Peru de Natal Farofa

Peru de Natal – Receita Fácil e Deliciosa

Você que nunca fez um Peru de Natal, se prepara que este será o primeiro Peru que você vai preparar. No vídeo abaixo mostro todos os detalhes para você fazer um delicioso peru e de forma muito fácil.

Em primeiro lugar, é preciso entender que no supermercado, compramos o peru congelado e temperado. Mas o tempero dele tem um sabor artificial. Portanto, em primeiro lugar, vamos lavar o peru e preparar uma marinada com um delicioso tempero caseiro.

A marinada é uma técnica culinária que consiste em colocar um alimento, geralmente uma peça de carne, numa mistura de líquidos, sal, temperos e algum componente ácido. Os ingredientes podem ficar a marinar desde alguns minutos até várias horas.

Planeje o seu tempo

Esta receita de peru é super simples, mas você precisa planejar o tempo para preparar. Como o peru é vendido congelado, você vai precisar, a depender do tamanho do peru, de 24 a 48 horas para ele descongelar dentro da geladeira. Depois disso, será necessário deixar o peru marinando por volta de 12 horas (da noite para o próximo dia), para pegar bem o tempero caseiro. E, por volta de 2 a 2:30 horas para cozinhar e assar. Veja os passou e dicas que dou no vídeo.

Peru de Natal – Receita Fácil e Deliciosa

Rendimento: 10 a 12 pessoas

Ingrediente:

Peru  – 4 kg
Cebolas – 2 un (cortadas em quatro pedaços)
Manteiga – 3 colheres (sopa)

Ingredientes da Marinada:

Vinho branco – 4 xícaras (ou substituições – veja abaixo)
Alho – 7 dentes (amassados)
Folha de louro – 2 un (ou 2 ramos de alecrim)
Pimenta do reino – 1 colher (sobremesa) (pode ser a pimenta branca)
Açafrão da terra – 1 colher (sobremesa) (pode substituir por páprica)
Sal – 1 colher (sobremesa)

Utensílios:

Filme PVC transparente
Papel alumínio
Assadeira – 1 un (que caiba o Peru dentro). Pode ser Assadeira Descartável de Alumínio

Observações:
  • Como calcular a quantidade de Peru: se baseie em 250 g para cada pessoa.
  • Caso não tenha ou não queira usar o Vinho Branco, você pode substituir, por exemplo, por cerveja clara, escura ou malzbier, caldo de carne, de legumes ou de galinha, suco de laranja ou mesmo de abacaxi. Em outras palavras, o que é necessário é 1 litro de líquido, que não seja água pura, pois precisamos de um sabor extra na marinada.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

10 Passos Para o Peru Perfeito

1 – Faça a compra certa

Em primeiro lugar, é fundamental ter uma ave de qualidade. E quanto maior ela for, maior deverá ser a assadeira e o forno para assá-la como se deve. Um peru de 5 quilos serve de 12 a 16 pessoas. Lembrando que o peru não é o único prato.

2 – Lave a ave

Em segundo lugar, será necessário colocar o peru em água corrente e lavar bem, seja no exterior, seja no interior, entre a pele e a carne. Lavamos para tirar o tempero que vem com ela. Ou seja, vamos fazer a nossa receita caseira: a marinada.

3 – Marine a ave, é fundamental!

A receita mais tradicional de marinada leva suco de laranja, vinho branco seco, dentes de alho cortados em lâminas, folhas de louro, sal e pimenta do reino moída na hora. Coloque o peru numa assadeira, cubra com o caldo e deixe coberto na geladeira por uma noite (12 horas).

4 – Recheie só na hora de assar

Seja qual for o recheio, ele não pode ser feito de véspera e deve ser colocado no peru momentos ante de ele ir para o forno. Atenção: o recheio altera o tempo de cozimento e a carne recheada demora mais para assar.

Usar cebolas é uma ótima opção e não deixa a carne seca.

5 – Aromatize o seu peru

Em seguida, feche a cavidade do peru com cebolas e com ervas de sua preferência. A cebola dará um sabor especial no peru e é preferida por muitas pessoas após o peru pronto.

6 – Amarre as coxas

Em seguida, se o peru não vem com uma pele para fechar as pernas, com um barbante, amarre as pernas do peru. A intensão não é só para fechar a cavidade recheada, mas também para que ele doure de forma uniforme.

7 – Umedeça antes de ir para o forno

Da mesma forma, use manteiga amolecida (com ou sem ervas) e coloque entre a pele e a carne do peru, espalhando bem, com delicadeza.

8 – Asse corretamente

Depois disso, lembro que para assar corretamente o peru, ele deve estar em temperatura ambiente e forno pré-aquecido a 180oC, na assadeira e envolvido em papel alumínio. Quando o “termômetro” que vem no peru subir, é sinal de que ele já está cozido.

9 – Bronzeie o peru

Retire o peru do forno. Retire o papel alumínio com cuidado, por conta do vapor quente. Regue o peru novamente com a marinada (o caldo) e besunte com mais manteiga. Aumente a temperatura do forno para 200oC, e coloque o peru para assar. Fique de olho para determinar o tom de pele desejado.

10 – Descanse antes de servir

Ao tirar o peru do forno, ele deve descansar por 10 minutos, antes de ser cortado e servido. Assim ele vai recuperar os sucos “perdidos” quando foi assado.

Sugestão:

Veja estas receitas sugeridas de Farofa Natalina:
1. Em primeiro lugar, sugiro esta receita de Farofa Natalina de Cenoura

2. Outra receita que nos surpreende é a de Farofa Tropical de Abacaxi

3. Além disso, temos esta outra receita, fácil e também saborosa: Farofa de Calabresa

4. Da mesma forma, a receita de Farofa de Maça é uma opção saborosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.