Como Preparar e Temperar Frango Inteiro Para Assar

Preparei um post bem completo de como como preparar e temperar frango inteiro para assar . São dicas bem úteis para quem está aprendendo a cozinhar

Direto ao ponto

Frango Temperado Inteiro

 

Essa dica de Como Preparar e Temperar Frango Inteiro Para Assar em casa é prática e facilita muito a nossa vida na cozinha. Ou seja, você perceberá que o frango fica bem temperado, é uma solução rápida e muito boa para quem está aprendendo a cozinhar.

Em primeiro lugar, quero registrar que resolvi dar essa dica porque já ouvi várias estórias de gente que coloca o frango para assar com o saco de miúdos dentro. Isso acontece. Muita gente não teve o privilégio de ter muitas oportunidades de estar na cozinha, acompanhada com alguém que tivesse a boa vontade de ensiná-las, acaba tentando fazer sozinha e algumas vezes, faz algumas coisas que não dão certo. Mas, pelo menos ela tentou, né?

Para mim, três coisas importantes para quem está aprendendo a cozinhar é calma, paciência e estar sempre tentando.

TAGS que uso nas minhas redes sociais

As duas TAGS que mais gosto aqui no blog são a de #dicas Dicas e a de Aprendendo a Cozinhar #aprendercozinhar. Acho que eu amo repartir o que sei e o que descobri para facilitar nossa vida na cozinha.

Por exemplo, cansei de ouvir gente dizendo que não consegue fazer as receitas que vê na Internet ou na maioria dos livros. Então, gosto de detalhar as coisas para que qualquer pessoa possa reproduzir a receita em casa.

Tenho uma alegria imensa quando alguém deixa um comentário dizendo que fez a receita como mostrei, e conseguiu fazer. Mais ainda quando é alguém que está aprendendo a cozinhar. Vocês não concordam que, com calma e sem se apavorar dá para, quem nunca fez nada na cozinha, preparar receitas ótimas?

Pois bem, hoje vou dividir com vocês o que sei sobre como preparar um frango inteiro para assar.

Como Preparar o Frango Antes de Temperar

  1. Se o frango estiver congelado, espere descongelar por completo.
  2. Retire o frango da embalagem.
  3. Retire um saco que vem dentro do frango, nele estão os miúdos, os pés e pescoço. Você pode guardá-los para fazer em outra ocasião, ou pode colocar para assar quando o frango já tiver quase pronto. Não coloque para assar junto, pois eles vão assar demais.
  4. Lave bem o frango com água.
  5. Esfregue limão em todo o frango, por dentro e por fora.
  6. Lave novamente o frango.
  7. Deixe escorrer.

Como Temperar um Frango Inteiro de Forma Prática

Dessa forma você tempera o frango de forma que o tempero penetra em todas as partes do frango e você não suja nenhuma tigela.

Isso mesmo, coloque o frango que você já lavou dentro de um saco. Depois disso, dentro do saco coloque também o tempero. Amarre o saco, massageie para o tempero se misturar e besuntar todo o frango e deixe na geladeira. Se você puder faça isso à noite e só de manhã coloque para assar. Se não tiver muito tempo deixe pelo menos uma hora e meia o frango no tempero.

Dica 1 – Use sempre saco limpo, de preferência novo.

Dica 2 – Depois disso, abra o saco em uma tigela, isso facilita na hora de colocar o frango e o tempero e não vai sujar todo o saco.

Dicas de Temperos Para Frango Assado

Separei aqui algumas sugestões que você pode usar para temperar o frango:

Tempero Caseiro – Foi esse que usei no frango da foto

Tempero caseiro (veja a receita aqui – 4 colheres (de sopa)
Colorau – 1 colher (de sopa)
Sal – 1 colher (de sopa)

Tempero com vinho branco

Vinho branco seco – 1 xícara (de chá)
Alho amassado – 1 colher (de sopa)
Cebola ralada – 1 un
Alecrim fresco picado – 1 ramo
Sal – 1 colher (de sopa)

Tempero com ervas

Suco de 1 limão
Ervas frescas picadas (alecrim, manjericão, salsa) – 1/2 xícara (de chá)
Sal – 1 colher (de sopa)
Pimenta-do-reino – 1 colher (de sobremesa)

Tempero com cerveja

Dentes de alho amassados – 4 un
Caldo de galinha dissolvida na cerveja – 2 tabletes
Cerveja – 1/2 lata (dá para usar a clara, mas também fica bom com a malzbier)
Sal – 1 colher (de sobremesa)

Tempero com laranja

Suco de laranja – 1 xícara (de chá)
Molho Shoyo – 2 colheres (de sopa)
Mel – 1 colher (de sopa)
Mostarda – 1 colher (de sopa)

Dica:

Escolha um dos temperos acima e misture  os ingredientes numa tigelinha e quando estiver bem misturado coloque dentro do saco sobre o frango.

