Macarrão Alho e Óleo

Aprenda a fazer o delicioso macarrão alho e óleo e veja como é prático e rápido

Direto ao ponto

Essa é uma comidinha salvadora.

Sabe aqueles dias que você está tão cansada que fazer uma receita para o jantar está fora de questão e que a geladeira e a despensa estão mais vazias do que fim de feira? Bam bam bam, eu tenho a solução: Macarrão alho e óleo. Se for servido com uma taça de vinho, aí vira uma iguaria.

Sem mais delongas, porque o cansaço bateu, veja como eu fiz:

Macarrão Alho e Óleo

Ingredientes (4 porções)

500 g de macarrão (um pacote)

8 dentes de alho

1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem (de boa qualidade)

Folhas de manjericão ou lascas de parmesão (opcional)

Sal

Modo de Preparo

Coloque água para ferver (cerca de 5 litros), salgue e cozinhe o macarrão conforme a embalagem. se você não sabe cozinhar macarrão veja o link que coloquei nas dicas logo abaixo.

Enquanto isso, descasque e pique o alho. Eu piquei bem miúdo, mas pode ser fatiado também. Coloque o azeite em uma panela, deixe esquentar e frite o alho, mexendo para ele não queimar. Veja a foto de como ele fica. Depois que o alho estiver frito acrescente um pouquinho da água de cozimento do macarrão (eu coloco 1/4 de xícara) e misture para incorporar ao azeite e ao alho. Isso vai evitar que o azeite fique no fundo da panela quando você colocar o macarrão (o azeite va se misturar melhor com a massa). Despeje o macarrão cozido no azeite com o alho frito e misture delicadamente. Se você quiser acrescente folhas de manjericão ou lascas de queijo parmesão e sirva bem quentinho.

 

Dicas:

  • Essa receita normalmente é feita usando espaguete, talharim ou outra massa longa, usei o fusilli tricolori, pois era a única que tinha em casa no momento e como dizem que a necessidade é a mãe da invenção, fiz e ficou ótima.
  • Se você é iniciante na cozinha e não sabe direito cozinhar macarrão, fiz um post com algumas dicas que poderão te ajudar, clica aqui:

Como cozinhar Macarrão

 

 

16 respostas

  1. Patty, sabe que eu também amo macarrão deste jeito? Acho que o gostinho do azeite aliado ao da pasta é simplesmente suficiente! Aproveito e te faço um convite.
    Estou propondo a Primeira Blogagem Coletiva no Brie com Goiabada. O tema é: Lembranças de refeições da Infância” . Conto com a sua presença. Será sorteado um kit.
    Beijos
    Fabiola

  2. Paty,amo essas coisas simplea da vida,mas que enchem os olhos!Sabe como gosto do meu?Alho,azeite,bastante cheiro verde picadinho e de quebra,tomatinho cereja assado no azeite!É pra comer bem!
    Beijos

  3. patty gostei muito. moro em uma cidade de chamada de camaragibe perto de recife, gostei em saber que vc mora em garanhuns. sou curioso na cozinha adorei o jeito simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.