Açaí é nutritivo e não precisa ser calórico

 

acai

por Mariana Jones

Olá pessoal, hoje vou falar para vocês sobre uma frutinha originária do Norte do Brasil e que muitas vezes é injustiçada: o AÇAÍ. Adorada pelos praticantes de atividade física e considerada super calórica por outros, a verdade é que essa frutinha é rica em antocianinas (antioxidantes), gordura de boa qualidade, vitamina E, Vitamina B1, B2, fibras, potássio, ferro. E tudo isso favorece a saúde cardiovascular e celular, além dos benefícios estéticos, de redução da celulite e saúde da pele.


Mas, geralmente aquela tigela de açaí que compramos em algumas lanchonetes são adicionadas de xarope de glicose, que é basicamente açúcar. E é exatamente isso que deixa o lanche calórico.
Então, como imagino que vocês já estão mudando os hábitos e levando uma vida mais saudável, que tal introduzir o açaí na alimentação?
Segue então uma receitinha delicia e suuuuuper antioxidante e antiinflamatória:

Creme de Açaí Super Nutritivo

Ingredientes
1 polpa de açaí congelada (100 g)
50 ml de água ou água de coco
1 banana congelada ou 5 morangos congelados
1 colher (de sopa) de chia (já falamos de dela aqui)

Modo de Preparo
Colocar a banana cortadinha (sem casca) no congelador por 30 minutos. Depois tire a polpa de açaí do congelador e deixe ela derreter só um pouquinho para ficar mais fácil fazer o creme. Colocar a polpa e a banana no liquidificador, seguido da água e bater até formar um creme. Sirva em uma tigela e coloque a chia por cima.
E esta pronto seu lanchinho cheio de saúde!!!! Espero que gostem!!!

Abraços,

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Comments

  1. Irena says

    Parabéns pela clareza e simpatia como descreve todos e/ou qualquer assunto! Quanto a polpa de acerola a dúvida é se as sementes não danificam o liquidificador!? Preciso retirá-las antes de liquidificar? Obrigada

  2. Carolina says

    Olá!

    Comprei polpa de açaí no supermercado. Durante o transporte, infelizmente a polpa descongelou completamente. Eu a recongelei, posso ainda utilizá-la, ou é preferível que não, por poder desenvolver salmonelas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *