Trufa Batida para Recheio e Cobertura de Bolo

Essa receita é de uma trufa batida especial para rechear e cobrir bolo.

Direto ao ponto

receita de trufa batida

Essa receita de Trufa Batida para Recheio e Cobertura de Bolo é daquelas receitas para você guardar e marcar com a estrelinha de favorito. Ela vai deixar qualquer bolo, super especial. Fato. Principalmente, se você gosta de chocolate, faz essa receita, garanto que vai gostar.

Fofa, macia e com um sabor intenso de chocolate essa receita é assim.

Eu aprendi essa receita há alguns dias atrás num curso que fiz com o Eduardo Beltrame. Foi um curso pela internet, ao vivo e online. Amei o curso e achei o Eduardo super simples, fofo e que ensina verdadeiramente as receitas. É dos meus. É como a gente no Aqui na Cozinha, conta tudo, todos os pulo do gato e segredinhos. Nada melhor do que compartilhar né gente? Desde 2009 eu tenho esse blog e desde o início (quando não sabia nadaaa de blogosfera e pouquíssimo sobre internet) que meu intuito sempre foi compartilhar receitas com vocês. E quando eu vi que naquela época não tinha quase nenhum site/blog que dava o passo a passo em fotos, que comecei a fazer isso. Sei que desde aquela época vocês gostaram dessa ideia, porque recebo muitos comentários e emails me agradecendo por fazer isso. Hoje alguns já mostram fotos do passo a passo e vejo como isso enriqueceu o mundo da troca de receitas, principalmente para aquelas pessoas que não são tão feras na cozinha. Antes era só o texto da receita e uma foto do prato pronto, né não?

Vamos à receita então:

Trufa Batida para Recheio e Cobertura de Bolo

Rendimento: 700 g

Ingredientes

  • 500 g de chocolate (ao leite, amargo ou branco)
  • 200 g de creme de leite de caixinha (1 pequena)
  • 1 colher (de sopa) de rum
  • 1 colher (de sobremesa) de emulsificante

Modo de Preparo

  1. Coloque o creme de leite em um recipiente e aqueça. Pode ser no micro-ondas (eu fiz assim) ou no fogão. Não deixe ferver. Acrescente o chocolate picado ou ralado e dissolva no creme de leite quente. Vá mexendo com calma que ele derrete. Depois de derretido acrescente o emulsificante e o rum, incorpore muito bem. Leve à geladeira, quando estiver frio, levemente gelado, ele vai estar consistente. Coloque na batedeira e bata por alguns minutos, ele vai clarear e praticamente dobrar de volume. Daí é só usar.

Dicas

  • Essa receita também dá para servir como sobremesa.
  • Dá para comer de colherada? Dá e muitoooo. Dá para servir com frutas? Dá simmmm!
  • O emulsificante é facilmente encontrado em lojas de festas, confeitaria e até em alguns supermercados. O emulsificante é muito usado para fazer sorvete, bolos, etc… Essa quantidade dá para fazer duas camadas de recheio ou para cobrir um bolo de 25 cm. Se quiser usar essa cobertura para rechear (duas camadas) e cobrir um bolo de 25 cm de diâmetro, duplique a receita. Você pode acrescentar à essa trufa, pedacinhos de nozes, amêndoas, coco, chocolate em pedaços, castanha ou cerejas ao marasquino. Dica de ouro:
  • Faça um bolo de chocolate e corte em 3 fatias, recheie com essa trufa e com morangos frescos cortado em fatias, depois cubra com essa trufa também e enfeite com chocolate em raspas. Aí é só morrer e ir para o céu.

106 respostas

  1. Patty, essa receita é uma tentação para quem faz controle de açúcar. Tenho muitas receitas do Eduardo Beltrame que além de super simpático é um ótimo chef. Bjs e obg.

  2. Olá Patty amei essa cobertura, estava vendo seu pão de ló e deixei comentário, porém, acusou erro, mas eu disse que sua receita de pão de ló é ótima, vou experimentar e que adorei a dica do papel manteiga. Essa trufa é maravilhosa. Adorei. Beijinhos

  3. Parece ser maravilhosíssima …
    Eu não tenho conhecimento nenhum sobre bebidas, se eu for comprar aparece o nome rum ou tem um nome mais conhecido que eu possa comprar ? Sempre tive vontade de usa-lo , mas com nem sei o que é , nunca usei . Espero que vc entenda minha dúvida, se puder esclarecer, agradeço…

  4. Olá, parabéns pelo blog muito bom. Vi que temos muito em comum: amo cozinhar, sou geógrafa e somos vizinhas de nossas terras natais (Juazeiro, rs). Um abraço e sucesso!

  5. Faço bolos decorados de encomendas e adorei suas receitas ,agora já sei essa truffa então delícia………..obrigada por compartilhar essas delicias…….amei,bjs!

  6. Pareceu ótima! Mas tenho uma dúvida..fica muito diferente se não usarmos o emulsionante? E se podia não usá-lo?

  7. Ola boa noite!!!! Fuçando por aqui achei essa receita! uma pergunta pra fazer trufa também precisa bater na batedeira. Obrigado.

  8. Ola Paty, adoro seu blog, acesso todos os dias, so uma pergunta vc tem outra receita de bolo que de pra usar com esta trufa que gaste bem menos ovos. Estou querendo fazer um pro aniversario do maridao! abracos e parabens pelo blog!

  9. Ola! Quero fazer esta cobertura para cupcake e gostaria de saber quanto tempo pode ficar fora da geladeira sem que ereta .obrigada.

