebola e pementao refogo na manteiga com sazom pra feijão,coloco o feijão cozido e escorrido o caldo juntamente com esse refogado hoje,misturo e vou colocando a farinha de mandioca aos poucos,deixo de modo que fique tudo molhadinho ainda, não gostamos muito seco,fica uma delícia.

  11. Comi esse feijão em Pernambuco nas férias, eu e meu esposo amamos. Tentando descobrir em SP qual seria o tal feijão macassar…achei a explicação aqui. Muito bom sua matéria a respeito

  12. Conheço esse feijão macassar da foto como feijão branco. O feijão de corda é mais escuro e tem o sabor mais forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.