Manjar de Coco é uma sobremesa super fácil e rápida de ser feita e agrada a quase todos. O Manjar de Coco é aquela  receita de  vó, que lembra infância. Se você estiver procurando uma receita sofisticada e cheia de fru fru, procure outra, pois esta é uma receita simples e nada rebuscada. Agora se você estiver procurando uma receita gostosa, achou.

Aqui fiz o Manjar Bicolor, uma parte branca e a outra marrom, com chocolate. Mas você pode fazer ela inteira de uma cor só.

Manjar Bicolor é a sobremesa que meu marido mais gosta, aliás ele e todos os irmãos dele. Na família o manjar é chamado carinhosamente de “Bunda de Mulher Gorda”, em alusão ao balanço que ele tem, kkkk, mas abafa o caso, kkk. Intimidades de família.

Bem, segundo ele, a mãe fazia um, que até hoje ele não comeu outro igual (nem o meu, snif), mas parece que o que mais se aproxima é o da irmã dele, Fafinha. Juro que da próxima vez que eu for para Salvador vou fazer um intensivão com ela sobre manjar e conto os segredos para vocês.

O que eu faço é este aí em baixo, parece que não chega aos pés do de D. Marieta, mas é bem digno. Pelo menos ouvi outras opiniões e não fiquei traumatizada.

Brincadeiras a parte, este manjar é muito bom, eu fiz assim:

Manjar de Coco Bicolor

Ingredientes:

1 litro de leite

1vidro pequeno de leite de coco (200ml)

1 pacote de coco ralado de 100g (coco fresco é béeeem melhor)

6 colheres (de sopa) de amido de milho

8 colheres (de sopa) de açúcar

2 colheres (de sopa) de achocolatado. Prefiro usar o Nescau

Calda

200g de ameixa seca sem caroço

1 xícara (de chá) de açúcar

250 ml de água

Modo de Preparo

Coloque o leite, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado em uma panela, misture bem  e leve ao fogo. Em um recipiente à parte, junte o amido de milho dissolvido em um copo de leite (que você separou do litro que usou).

Junte o amido dissolvido na panela com os outros ingredientes e mexa sempre até engrossar, deixe ferver um pouco para o amido cozinhar.

Despeje metade do manjar em uma forma untada com óleo e molhada (isto ajuda na hora de desenformar). Na outra metade que ficou na panela junte o achocolatado e misture bem. Despeje na forma por cima da massa branca. Deixe esfriar e leve para a geladeira por mais ou menos 2h ou estar frio.

A calda:

Misture as ameixas sem caroço com o açúcar e a água e leve ao fogo. Deixe ferver e engrossar levemente.

Depois que o manjar estiver gelado, passe uma faca, sem serra, dos lados da forma para soltar o manjar e desenforme. Regue com a calda de ameixa e sirva.

Dica:

A maioria das crianças preferem este manjar sem o coco ralado, por causa do bagacinho que fica na boca na hora de comer, então, se preferir, pode tirar o coco ralado que não prejudica a receita.

O passo a passo das fotos é da esquerda para a direita, de cima para baixo

11 respostas

  1. Amiga, fico só um tempinho sem vir aqui e você faz uma linda sobremesa como esta, prepara uma maravilhoda feijoada e ainda joga dominó…rsrsrs!!!
    Adorei todas as novidades…é isso aí…mudar é preciso!
    Seja muito feliz nesse novo domínio, você merece!
    Ah… meu blog não está no blogroll novo, como você disse!?

    Bjuss!!!

  2. Oi Patty! Ainda não tinha visitado o teu bolg “novo”, nem me dei conta que o link que estava no meu blog roll na estava mais atualizando! Parabéns, está bem legal! Beijos, Ju

  3. Olá, quero te adicionar na minha lista de amigos,
    Sou Lauriete Rodrigues de Almeida, nascida no dia 23 de fevereiro de 1970 em Vitória-ES, filha de Joaquim de Jesus Pinto e Laurinete Amélia Rodrigues Pinto e tem dois irmãos, Levi e Áquila. Sou casada com Reginaldo Almeida e temos uma filha chamada Julia Acsa. Eu e meu esposo, que é evangelista, somos membros da Assembléia de Deus em Ibes, Vila Velha-ES.

    Canto desde os 5 anos de idade e com 7 anos já cantava e tocava violão na igreja. Somente aos 12 anos de idade gravei o meu 1° disco (vinil). Com uma carreira abençoada, tenho gravado quase um CD por ano. Atendo convites por todo país e por todo mundo. A Minha fidelidade, seriedade e compromisso com as coisas de Deus, fazem com que minha agenda seja muito concorrida. já cantei em todo território brasileiro e tambem ja viajei para cantar em muitos outros países.

    Com uma carreira de 27 anos, com 24 CDs gravados, Sou um destaque no meio gospel capixaba, nacional e internacional.Ao longo de minha carreira, conquistei alguns prêmios como discos de ouro e de platina.

    Além de cantar, ser mãe, ser esposa, administro, junto com meu esposo, a nossa produtora fonográfica Praise Records, com sede em Vila Velha-ES, que também produz alguns CDs de outros grandes cantores. Além disso, Eu e Reginaldo também atendemos o povo capixaba em nossa loja Lauriete Music, localizada na capital do estado, com todo artigo evangélico.
    http://www.lauriete2010.blogspot.com

  4. Patty, seu manjar ficou show! Se você tiver filho, com certeza, um dia vai ouvir, que o melhor manjar do mundo é o que a mãe dele faz, pode apostar!!

  5. Bom dia Patyy

    Parabéns pela mudança, está tudo muito lindo e esse manjar me fez recordar minha infância, era meu doce preferido, minha mãe (que saudade) era especialista nesse doce.
    Concordo com a Fátima um dia seus filhos irão dizer “a minha mãe faz o nelhor manjar do mundo”
    Deus a abençoe ricamente querida.

    Bjs

  6. Boa tarde Patyy

    Há muito tempo eu vinha lembrando deste manjar que a minha mãe fazia, sou bahiana do interior e era muito comum esta sobremesa por aqui, só que hoje ela está bem velhinha e nem lembra que fazia este manjar, quando eu comento com ela. Bem não vem ao caso. O certo é que hoje pesquisando na internet entrei no seu blog e acho que encontrei a “receita perdida”, vou fazer nesse final de semana e depois te escrevo contando como ficou. Obrigada,Dilma

  7. Acho que já sei qual o segredinho da sogra, Patty!!! Ngm na geração delas usava nescau, e sim o “chocolate do padre”, e realmente, o gostinho dele é imbatível. Bjos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.