  10. Boa noite. Gostaria de saber se o emulsificante é de bolo ou o de sorvete? E o rum, pode ser a essência?

  11. Cícera o emulsificante que uso é esse da foto. Eu uso ele para fazer essa trufa, para fazer sorvete e para fazer pão de ló também.
    Sim pode ser a essência.
    Beijo
    Patty

  12. nossa!!!!!! amei esta receita,parece deliciosa, fim de semana ja farei ela no meu bolo de aniverssario!!!!!! obrigado pela dica!!!!!!

  13. Oi patty gostaria de saber pq a trufa branca leva menos creme de leite? E se no lugar do rum posso usar alguma essência? Adorei sua receita pratica e vc ensina muito bem. Desde de jà agradeço

  14. Boa tarde Patty Martins!
    Gostaria de saber se no caso de fazer com chocolate branco devo usar só uma caixinha de creme de leite?
    Como vou fazer duas massas na assadeira numero 3…para rechear o bolo devo usar 1kilo de chocolate branco,2 colheres de (sopa de emulsificante) 1 ou 2 caixinha de creme de leite?
    Obrigada desde já!
    Maristela.

  15. PATTY POSSO USAR ESSÊNCIA DE BAUNILHA NO LUGAR DO RUM,E O CREME DE LEITE C/ O CHOCOLATE DERRETO EM BANHO MARIA?

  16. ola!! Gostaria de saber se posso colocar a trufa em uma manga para confeitar cupcakes?
    Ele tem consistência para confeitar?
    Obrigada!!!!

  17. Olá Patty,
    Primeiramente, parabéns pelo blog. É maravilhoso, sensacional! Conheci há poucos dias e já não fico sem, estou sempre por aqui 🙂
    Tô com uma dúvida: essa trufa depois de batida logo endurece um pouco , tem jeito pra amolecer de novo? Fui deixar já pronta pra usar um pouco depois ,mas não contava que ela ia endurecer… Será que vou ter que fazer outra?

  18. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog. Mto legal sua iniciativa de ajudar o pessoal com dicas e receitas. Estou começando agr na cozinha e adorei esse espaço.

  19. Olá Paty,!
    Sou uma apaixonada por cozinha e amei a sua receita, divina!!! Dos deuses!!! Quanto mais tempo fica na geladeira, mais consistente! !!! Agora faz parte dos meus favoritos. Bjs

  20. Gostaria de saber se esse creme de leite de caixinha que vc usou na trufa é aquele que vira chantilly ? Porque moro nos EUA
    E é difícil encontrar
    Por favor

  21. ola..otima essa receita..ja fiz e adorei..Queria perguntar se posso usar ele como recheio para bolo coberto com pasta americana..obrigadoo.bjsss

  22. Ola paty vou fazer um bolo trufado e vou fazer este recheio me parece otimo. Na hora d cortar o bolo ele fica macio beijos

  23. Oi, to amando suas receitas, algumas eu já fazia no instinto, as geléias, por exemplo…. Fico feliz mesmo.

  24. ola paty
    paty aqui sou uma apaixonada por bolos vou fazer essas receitas por causas nobre vou doar pra rifas para pessoas que estao com necessidades de alimentos e remedios
    obrigado por ser tao abencoada em participar com a gente seu talento bjs

  25. Parece ser dos deuses essa receita patty. Tenho uma dúvida. Posso fazer esse recheio e cobrir com pasta americana. mas posso fazer com quanto tempo de antecedência? Já que depois de pronto, nao poderei leva – lo para geladeira.

  26. Ola Paty, ameinseu blog, mas tenho uma duvida:já testei varias receitas com emulsificante {usonemustab) sempre deixa um gosto residual na boca. Vocês já rreparam isso também? Estou fazendo assalto errado?

  27. Sobre o comentário da amiga acima…eu também usei em outro bolo emustab … realmente ficou um gosto esquisito na boca…vou colocar essa marca que vc postou pra ver se fica bom..arcolor é isso né? Amo o Eduardo beltrame ..sou fã dele… obrigada por essa receita tão explicadinha ..beijos

  28. Olá adorei a receita logo irei fazer, depois que eu bater na Batedeira pode ser conservado a geladeira por 1 dia, assim faço em um dia e recheio no outro? Desde já agradeço

  29. Ola, adorei as dicas. Testarei hehehe. Mas antes gostaria de esclarecer uma dúvida. Para que serve o rum? Posso substituir por algum outro ingrediente?

  30. Olá boa tarde gostaria de saber se tem alguma substituição para o rum, quando agente não tem. Desde já agradeço

  31. Mais se eu retirar o rum ainda terá a mesma consistência, no caso ainda ficará bom? Dá pra fazer sem ou tenho q substituir por algo ?

  32. Boa noite!! Se eu fizer essa trufa para rechear um
    bolo à noite e deixar dormir prensado na geladeira p/: comer no dia seguinte o recheio endurece demais?? Obrigada!!!!

  33. Oi patty… estou querendo usar para cobrir cupcake… ela fica com uma cor bem bonita? outra coisa vc ja fez com chocolate callebaut? gostaria de fazer com ele… outra coisa será que usando o rum posso ter problemas? porque vendo em uma confeitaria e as vezes os pais compram para os filhos.

  34. Antes de mais nada muitíssimo obrigada por compartilhar conosco está maravilhosa receita eu fiZ ela é fiz de chocolate ao leite também ficou maaaaraaaaa o ponto é muito top!!!!

    Mas eu gostaria de saber se eu posso usar ela como recheio para bombons e trufas ? E se tem que ficar na geladeira ou pode ficar fora da geladeira desde já agradeço obrigada Paty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.