Como assar frango inteiro

  1. Em primeiro lugar, passe um pouco de óleo em uma assadeira;
  2. Em segundo lugar, coloque o frango que você já retirou do saco com tempero nela;
  3. Depois disso, Cubra a assadeira com papel alumínio;
  4. Em seguida, leve ao forno médio por 40 minutos;
  5. Tire do forno e retire o papel alumínio. Cuidado para não se queimar com o vapor;
  6. Posteriormente, volte a assadeira para o forno;
  7. Aumente o forno e coloque no alto;
  8. Deixe mais uns 30 minutos ou até dourar.
Dica:

Para esclarecer, lembro que você pode assar o frango inteiro em pé no assa frango, eu prefiro assim, pois fica sequinho e não junta gordura:

Frango Assado em Pé no Assa Frango

Muito Importante:

Sempre que você  preparar frango, logo em seguida lave tudo o que usou e suas mãos também com bucha e sabão. Isto evita o risco de contaminação.

Ou seja, se você não sabe, o frango cru é uma das carnes que mais podem causar contaminação principalmente com a bactéria salmonela que é prejudicial à saúde e pode até matar. Então, lave tudo muito bem antes e ir fazer outra coisa.

80 respostas

  1. Paty, adorei as dicas! Adoro frango assado, mas não tenho costume de fazer – família pequena, sobra muito – e das vezes que fiz ficou bem mais ou menos, rs. A dica do saquinho ma tigela é nota 10, fica prático e evita sujeira 🙂 Beijos!

  2. Descobri seu blog a pouco tempo e adoro, bom saber também da sua sensibilidade de ensinar o que sabe bem detalhado e com tanto carinho, parabéns.

  3. Patty, muito bem explicado….aposto que não tem jeito de fazer esta receita de frango assado com o plástico dos miúdos dentro de novo…minha irmã mesmo já fez frango assado recheado com farofa de miúdos e ovos “com casca” o que foi motivo de muitas risadas na hora de servir o “recheio”..rsrsrs.

  4. Nossa AMEI! Nunca tentei assar um frango inteiro. Assim explicadinho não parece mais tão complicado. Gostei muito também da dica do assa frango. Antes de tentar vou comprar um desses que parece ser muito melhor mesmo fazer ele de pé! Beijos, Pam.

  5. Muito bom Patty!

    Não conhecia essa maneira de fazer frango assado, muito pratica,pode ser feita na véspera isso ajuda muito quando recebemos visitas, e gosto muito quando você orienta quanto ao perigo da contaminação cruzada, fico radiante de alegria.

    Bjs

  6. Patty,queria te parabenizar pelo blog tudo é lindo aqui as fotos nossa muito legal,já vou fazer o tempero e o frango assado depois venho aqui te dizer.Tudo de bom.Bjs !!

  7. Acabei de preparar o primeiro tempero que você sugeriu e já coloquei o frango descansar nele. Provei uma pontinha de colher e é muito delicioso mesmo. Obrigada!!

  8. Olá cara Patty gostei muito dos tipos de temperos mas agradesceria muito se pudesse me ajudar a verificar mais tipos de temperos ja faço frangos assados nas maquinas tenho um otimo tempero mas quero abrir uma casa de assados no ABC e estou a procura de varios outros tipos de temperos para frangos pode me sugerir outros ou me indicar sites, com certeza vou obter sucesso e na inauguração deixarei aqui a data para tds que quiserem me visitar especialmente voçe ok abraços e aguardo breve noticias, Luciano

  9. adorei suas dicas ,ajudam muito a dona de casa nessa correria,do dia a dia
    obrigada e muita luz.

  10. nossa, se todos os sites de receitas fossem tão bem explicados assim, seria bom… adorei ,vou experimentar amanhã mesmo..

