Categorias
Feijão e outros grãos Geral Receita Salgada Receitas Para Iniciantes

Feijoada – À minha moda

Receitada feijoada que faço aqui em casa

Hum, feijoada é uma delícia. Só que eu não gosto daquelas feijoadas com o porco quase completo dentro. Tem umas que você tem até que comer com pinça, para se livrar dos pêlos da orelha e de outras partes do porco, ai que nojo.

Por isto chamo esta feijoada de “à minha moda”. Ela é tão gostosa quanto, mas menos pesada.

Esta feijoada com as quantidades que fiz, dá para umas 15, 18 pessoas. Então, que tal fazer para o próximo sábado e reunir o povo para comer esta delícia neste friozinho. Estas comidas mais “substanciosas”, eu gosto de comer no inverno, pois não dá aquele suador, que Deus me livre.

Eu fiz assim:

Feijoada à Minha Moda

Ingredientes

1 kg de feijão preto

1 kg de carne seca

1 kg de costela salgada

2 línguas de porco salgadas

1 kg de lombo de porco fresco

4 paios

1 kg de linguiça calabresa

400 g de bacon

4 cebolas médias

4 dentes de alho

1/4 de xícara de óleo

2 folhas de louro

sal

Modo de Preparo

Na noite anterior, coloque o feijão (que já deve estar escolhido e lavado) em uma vasília e adicione água fria até uns 3 cm acima do feijão.

Em outra vasília corte e coloque a carne seca, a costela e a língua de molho em água. Troque esta água das carnes pelo menos 3 vezes, para tirar o sal.

No dia seguinte, leve o feijão ao fogo em um caldeirão grande. Escorra as carnes e coloque em outro caldeirão com água quente e deixe ferver por 30 minutos. Escorra as carnes novamente (reserve 2 xícaras do caldo) e coloque-as na panela do feijão e cozinhe por mais 30 minutos. Acrescente o lombo em pedaços médios e o caldo reservado. Cozinhe por mais 1 hora.

Acrescente os paios e as linguiças cortadas em rodelas e cozinhe até que tudo esteja macio.

Em uma frigideira frite o bacon cortado em pedacinhos no óleo, depois refogue a cebola e o alho na gordura do bacon. Junte o louro. Acrescente 2 xícaras do feijão cozido com o caldo. Amasse bem com uma colher de pau e despeje no caldeirão e acerte o sal (cuidado acrescente, se precisar, aos poucos). Mexa bem e deixe ferver mais um pouco.

Dica:

Sirva acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca, couve à mineira, laranjas descascadas e um belo molho de pimenta para os mais corajosos.

4 respostas em “Feijoada – À minha moda”

Eu aaamo feijoada, frô, ainda mais com esse friozinho que chegou hoje. Vamos aproveitar né! ;oD
Xerinhos
Paty

ah, o blog está com endereço novo, viu, é http://blogdonamelia.com e como vc é seguidora pelo painel do blogger, sugiro que pare de seguir e siga novamente, pra pegar o endereço certo e continuar recebendo as postagens, ok?! ;oD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.