Fettuccine com Molho de Shoyu e Gergelim

Este macarrão tem inspiração chinesa. Fato.

Só não me arrisquei a chamá-lo de Fettuccine Chinês porque não sou tão entendida assim de culinária chinesa e vai que eu cometa uma heresia. Deus me livre, vocês conhecem os métodos de tortura chinesa? Nem eu, só nos filmes. Aliás nem pretendo conhecer.

Bem o meu Fettuccine com inspiração chinesa eu fiz assim:

 

Fettuccine com Molho de Shoyu e Gergelim

 

Ingredientes

250g de macarrão (meio pacote)

2 dentes de allho

1 colher (de sopa) de óleo de soja

3 colheres (de sopa) de óleo de gergelim

1 cebola cortada em pétalas

2 folhas de acelga rasgadas

2 cenouras cortadas em rodelas finas

6 colheres (de sopa) de molho shoyu

1 colher de sopa de farinha de trigo

3 colheres (de sopa) de gergelim torrado

 

Modo de Preparo

A primeira coisa para fazer este prato é torrar o gergelim. Normalmente compramos o gergelim cru (foto 2), que não tem muito sabor. O segredo para despertar o sabor do gergelim, é torrá-lo. Faça assim: Coloque o gergelim em uma panela seca (não use óleo, nem nada) e leve ao fogo. Vá mexendo sempre. Quando a panela esquentar, abaixe o fogo e continue mexendo até o gergelim ficar como na foto 3.

Para o molho

Na panela que você dourou o gergelim coloque o óleo de soja e o óleo de gergelim e doure o alho e a cebola. Depois acrescente a cenoura, a água e o shoyu. Deixe ferver até a cenoura ficar macia. Acrescente a acelga e 1 colher (de sopa) do gergelim torrado. Deixe ferver. Dilua a farinha de trigo em um pouquinho de água e acrescente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar um pouco mais e pronto.

Fettuccine

Coloque uma panela com água para ferver junto com 1 colher (de chá) de sal. Quando levantar fervura, acrescente o fettuccine e mexa para soltá-lo. Deixe cozinhar por 7 a 9 minutos ou o tempo que consta na embalagem. É fundamental que você deixe ele al dente, pois muito mole é horrível. Quando estiver no ponto, escorra a água, coloque a massa em uma travessa, despeje o molho por cima, polvilhe o restante do gergelim e bom apetite.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

 

Observação:

  • O óleo de gergelim é aquele com a tampa vermelha na foto 1. O meu eu comprei na Liberdade, em São Paulo, mas acredito que venda em qualquer loja de produtos orientais. Se você não tiver pode fazer com óleo de soja comum, mas vai faltar aquele quê, de comida de restaurante chinês.
  • Se não for prato único, esta quantidade dá para 3 porções.

14 comentários em “Fettuccine com Molho de Shoyu e Gergelim”

  1. Nossa, fiquei intrigada com esse gergelim….moro em SP-Capital e normalmente compramos o gergelim dourado ou o preto (vou ficar devendo a diferença entre eles…) minha mãe até tem um triturador (como aqueles de pimenta e sal) para poder triturar o gergelim…. parece ter ficado uma delícia, como todas as suas receitinhas!!! Bjo

  2. Maricy aqui também encontro o preto para comprar, mas o dourado não estou sabendo qual é. Um triturador de gergelim, hein, que luxo!!!
    Este gergelim que usei vc encontra aí em SP, nos supermercados, no setor de alimentos naturais.

  3. Que delícia.. Teve ter ficado bem bom.. Eu gosto bastante de óleo de gergelim, ahco que dá um gostinho muito bom no refogado ou molho..

  4. Oi, Patty! Vim conhecer seu blog, adorei as receitas! Sabe que pra essa massa eu tenho até o óleo de gergelim em casa? Acho que isso é um sinal, rs. Beijos, parabéns!

  5. Oi Patty, estou passando por aqui para colocar minha visita em dia, já olhei os posts passados e espero que agora eu possa retornar a vir diariamente. Que prato maravilhoso, amei! Linda foto! Está tendo sorteio de um kit da Vitao Alimentos no blog e a inscrição é até amanhã, se puder se inscreva. Beijinhos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.