  11. Ótimo. Pratico e fica realmente delicioso , fiz com suco de laranja , na cerveja ficaram de++++++ . Um abraço

  12. Amei e me deu uma grande idéia vou fazer para vender, por quanto posso vender tem alguma idéia grata . Parabéns!

  13. Parabéns !!!! amei sua delicadeza de explicar detalhes por detalhes isto é muita gentileza e principalmente na parte igiênica! Aplausos…. Eu sou apaixonada por frango rssrss é um TREND na minha cozinha. Costumo Fazer justo como vc indicou depois deixo a fatazia rolar rsss. Uma dica é assar o frango em saquinho apropriado para forno fica uma delícia conserva toda proteina e nao fica seco, mas cuidado p/ nao esquecer de Fazer um buraquinho no canto do saquinho, nao queremos uma explozao na cozinha né? Ah, sem esquecer que seu forno fica limpinho isso nao é bom? Eu fiquei curiosa com aquilo la do frango empé vou ver se encontro por aqui . Obrigada por todas dicas e pelo seu blog amei… bjs

  14. muito boa a dica do saco.faço batendo todos os temperos no liquidificador ( alho,cebola,pimentao,sal,p.reino,coloral,ervas a gosto e o vinho)depois masageio o frango com esse tempero e deixo marinar ate o outro dia.Esse tempero tambem serve para pernil ou costela suina de forno.

  15. Adorei a receita vou preparação pro almoço de domingo,suas receitas são praticas fáceis de entender e os ingredientes que usa são simples todo mundo tem em casa…

  16. que delicia;eu aprendir fazer frango desde pequenina;;;;;mas um frango desse e da hora//////////

  17. muito interessante aprender alguma coisa com quem já sabe, deu a dica legal
    fiz e ficou muito gostoso, agradeço sua colaboração, atravéz de vôce fiz sucesso aqui…valeu e muito obrigada…..

  18. Hummmmmmmmmmm!
    Adorei, obg pela sua dica, ficou muito gostoso e o amo da minha vida achou uma delicia.. Rsrs

  19. olá, boa tarde! olhei sua receita e achei muito interessante…estou querendo abrir uma galeteria e queria fazer um frango diferenciado de todos que já vi aqui na minha cidade. nunca fiz frango assado + tenho interesse em aprender para poder abrir meu negocio…queriar estar recebendo dicas suas no meu email se for possí[email protected]

  20. AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI SUAS RECEITAS E DICAS MARAVILHOSAS, NÃO SOU MUITO DE COZINHAS E GOSTO DE SER BEM PRÁTICA, COM TODA CERTEZA VOU OLHAR TODAS AS SUAS RECEITAS AGORA E SEGUI-LAS KKK!! AMEI, BJS

  21. Adorei esse blog. Está de parabéns! Mesmo para as pessoas que já cozinham há algum tempo, como eu, nunca sabem tudo. Vivemos sempre aprendendo um pouco aqui outro acolá. Confesso que não conhecia essa forma, aliás, nunca tinha colocados meus olhos sobre ela. Agora que sei, vou correndo comprar, kkkkkkk e, já estou ansiosa por experimentar usá-la na primeira oportunidade que for assar meu frango.
    Abraço para você, Patty Martins!

  22. Oi, fiz o frango assado com o tempero caseiro, ficou nota 20, muito boa a tua receita, minha esposa adorou, estamos abrindo um negocio na área de gastronomia e neste momento é de fazer novas experiencias e aprender com quem já sabe, obrigado pela sua ajuda e disposição em compartilhar todo o seu conhecimento.

  23. Oi eu comprei um sache de Knorr Meu Assado sabor caseiro e queria saber como posso fazer pra não errar na hora de assar meu frango?

  24. Ola. Estou usando seu tempero caseiro nos meus frangos de maquina e os clientes adoram!!!
    Queria saber se voce tem alguma dica para eu deixar o tempero mais liquido e colocar os frangos em uma caixa plastica marinando imerso no tempero, mas mantendo o sabor e nao aumentando muito o custo.
    Obg.

  25. Parabéns Patty,

    A receita é nota 10, quando a gente passa um bom tempo fora da cozinha esquecemos de alguns detalhes.

    Abs

  26. Patty..muito bom suas dicas…
    Gostaria de dicas para assar o frango na maquina de padaria… Tempero e detalhes.. Vc pode ajudar…
    Máquina de 30 frangos…
    Obrigado
    Sérgio Lins

  27. Boa tarde!
    Você acha que apenas da noite para o dia, o frango inteiro já vai ter pego o tempero?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.