Você usa Semente de Coentro nas receitas?

Você conhece a semente de coentro? Aqui no nordeste utilizamos muito na culinária regional.

Direto ao ponto

Olha a belezinha que comprei na feira:

São sementes de coentro.

Toda semana eu acho muito fácil na feira. Desde que mudei aqui para Garanhuns que uso, não sempre, mas uso.

O coentro a maioria conhece, é aquele primo da salsinha com um cheiro e um gosto bem característico e muito utilizado na culinária nordestina. Qualquer dia vou fazer um post sobre a diferença dos dois.

E a semente de coentro é esta aí, que podemos usar inteira nas preparações de peixe, frango e carnes cozidas em geral, podemos também amassar em um pilão para fazer um molho bem saboroso ou podemos bater no liquidificador na preparação daqueles temperos prontos. Eu acho o sabor dela um pouquinho mais adocicado que o da folha do coentro que é mais comumente utilizada.

Tem gente que usa a semente de coentro para aromatizar conservas, vinagres, azeites e linguiças, eu nunca usei assim.

Uma outra curiosidade sobre estas sementes é que elas são usadas em muitos países por seu poder curativo. Na Europa elas são chamadas de “planta anti-diabética”, na Índia elas são usadas por suas propriedades antiinflamatórias e atualmente nos EUA as sementes estão sendo estudadas pela sua capacidade de reduzirem o colesterol.

Já o óleo extraído das sementes pode ser utilizado em perfumes, licores e até mesmo no gim.

Uma outra coisa que descobri é que as sementes de coentro também são consideradas um excelente afrodisíaco.

Aqui eu encontro a semente fresquinha, recém retirada do pé, mas no resto do Brasil acho que é mais fácil achar a semente seca vendida em casas de temperos.

15 respostas

  1. Paty, meu esposo está montando um restaurante chinês que inaugurará provavelmente dia 08/04/2011. Te mandarei o convite. Olha o link no meu blog. O nome é Saigon e o local é a antiga pizzaria do Maria bonita. Bjs

  2. Agora fiquei conhecendo o coentro in natura. Apesar de morar no interior, nunca tinha visto a plantinha, que por sinal deixa os pratos mais saborosos. Beijão♥♥♥

  3. Nossa nunca tinha visto , aki em casa eu uso muiti o coentro fresco mas folhinhas esse não conhecia deve ser otimo!!

  4. É sim Vanusa. As folhas de coentro são boas mesmo. Se quiser experimentar pede ao feirante onde vc compra para ele conseguir umas para vc para que possa experimentar.

  5. A comercializada em mercados que vc diz é a seca? Olha só comprei uma vez a seca, então não posso dar uma opinião e a que eu comprei n sei se estava velha demais, mas n gostei muito do sabor.

  6. a que comprei tinha um gosto acentuado mais pro mentolado, achei bom sim, sempre procuro as menos secas (saquinhos transparentes). vou procurar da fresca aqui e posso dar um parecer melhor depois. =)

  7. Olá!
    Uso o coentro para fazer tempero. Com alho, sal,cebola, salsa , cemento do coentro e folha do coentro, pimentão, cebolinha e pimenta verde. Muito bom para têmpera comida.

  8. Todo brasileiro devia conhecer a semente verde de coentro. Minha mãe, aqui na Bahia, sempre usa nas receitas de cozinha. Dá um maravilhoso sabor na comida, principalmente em carnes e peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.