Arroz Negro – O pretinho delícia

Arroz+negro+fotoMauricio+CampelloFoto de Maurício Campello para Arroz Ruzene

por Mariana Jones

Pessoal, hoje vou falar sobre um alimento muito saboroso, porém pouco conhecido para maioria das pessoas: O arroz negro, vocês conhecem?!
Esse grãozinho além de delicioso, é rico em compostos fenólicos (antioxidantes), vitaminas A, C, E, B12, B1, B6, B12, fibras, cobalto, carboidratos e proteínas.
Comparando com o arroz branco polido e o arroz integral, esse pretinho tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra, menos calórico, além disso é rico em antocianinas, que são benéficos a saúde humana, pois previnem o envelhecimento celular, por seu poder antioxidante.
Devido a essa qualidade nutricional o arroz negro, promove melhoria da função celular, auxiliando na redução de processos inflamatórios e de estresse oxidativo, além de beneficiar o funcionamento da circulação, saúde do coração.
Que tal introduzi-lo na sua alimentação?
O ideal é reduzir o consumo de arroz branco e consumir o arroz negro alternando com outros tipos: arroz cateto, arroz integral, pois cada um tem seus benefícios. Por ser um produto exótico é muito apreciado na gastronomia, muito utilizado para fazer risotos também.
Quer aprender a utilizá-lo, segue uma receitinha simples e saudável:

 

Arroz Negro com Castanha de Caju

Ingredientes

1 xícara (de chá) de arroz negro

1 colher (de sobremesa) de óleo de coco

2 dentes de alho amassados

1 colher (de chá) de sal marinho

1 punhado de castanha de caju

Modo de Preparo

Coloque o óleo de coco em uma panela e refogue o alho amassado. Acrescente o arroz e refogue um pouco mais. Acrescente água até ficar um dedo acima dos grãos de arroz. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macio. Se for necessário acrescente um pouco mais de água. Depois de pronto, acrescente as castanhas e sirva bem quentinho.

arroz+negro+castanha+de+caju

Eu fiz um arroz negro simples, mas dá para fazer com ele, saladas, risotos, sobremesas, etc…

Abraços,

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Para ler todos os posts da Dra. Mariana Jones clique aqui

Comments

  1. says

    Tenho a maior curiosidade com esse arroz, além de ter todos esses benefícios. Esse seu arroz com castanha de caju, além de ter ficado delicioso, ficou com um visual lindo. Gostei muito da receita e das informações sobre ele. Beijinhos

  2. daniela says

    Informação valiosa, desconhecia totalmente estas propriedades. Parabéns por esta consultoria.

  3. Isabela says

    Oiii! Eu queria saber a diferença do arroz selvagem, q vi hoje pela 1a vez no supermercado, pro arroz negro. E aqueles arrozes misturebas da Ráris: arroz vermelho, linhaça, aveia integral, tudo misturado, é bom pra saúde? Eu adoro! Obrigada!

  4. Dra Mariana Jones says

    Olá meninas!!! O arroz selvagem também é o pretinho e tem essas excelentes propriedades nutricionais!! O mix da Raris também é ótimo! Obrigada pelos elogios aos posts!!! Fico feliz que estejam gostando! Beijos

  5. Dra Mariana Jones says

    Thaís, Frederico, esse arroz é muito saboroso além de nutritivo. Por ter muita fibra, demora um pouco para ficar pronto, mas pode ser preparado da maneira convencional sim. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *